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Mental Samurai dos Estados Unidos gravado em Portugal

O estúdio da Warner Bros. situado na Moita vai receber as gravações da versão norte-americana de Mental Samurai, apresentado por Rob Lowe. De acordo com o site The Wrap, a segunda […]

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Mental Samurai dos Estados Unidos gravado em Portugal

O estúdio da Warner Bros. situado na Moita vai receber as gravações da versão norte-americana de Mental Samurai, apresentado por Rob Lowe. De acordo com o site The Wrap, a segunda […]

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O estúdio da Warner Bros. situado na Moita vai receber as gravações da versão norte-americana de Mental Samurai, apresentado por Rob Lowe. De acordo com o site The Wrap, a segunda temporada do formato vai ser gravada em Portugal e não nos Estados Unidos, como aconteceu com a primeira temporada do formato exibido pelo canal Fox. A opção por produzir em Portugal prende-se com a poupança de custos.

No mercado português, a primeira temporada de Mental Samurai foi apresentada por por Pedro Teixeira e gravada em Madrid. O concurso da TVI terá uma segunda temporada, agora gravado no estúdio da Moita.

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Para a gravação de Mental Samurai em Portugal, a Warner Bros. conta com um novo estúdio de 1500 metros quadrados, 11,5 metros de altura, com 20 câmaras, 250 metros quadrados de LED e um robô com sete toneladas.

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Reveja os melhores momentos dos Prémios de Design M&P’24 (com fotos e vídeo)

Conheça os protagonistas da 14ª edição dos Prémios de Design M&P, evento que decorreu ao fim da tarde de 10 de julho, no Montes Claros – Lisbon Secret Spot, em Monsanto

A Dentsu Creative Iberia é a grande vencedora dos Prémios de Design M&P’24, ao ser eleita como Agência do Ano e distinguida com o Grande Prémio, com o projeto ‘Avant-gardening sounds’ para o festival de música Jardim Sonoro. No total, o júri atribuiu 41 prémios (sete ouros, 14 pratas e 20 bronzes), o que representa 72% dos trabalhos que chegaram a shortlist (57).

A entrega de prémios decorreu ao fim da tarde de 10 de julho, no Montes Claros – Lisbon Secret Spot, no Parque Florestal de Monsanto, num evento que reuniu 179 profissionais do setor, para a entrega dos troféus que distinguem os melhores trabalhos na área de design. Conheça os protagonistas e reveja os melhores momentos dos Prémios de Design M&P’24.

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Lino Cattaruzzi é o novo diretor-geral da Google em Portugal e Espanha

Na empresa desde 2008, o argentino, que já exerceu vários cargos na multinacional na Irlanda, Estados Unidos, Argentina, México, Emirados Árabes Unidos e França, muda-se agora para Espanha para acelerar a digitalização da Google na Península Ibérica

Lino Cattaruzzi assume o cargo de diretor-geral da Google em Portugal e Espanha, a partir de setembro. O argentino, na empresa desde 2008, sucede à espanhola Fuencisla Clemares, que em março foi nomeada vice-presidente de operações de mercado na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), dando continuidade à estratégia de consolidação ibérica da Google.

Licenciado em informática e ciências computacionais pela Universidad Argentina de la Empresa (UADE), especializou-se em marketing na Universidade Austral. Depois de uma passagem pela AOL Argentina, onde chega a presidente e CEO, transita para a AOL Latin America e, depois, para a Google, onde, a partir de Dublin, assume a direção de operações de vendas para a Alemanha, a Suíça e a Áustria.

Mantendo-se na Google, Lino Cattaruzzi muda-se para a Califórnia, onde exerce o cargo de diretor de estratégia de vendas. Em 2012, é nomeado diretor nacional da empresa na Argentina, seguindo para o México em 2014, como diretor executivo. Em 2016, ruma ao Dubai para assumir o cargo de diretor executivo regional, para o Médio Oriente e o Norte de África.

Em fevereiro de 2022, regressa à Europa e instala-se em Paris. Trabalhando como parceiro de clientes globais da Google, Lino Cattaruzzi, nascido a 9 de maio de 1973 em Buenos Aires, gere a relação da empresa com alguns dos principais clientes que utilizam as soluções publicitárias da companhia, como é o caso da Unilever, da GSK, da L’Oréal, da Nestlé, da LVMH e da BMW.

