Smart TV já é terceira plataforma mais utilizada pelos portugueses para aceder à internet
O smartphone continua a destacar-se como a plataforma mais utilizada pelos portugueses para aceder à internet, com uma penetração de 72%. As smart TV surgem nos últimos dois anos como plataforma emergente.

Pedro Durães
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O smartphone continua a destacar-se como a plataforma mais utilizada pelos portugueses para aceder à internet, com uma penetração de 72%. As smart TV surgem nos últimos dois anos como a plataforma emergente, de acordo com dados do Bareme Internet 2020 agora divulgados, onde se assumem pela primeira vez como a terceira plataforma mais utilizada em Portugal para aceder à internet, com um quarto dos portugueses a afirmarem aceder através deste dispositivo, ultrapassando o tablet. “Esta plataforma mobile, que teve o seu melhor ano em 2016 (28%), perde agora em favor da smart TV, dado 25% dos portugueses afirmarem já ter possibilidade de aceder à internet pelo grande ecrã”, indica o estudo da Marktest.
A smart TV surge pela primeira vez nos dados do Bareme Internet em 2012, com uma penetração de apenas 2%, tendo revelado “crescimentos modestos” até há dois anos. Em 2016 ultrapassou as consolas de jogos para se tornar na quarta plataforma mais utilizada para aceder à internet mas há apenas dois anos continuava a ser referida por apenas 10% dos portugueses. Subiu para os 19% em 2019 e em 2020 supera o tablet com 25% contra os 22% que dizem utilizar o dispositivo móvel para aceder à internet.
“Entretanto, aumentou a oferta de televisores com acesso a conteúdos online, com a respectiva descida de preços, tornando este equipamento multimédia cada vez mais acessíveis. Trata-se de uma substituição tecnológica, a qual continuará a ocorrer nos próximos anos e que se estima ser um pouco equiparável à transição dos feature phones para smartphones, ainda na memória recente de todos nós”, prevê a empresa de estudos de mercado. Segundo a Marktest, “com esta perspectiva de massificação, é expectável que essa transição continue a fazer crescer o número de portugueses com possibilidade de acesso à internet a partir do grande ecrã da sala”.
No primeiro lugar, pelo terceiro ano consecutivo, permanece o smartphone como a plataforma preferida dos portugueses para o acesso à internet (72%). Aumenta assim a distância para o anterior líder, o PC, referido por 61% dos portugueses.