Ikea estreia identidade sonora criada por Noiserv a partir do som de produtos da marca (com vídeo)
Homemade Jingle, que passará a ser a identidade sonora da Ikea no mercado português, é uma música criada por Noiserv a partir do som produzido por pratos, garrafas, almofadas de sofá, vassouras, estendais da roupa, puxadores e peluches
Pedro Durães
O que pode ler na edição 964 do M&P
M&P 964: Entrevista com Filipa Appleton + De Portugal Para o Mundo com João Silva, no Dubai + Maria Cristina Anahory
Fora do Escritório com Rodrigo Freixo, diretor de crescimento do WPP Portugal
Canal angolano TV Zimbo chega a Portugal
Wowme assume comunicação da marca francesa Le Creuset
Há mais anunciantes a abandonar o X
Portugueses estão a ler mais, revela estudo da APEL
Campanha dos copos da McDonald’s está de regresso
Uma verdade com uma solução tão simples
Fora do Escritório com Pedro Ribeiro, diretor criativo da Tux&Gill
Homemade Jingle, que passará a ser a identidade sonora da Ikea no mercado português, é uma música criada por Noiserv a partir do som produzido por pratos, garrafas, almofadas de sofá, vassouras, estendais da roupa, puxadores e peluches. A Uzina, agência responsável pela criatividade da marca, desafiou o artista português a compor um tema recorrendo exclusivamente a móveis e objectos comercializados nas lojas Ikea. O processo, que começou com uma visita do músico a um espaço da marca para escolher os “instrumentos” que iria utilizar, pretende sublinhar a ideia de que “o design é para ser vivido e que as pessoas podem usar e reusar, tocar, brincar, mexer e repensar a funcionalidade original dos produtos”.
“O orgulho que a Ikea tem no seu conceito de design democrático levou-nos a querer mostrar que a versatilidade das nossas soluções é tanta que até um tema musical é possível criar, transformando produtos para a casa em instrumentos”, justifica Mónica Sousa, que assumiu esta semana a direcção de marketing da marca sueca no mercado português (link). “É isso que convidamos os portugueses a fazer em casa: podemos utilizar os produtos da forma que lhes for mais conveniente e funcional, mas também podemos criar e inovar no nosso dia-a-dia”, completa a responsável.
O tema que agora será adoptado como identidade sonora da marca, sublinha a empresa em nota de imprensa, “respeita o universo musical do autor e, ao mesmo tempo, lembra os sons da vida em casa e a identidade descontraída, simples e inovadora da marca de origens suecas”. A produção é da 78, com pós-produção áudio do estúdio Guel.