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Audiências Euro 2024: Jogos das meias-finais são os mais vistos a seguir aos de Portugal

Excluindo as partidas da seleção nacional, os confrontos desportivos que opuseram os Países Baixos à Inglaterra e a Espanha à França foram os que atraíram mais telespetadores. Os cinco jogos em que a equipa portuguesa participou foram acompanhados, em média, por 3,26 milhões de adeptos

A 10 de julho realizou-se o último jogo das meias-finais do Euro 2024, entre os Países Baixos e a Inglaterra. A faltar apenas a final do próximo domingo, entre a Espanha e a Inglaterra, e analisando todos os jogos da competição realizados até ao momento, vemos que os jogos do Euro 2024 verificam uma audiência média superior quando comparados com os dois últimos europeus.

 

 

Os cinco jogos em que a seleção nacional participou registaram uma audiência média de 3 milhões e 261 mil telespetadores (+4% vs. Euro 2016 e +7% vs. Euro 2020). Os jogos em que a equipa das quinas não participou registaram uma audiência média de 1 milhão e 361 mil telespetadores (+7% vs. Euro 2016 e +24% vs. Euro 2020).

Os jogos das meias-finais Espanha x França e Países Baixos x Inglaterra impulsionaram as audiências dos jogos em que Portugal não participa. Registou-se um crescimento de 5% face aos jogos até aos
quartos de final.

Impacto das audiências em TV – Euro 2024

Apenas com a final do próximo domingo, dia 14 de julho, a faltar realizar-se, o dramático jogo entre Portugal e a Eslovénia, resolvido apenas nas grandes penalidades, mantêm-se como o jogo mais visto de toda a competição e o programa mais visto do ano. Entre os dias 14 de junho e 10 de julho, entre os canais generalistas, a TVI, apesar da diminuição face à média do mês de maio é a estação mais vista no período da competição, com um share de 15,8%.

 

 

Na segunda posição surge a SIC com um share de 15.3%, com a estação de Paço de Arcos a verificar um crescimento durante o período do europeu (+1.2 p.p. vs. a média de maio). Segue-se a RTP1 na 3ª posição com um share de 11.8% e, tal como a SIC, verifica um crescimento de +1.2  p.p. face à média de maio. A Sport TV1, apesar de ter um share residual, com a transmissão de todos os jogos do Euro 2024 é o canal do cabo que apresenta maior crescimento face à média de maio.

Jogo de Espanha frente a França foi o mais visto das meias-finais

Analisando apenas os jogos das meias-finais do Euro 2024, ambos transmitidos em canal aberto, vemos que o Espanha x França da RTP1 foi o mais visto. O jogo que apurou a Espanha para a final alcançou uma audiência média de cerca de dois milhões de telespetadores e um share de 42% (resultados acumulados RTP1 + Sport TV1).

Ambos os jogos das meias-finais despertaram interesse junto dos portugueses, com estes a quererem saber quais as equipas que iriam estar presentes na final de domingo. Os dois jogos das meias-finais entraram diretamente para a sexta e a sétima posição do top 10 dos jogos mais vistos em canal aberto, logo atrás dos jogos de Portugal na competição.

 

 

Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport – Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: junho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido noutros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas

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Stream and Tough Guy desafia Atlantic New York e criam campanha internacional anti-armas (com vídeo)

Com direção criativa de Miguel Durão (Stream and Tough Guy) e de João Coutinho e Marco Pupo (Atlantic New York), a campanha tem a colaboração de parceiros locais nas cidades onde está presente, como Londres, Madrid, Paris e Lisboa, entre outras. Em Portugal, a MOP associa-se ao projeto enquanto suporte publicitário (na foto)

As agência nacional Stream and Tough Guy desafiou a norte-americana Atlantic New York para criarem uma campanha internacional que alerta para a violência com armas de fogo. A campanha ‘Salvem-nos dos EUA’, para a associação Change the Ref, tem como objetivo chamar a atenção dos legisladores norte-americanos, apelando a pessoas de outros países que adotem crianças norte-americanas, para as resgatar da violência das armas.

