Há uma andorinha Bordallo Pinheiro a voar pela diversidade
Numa iniciativa promovida em parceria com o Turismo de Portugal, a icónica peça de cerâmica criada por Bordallo Pinheiro ganha uma nova versão que pretende sublinhar a “multiculturalidade do nosso país”.
Pedro Durães
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Numa iniciativa promovida em parceria com o Turismo de Portugal, a icónica peça de cerâmica criada por Bordallo Pinheiro ganha uma nova versão que pretende sublinhar a “multiculturalidade do nosso país”. Assumindo a designação de Andorinha da Diversidade, a nova peça, que resulta de uma parceria entre a Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro e o organismo que tutela o turismo nacional, quer ser um “símbolo contemporâneo e inclusivo”, sendo “concebida para representar o melhor de Portugal, um país aberto, disponível para a descoberta, construtor de pontes, de diálogo e de encontro de culturas e de povos das diferentes latitudes”, explica-se em nota de imprensa.
“Esta parceria com o Turismo de Portugal é um motivo de grande regozijo para a nossa marca, que pretendemos seja cada vez mais global. Ao criarmos esta Andorinha da Diversidade com o Turismo de Portugal vamos, em conjunto, dizer ao mundo que o nosso país, além de ser um dos melhores destinos turísticos a nível internacional, é um país inclusivo e que recebe todos da mesma forma, sem olhar à cor da pele, à religião, ao país e cultura de origem, ao género ou à orientação sexual”, explica Nuno Barra, administrador da Bordallo Pinheiro. “Afirmamos, com esta Andorinha, o carácter afável e humanista do nosso povo. No fundo, esse era também o espírito de Raphael Bordallo Pinheiro, uma personalidade muito à frente do seu tempo, que ajudou a quebrar muitos preconceitos e barreiras”, justifica.
“Portugal e os portugueses continuam a ter todos os atributos e competências que nos levaram ao topo, pelo que a ambição mantém-se: liderar o turismo do futuro, regenerando o nosso destino através de um forte propósito de receber todos e respeitar todas as diferenças”, aponta, por sua vez, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, sobre a peça que será comercializada numa caixa própria, identificada com um selo que “simboliza comunicação, abertura e afectividade”.