RDP África recebe frequência no Porto e cumpre “uma aspiração antiga das comunidades africanas do Norte do país”
A RDP África vai passar a estar disponível em 91.5 FM, alargando as emissões à região do Grande Porto através da inauguração, no próximo dia 23 de Junho, de um novo emissor no Monte da Virgem.
Pedro Durães
M&P 972: Entrevista a Pedro Baltazar (Nova Expressão) + Novo jornal PT50 + SIC
INCM abre concurso para criação da imagem do novo passaporte
Milk&Black comunica prémios Play
CES 2025: IA e a redefinição do futuro do marketing
Garnier e Mixa entregam comunicação ibérica à Pin Up Comunicación
Anteprojeto em discussão autoriza RTP a lançar e encerrar canais
EasyJet contrata FCB Lisboa para potenciar negócio
Marketers e anunciantes preparam-se para proibição do TikTok
Colaboradores do Discovery Hotel Management protagonizam campanha de recrutamento (com vídeo)
Criatividade e IA estão no centro do Boost 2025 sobre marketing de turismo
A RDP África vai passar a estar disponível em 91.5 FM, alargando as emissões à região do Grande Porto através da inauguração, no próximo dia 23 de Junho, de um novo emissor no Monte da Virgem. “A atribuição desta frequência pelo Governo português corresponde a uma aspiração antiga das comunidades africanas do Norte do país que, ao longo dos últimos anos, têm reivindicado igualdade no acesso ao serviço público de rádio, em relação às restantes regiões do país”, sublinha a estação pública em comunicado.
Criada em 1996 e com uma rede de 18 emissores no continente africano, que permite cobrir os territórios de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, a RDP África iniciou emissões em território nacional no ano seguinte, exclusivamente na região na Grande Lisboa até 2006. Nesse ano, a emissão seria alargada a Coimbra e Faro mas, justifica a estação, “a indisponibilidade de frequência não permitiu em 2006 a abertura de emissões na região Norte”.
A inauguração do novo emissor da RDP África no Grande Porto, instalado em Monte da Virgem, alargando as emissões à região Norte, vem cumprir o objectivo da estação em “completar a sua rede nacional” e permitirá, salienta-se no mesmo comunicado, “desempenhar um papel de serviço público com cobertura em todas as grandes regiões de Portugal e criar laços entre as populações do norte de Portugal e as da África lusófona”.
Numa altura em que assinala 25 anos de emissão, a inauguração do novo emissor será acompanhado por uma emissão especial em vários pontos da Invicta sob o mote “Vamos levar a magia de África ao Coração do Porto”.