Vanda Silva vai liderar o marketing na nova estrutura da Dacia
Com a criação de uma direcção-geral para a marca Dacia no mercado português, na sequência de uma reestruturação levada a cabo pela Renault Portugal, a nova estrutura passa a contar […]
Pedro Durães
Nova Expressão renova conta de media de €1,2 milhões com a Opticalia
Filipa Alves é a nova diretora criativa da Happy Brands
Receitas publicitárias da Meta crescem 26,8%
Concurso europeu apoia novas tecnologias aplicadas aos media em Portugal
Filomena Spranger Jorge assume direção de marketing do Burger King Portugal
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Com a criação de uma direcção-geral para a marca Dacia no mercado português, na sequência de uma reestruturação levada a cabo pela Renault Portugal, a nova estrutura passa a contar com uma equipa própria de marketing que será liderada por Vanda Silva. A profissional, que chegou a desempenhar funções como gerente operacional da Dacia entre 2011 e 2017, com responsabilidades sobre a implementação da marca na rede de concessionários Renault, tendo depois passado pelas vendas e pela gestão de frotas, regressa assim à Dacia numa altura em que a marca “conquista a independência em relação à Renault, com a criação, em Portugal, de uma direcção e de uma estrutura exclusivas para a marca”.
“Não apenas por razões organizacionais e estratégicas, a Dacia ganha autonomia em relação à Renault em Portugal. Uma aposta que também resulta dos resultados comerciais que a marca tem vindo a conquistar, desde que, em 2008, foi lançada no mercado”, justifica a empresa. “A Dacia é um caso extraordinário de sucesso, com um modelo de negócio único no mercado, desde a fabricação à comercialização, conceito que outras marcas nunca conseguiram replicar”, argumenta José Pedro Neves, que assumiu a nova direcção-geral da marca no mercado português, apontando que o objectivo passará agora por “ganhar ainda mais notoriedade, indo ao encontro de um cada vez maior número de clientes que valorizam a racionalidade, a compra inteligente, mas sem abdicarem dos valores que têm ajudado a construir a reputação da marca: oferecer o essencial, redefinindo-o, a um preço sem concorrência, fiabilidade, mas também modernidade, tanto ao nível do design ou mesmo das tecnologias”.
“A importância de a rede de concessionários da Dacia ser a mesma da Renault” não deixa de ser salientada pelo responsável, destacando que se trata da “maior rede de distribuição do país, sinónimo de proximidade com o cliente e com equipas também exclusivamente dedicadas à marca”. “A rede tem tido um papel chave no sucesso que a Dacia já alcançou e estou seguro de que será uma das principais alavancas para alcançarmos as novas ambições da marca”, afirma José Pedro Neves.
Vanda Silva, que assume a liderança do marketing na nova estrutura da marca, integra os quadros da Renault Portugal desde 1989, onde iniciou o seu percurso profissional com um estágio, seguindo-se a passagem por áreas como o apoio pós-venda, gestão logística e marketing. Em 2001 transita para a área comercial, como responsável de formação de produto e métodos comerciais, passando mais tarde pelo marketing de produto, função que desempenhou por três anos.
Entre 2011 e 2017, Vanda Silva desempenhou funções como gerente operacional da Dacia, com a implementação da marca na rede de concessionários Renault, assumindo depois, nos dois anos seguintes, o cargo de gestora de vendas da Renault e Dacia para a região Sul do país. Nos últimos dois anos, desempenhava funções como coordenadora e gestora de frotas, sendo igualmente responsável pelas grandes contas internacionais.