O projeto, que conta com a direção criativa de Miguel Durão da Stream and Tough Guy e de João Coutinho e Marco Pupo, ambos da Atlantic New York, foi desenvolvido por ambas as agências, em conjunto com parceiros internacionais que colaboraram na promoção da campanha nos diversos pontos de contacto. “Em cada país recorremos a recursos locais que nos ajudaram a partilhar a campanha. Em Portugal, a MOP foi a principal parceira nesse aspeto”, revela João Ribeiro, CEO da Stream and Tough Guy, em declarações ao M&P.

Sobre a necessidade e objetivo da parceria entre a Stream and Tough Guy e a Atlantic New York, João Ribeiro evidencia que “sendo uma campanha que se dirige ao ‘target’ norte-americano, embora seja comunicada no exterior, fazia sentido ter um parceiro sediado nos Estados Unidos. Conhecemos e respeitamos muito o trabalho do João Coutinho e do Marco Pupo, que inclusive já trabalharam com a Change da Ref. Dada essa proximidade e conjunto de fatores, sentimos que a parceria nos dava uma maior robustez para produzirmos a campanha”.

Presente em ‘outdoor’, múpis e posters em Londres, Madrid, Paris e Lisboa, entre outros mercados, a campanha apresenta imagens de crianças que apelam à adoção de uma criança norte-americana’. “As crianças que se encontram nos anúncios e vídeos da campanha foram totalmente produzidas através de inteligência artificial”, revela ainda João Ribeiro. Um vídeo online, produzido pela Atlantic New York, que reforça a mensagem da campanha, está disponível no YouTube, redes sociais e na página web da campanha.

Nos anúncios da campanha lê-se a mensagem: “Os EUA não conseguem salvar as suas crianças da violência das armas, por isso dirigimos este apelo a pessoas de outros países. Por favor, salvem estas crianças dos EUA. Considere adotar uma criança americana”.

“Depois de seis anos a implorar, exigir e sugerir opções para minimizar a violência das armas no nosso país, esgotámos as entidades que poderiam ajudar. A nação tornou-se insensível à realidade absurda de pessoas inocentes a serem baleadas porque um grupo de políticos decidiram vender as suas almas à indústria das armas. Hoje, chamamos a atenção internacional com a principal intenção de revelar um sistema corrupto que glorifica as armas acima de tudo”, enfatizam Manuel e Patricia Oliver, cofundadores da Change the Ref, em comunicado de imprensa.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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A campanha publicitária da Loewe ‘Decades of Confusion’ é a que Maria Vaz da Silva, diretora de arte júnior da Havas, gostava de ter feito e a ‘Take Turns’ para a Zippy foi a que mais gostou de fazer

Catarina Nunes

Qual é a campanha que gostaria de ter feito e quais são as razões dessa escolha?

Há muitas, mas uma que vi recentemente é a campanha da Loewe ‘Decades of Confusion’. Para mim, esta campanha é genial. Pegaram num ponto fraco da marca – ninguém saber pronunciar o nome dela – e, com muita graça, deram-lhe a volta. Aproveitaram para mostrar a sua história e origem de forma subtil, desta vez sem erros na maneira de pronunciar a marca – simples e com impacto.

O que é que lhe chamou mais a atenção, o texto, a imagem, o protagonista ou outro aspeto da campanha? Porquê?

Olhando ao pormenor, disseram várias coisas sem ter de as dizer. O filme mostra ‘outfits’ icónicos da Loewe ao longo das décadas e mostra-nos que, como marca, acompanhou o passar dos anos e com esta campanha jovem e digital, continua a fazê-lo.

Esta campanha inspirou-a a nível criativo? Em quê e de que formas?

Acho que qualquer boa campanha nos inspira e mostra novas formas de pensar. Uma campanha que passa por entretenimento e atinge um objetivo concreto, sem as pessoas se aperceberem, é um ‘win-win’ na publicidade. Neste caso, as pessoas que viram a campanha ficaram a conhecer melhor a história da marca, as que não sabiam ficaram a saber que é uma marca espanhola e, se forem como eu, nunca mais vão pronunciar mal o nome – a base de qualquer marca. PS, para quem não viu, pronuncia-se Luévé.

