Divergente ganha 150 mil euros para financiar jornalismo
A Civitates, iniciativa promovida pela Network of European Foundations, anunciou os vencedores do programa de bolsas para financiar projectos jornalísticos. Na lista de 11 projectos de jornalismo independente encontra-se a […]
Rui Oliveira Marques
O que pode ler na edição 972 do M&P
M&P 972: Entrevista a Pedro Baltazar (Nova Expressão) + Novo jornal PT50 + SIC
INCM abre concurso para criação da imagem do novo passaporte
Milk&Black comunica prémios Play
CES 2025: IA e a redefinição do futuro do marketing
Garnier e Mixa entregam comunicação ibérica à Pin Up Comunicación
Anteprojeto em discussão autoriza RTP a lançar e encerrar canais
EasyJet contrata FCB Lisboa para potenciar negócio
Marketers e anunciantes preparam-se para proibição do TikTok
Colaboradores do Discovery Hotel Management protagonizam campanha de recrutamento (com vídeo)
A Civitates, iniciativa promovida pela Network of European Foundations, anunciou os vencedores do programa de bolsas para financiar projectos jornalísticos. Na lista de 11 projectos de jornalismo independente encontra-se a portuguesa Divergente, que se posiciona como uma publicação multimédia de jornalismo de investigação.
Ao todo, a Civitates vai distribuir ao longo de três anos 2,4 milhões de euros por 11 títulos. O Divergente irá receber 150 mil euros. Aqui o propósito não é apoiar o desenvolvimento de investigações jornalísticas especificas, mas sim fortalecer as organizações e garantir a sustentabilidade no curto prazo.
“A Civitates acolheu especialmente as candidaturas de organizações que operam em contextos onde o mercado falhou em apoiar o jornalismo independente, os media foram capturados por actores estatais ou não estatais ou onde houve um ambiente hostil para o jornalismo de interesse público”, refere a organização.
A par da Divergente, encontram-se na lista dos 11 meios seleccionados títulos como Civio (Espanha), IRPI – Investigative Reporting Project (Itália) ou Magyar Jeti/444.Hu e Direct36 (Hungria).