Evaristo tem uma nova marca territorial para a Vidigueira
Onde o Tempo se Vive é a assinatura assumida pela Vidigueira numa nova marca territorial que pretende “posicionar o concelho como local de eleição para quem nele reside, visita e investe”.

Pedro Durães
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Onde o Tempo se Vive é a assinatura assumida pela Vidigueira numa nova marca territorial que pretende “posicionar o concelho como local de eleição para quem nele reside, visita e investe”. O objectivo da nova marca, com conceito criativo assinado pela agência Evaristo, passa por apresentar “um destino que oferece qualidade de vida”, servindo o propósito de “valorizar as suas raízes e convidar turistas e residentes a viver (de verdade) o tempo”.
“Tudo o que representa Vidigueira contribui para este sentir de que, aqui, é onde o tempo se vive. Entre a planície, o rio e a serra, do convívio ao cante, do vinho de talha às laranjas e ao pão, somos um território diversificado com um potencial a explorar e a alavancar. Uma imagem que funcione como elo unificador de todas estas característica é fundamental para a promoção do concelho de Vidigueira”, justifica Rui Raposo, presidente da Câmara Municipal de Vidigueira. Segundo o autarca, projectos como o Centro do Património e Turismo de Vidigueira, a Rota do Vinho de Talha e o Parque Fluvial do Guadiana “são instrumentos que já fazem parte desta estratégia”.
O branding desenvolvido para o município servirá agora de “pilar da promoção interna e externa do concelho, unindo projectos e estratégias num único conceito”, explica-se numa comunicação à imprensa sobre o lançamento da nova marca, criada para “divulgar produtos e serviços locais e criar valor no território”. A diversidade cultural, social e económica do concelho da Vidigueira serviram de inspiração para a marca territorial, com destaque para o vinho, em especial o vinho de talha. “A par desta actividade, o cante alentejano, o azeite, o pão e a doçaria, os queijos e a charcutaria, o mel e as laranjas são eixos identitários, tal como os tradicionais mosaicos hidráulicos”, acrescenta a mesma nota, apontando ainda, ao nível do património cultural edificado, o Sítio Arqueológico de São Cucufate.
A talha surge em destaque na nova marca, pautada pelas cores amarelo, azul claro, azul escuro e castanho, onde “o amarelo representa o trigo, o horizonte e o sol e as tradicionais molduras das casas, o azul claro a tranquilidade e a paz, o verde, a serra, a natureza e o olival”. “O azul escuro simboliza, em simultâneo, o Alqueva e as suas potencialidades, e um passado ligado ao navegador e explorador Vasco da Gama. Finalmente, o castanho representa o tempo para ouvir as histórias que se partilham no convívio tradicional”, descreve a agência, referindo ainda que “as cores também retratam as quatro freguesias do concelho de Vidigueira: Vidigueira, Vila de Frades, Selmes e Pedrogão do Alentejo”.