Maria Vaz da Silva, diretora de arte júnior da Havas Lisboa, elege a campanha para a Zippy como a que mais gostou de fazer

Qual é a campanha que fez que mais a concretizou profissionalmente? Porquê?

No início de carreira esta é uma pergunta difícil, com um portefólio que ainda não brilha tanto como quero que brilhe, mas que já vai tendo umas luzinhas de que gosto muito. Tendo de escolher, escolho um projeto do concurso para o briefing aberto do CCP.

Trabalho na Havas, mas entrei no briefing aberto de forma independente nas horas livres, por acaso com a dupla com quem trabalho na Havas. ‘Take Turns’ foi a resposta ao desafio da Zippy que nos pedia para mostrar como a marca está ao lado das crianças e promove a sua autonomia. Nos concursos, acabamos por fazer coisas sem regras, sem medos e sem budgets. Batemos com a cabeça, mas aprendemos muito e, no fim deste projeto, senti-me realizada e contente com o resultado.

Como é que chegou a esta ideia e avançou para a execução?

A Mariana, a minha grande dupla, e eu pegámos em cada buraquinho que tínhamos para pensar, deu muita luta e mais um bocadinho… Mas depois de juntar todas as ideias, boas e más, não sei bem como, chegámos à troca de papéis. A Zippy já fez o seu papel ao criar roupa fácil de vestir. Por isso, fomos falar com os pais para que deixassem as crianças fazer as coisas sozinhas.

Usámos o ‘packaging’ da Zippy como meio e enchemo-lo de jogos para os pais, com mensagens que apelam à tomada de decisões autónoma dos miúdos na altura de vestir. Ficámos em ‘shortlist’ e a campanha não foi usada, mas talvez venha a ser, quem sabe.

O que é que faz quando não tem ideias?

Um bom método para quando não tenho ideias é parar de as tentar ter. Gosto de ir chatear pessoas, um dos meus talentos, comer também é um bom plano de ação. Mas o cliché dos clichés é mesmo sair do sítio onde se está e ir ver coisas que não têm nada a ver. Resulta.

 

Ficha técnica de ‘Decades of Confusion’

Agência: Equipa interna da marca
Cliente: Loewe
Diretor criativo: Jonathan Anderson
Atores: Dan Levy e Aubrey Plaza
Redator: Dan Levy
Realizadora: Ally Pankiw
País: Espanha
Ano: 2024

 

Ficha técnica de ‘Take Turns’

Cliente: Zippy (briefing aberto do CCP)
Diretora de arte: Maria Vaz da Silva
Redator: Mariana Santos
Ano: 2024

Sobre o autorCatarina Nunes

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OK! Seguros lança campanha multimeios criada pela Judas (com vídeos)

Divulgada em televisão, rádio, digital, publicidade exterior e redes sociais, a campanha tem direção criativa de Vasco Fernandes Thomaz, realização de Francisco Neffe e locução de Filomena Cautela. A direção de arte está a cargo de Patrícia Cordeiro e Beatriz Almeida

A Ok! Seguros, seguradora do Grupo Fidelidade, acaba de lançar uma nova campanha multimeios, criada pela Judas, que pretende retratar o sentimento de confiança e proteção dos seus clientes. Sob o mote “tudo está ok quando acaba em ok”, a nova campanha da seguradora foi produzida pela Trix e chega com o objetivo de enfatizar o otimismo e segurança que os clientes têm com os seguros Ok! Auto, Ok! Casa e Ok! Viagem.

Divulgada em televisão, rádio, digital, publicidade exterior e redes sociais, a campanha conta com a direção criativa de Vasco Fernandes Thomaz, realização de Francisco Neffe e locução de Filomena Cautela. A direção de arte está a cargo de Patrícia Cordeiro e Beatriz Almeida. João Belmar da Costa e João Sacadura são os responsáveis pela produção executiva.

Os três filmes publicitários apresentam situações distintas, ligadas ao tipo de seguro que está a ser promovido, em que os protagonistas são confrontados com acidentes pessoais em momentos inoportunos. Os filmes mostram, no entanto, que essas situações não chegam a ser um problema, pois a Ok! Seguros está presente para proteger os seus clientes.

“Sabemos que os imprevistos acontecem e que o mais importante é escolher uma seguradora que nos deixe tranquilos. Com esta campanha queremos mostrar como os clientes ok! se sentem confiantes e que os acidentes não chegam a ser um problema, seja qual for o cenário”, salienta Marta Vicente, diretora de marketing e experiências digitais da Ok! Seguros, em comunicado de imprensa.

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Conheça os vencedores dos Prémios de Design M&P 2024

A Dentsu Creative Iberia (na foto) é a grande vencedora, ao ser eleita como Agência do Ano e distinguida com o Grande Prémio, com o projeto ‘Avant-gardening sounds’ para o festival de música Jardim Sonoro

Já foram revelados os vencedores da 14ª edição dos Prémios Design M&P, no evento de entrega dos troféus, a 10 de julho, no Montes Claros – Lisbon Secret Spot, em Monsanto, que contou com a presença de 179 profissionais do setor.

A Dentsu Creative Iberia é a grande vencedora, ao ser eleita como Agência do Ano e distinguida com o Grande Prémio, com o projeto ‘Avant-gardening sounds’ para o festival de música Jardim Sonoro. No total, o júri atribuiu 41 prémios (sete ouros, 14 pratas e 20 bronzes), o que representa 72% dos trabalhos que chegaram a shortlist (57).

A escolha dos trabalhos vencedores, entre os 128 projetos inscritos, esteve a cargo de Carlos Rosa (designer e diretor do IADE), Cesária Martins (designer gráfica e fundadora do Graficalismo Design Studio), Cláudia Encarnação (designer digital da Nossa), Diana Carvalhido (diretora criativa da Ivity Brand Corp.), Emanuel Serôdio (diretor criativo de design na Dentsu Creative Portugal), Gonçalo Delaunay (diretor criativo do departamento de design da The Hotel), Mafalda Quintela (diretora criativa da Mafalda&Francisco), Margarida Borges (designer gráfica e cofundadora da Desisto), Patrícia Cordeiro (designer e diretora de arte da Judas), Paulo Reis (designer gráfico e editor de arte das revistas Visão e Prima) e Ricardo Diogo (diretor de design da McCann Lisboa).

 

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Purina investe em marca de ração virtual em jogo web3

Jogadores competem com mascotes virtuais, alimentando-os com snacks virtuais, que podem ser adquiridos na loja do jogo. A intenção é promover a marca na comunidade global de jogadores

Purina Dogasnax, a primeira marca de ração virtual para cães virtuais, é a nova aposta da Purina para conquistar mais consumidores. A marca estabeleceu uma parceria com a Dogamí, criadora do Dogamí Academy, um dos jogos de Web3 mais descarregados em dispositivos móveis. “Somos a primeira ração do mundo a integrar um jogo virtual de animais de companhia”, assegura a insígnia da Nestlé em comunicado de imprensa.

A colaboração surge na sequência da participação da Dogamí no programa Unleashed, acelerador de startups da Nestlé Purina, em 2023. No jogo, disponível para Android e iOS, os jogadores treinam e competem com as mascotes virtuais, participando em corridas de obstáculos para subir nas tabelas de classificação e alimentando os animais com snacks virtuais, que podem ser adquiridos pelos jogadores na loja do jogo.

“Esta iniciativa tem como objetivo apresentar formas diferentes e envolventes de entretenimento, que transformam a maneira como as pessoas que gostam de cães interagem com animais de companhia virtuais”, refere Fabio Degli Esposti, diretor de marketing do Grupo NPPE 1 da Nestlé Purina, explicando que a colaboração pretende conciliar os cuidados das mascotes com uma experiência de diversão.

“A nossa parceria com a Purina Dogasnax marca uma fusão inovadora entre o entretenimento e os cuidados com animais de companhia, trazendo o envolvimento virtual destes com uma comunidade global de ‘petlovers’. Com a Purina, estamos a criar um novo paradigma, trazendo a alimentação para animais de companhia para o âmbito do entretenimento”, afirma também Kristofer D. Penseyres, cofundador e CBO da Dogamí.

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Sandra Zárate assume direção de digital e marketing do Brico Depôt Iberia

A até agora diretora de digital e marketplace da cadeia de retalho do Kingfisher Group vai dirigir o departamento de Digital & Marketing da Brico Depôt Iberia, na sequência da divisão do departamento de Customer & Trading em duas áreas estratégicas, Comercial e Digital & Marketing

O Kingfisher Group nomeou Sandra Zárate, até agora diretora de digital e marketplace, como diretora do departamento de Digital & Marketing da Brico Depôt Iberia, uma nova estrutura que resulta da divisão do departamento de Customer & Trading em duas áreas estratégicas, Comercial e Digital & Marketing. Além da licenciatura em comunicação social, relações públicas e publicidade pela Universidad Católica Andrés Bello (UCAB), em Caracas, Sandra Zárate tem um mestrado em internet, comunicação, marketing e negócios na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB).

“Assumo esta nova etapa com muito entusiasmo. Nos últimos anos, tive o privilégio de liderar a área de comércio eletrónico e de fazer parte de uma equipa altamente talentosa e empenhada. Continuaremos a conduzir a nossa estratégia omnicanal, aproveitando as oportunidades e superando os desafios que forem surgindo. O nosso principal objetivo é oferecer uma experiência de compra superior e reforçar o nosso posicionamento como uma referência no setor da bricolagem e da construção”, afirma a responsável, que também reforça a equipa de gestão da Brico Depôt Iberia como membro da direção-geral da empresa.

Sandra Zárate vai liderar um departamento de marketing centrado no cliente, com o objetivo de impulsionar a empresa através do desenvolvimento de um negócio de comércio eletrónico consolidado e líder de mercado. “A sua experiência, conhecimento e liderança vão fortalecer a marca Brico Depôt no mercado ibérico. Estamos muito confiantes de que a sua visão vai trazer novas perspetivas e estratégias que vão permitir impulsionar o crescimento da empresa e melhorar a experiência do cliente em todos os nossos canais”, refere Chris Bargate, CEO da Brico Depôt Ibéria.

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Solverde.pt lança terceira vaga de campanha criada pela Legendary (com vídeo)

Lançada em televisão, digital e exterior, a campanha tem produção da Snowberry, direção de fotografia de João Castela e realização de Vladimiro Leopoldo. A nova campanha assinala os 3.000 jogos disponíveis na plataforma

A Solverde.pt acaba de lançar a nova vaga da campanha ‘Tens faro para a diversão? Então joga na Solverde.pt’, criada pela agência criativa Legendary. A campanha, produzida pela Snowberry, com direção de fotografia de João Castela e realização de Vladimiro Leopoldo, regressa para um terceiro filme publicitário, que assinala os 3.000 jogos disponíveis na plataforma de casino online.

O terceiro filme da campanha mostra um jogador online do casino Solverde.pt a farejar em algumas circunstâncias do seu dia a dia, como uma reunião no escritório e entre colegas de trabalho. Quando termina o dia, sai para o estacionamento, onde encontra um motoqueiro com um casaco de cabedal, com o desenho da dama de copas estampado nas costas. Um sinal de que deve apostar nesta carta.

Lançada em televisão, digital e suportes exteriores, a campanha está também a ser divulgada nos canais da marca de jogos online e dos seus parceiros.

A disponibilização de 3.000 jogos acontece na sequência das parcerias que a Solverde-pt estabeleceu ao longo dos primeiros seis meses de 2024, com oito novos estúdios de produção de jogos, como MGA Games, Endorphina, Spinberry, Hacksaw, ESA Gaming, Playson Blueprint, Fantasma e Gaming Realms.

“Estas parcerias estratégicas com estúdios inovadores refletem a nossa dedicação em manter-nos na vanguarda da indústria do jogo online, que pretendemos continuar a liderar em Portugal”, diz Américo Loureiro, diretor da Solverde.pt, em comunicado de imprensa.

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