Sustainable Society Initiative quer ajudar marcas a encontrar o seu propósito
A iniciativa Positive Brands apresenta-se como uma “ferramenta de análise e avaliação” que permite às empresas fazer um diagnóstico “a fim de perceberem como tornar a sustentabilidade uma alavanca de inspiração e de impacto para as suas marcas”.
Pedro Durães
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A iniciativa Positive Brands apresenta-se como uma “ferramenta de análise e avaliação” que permite às empresas fazer um diagnóstico “a fim de perceberem como tornar a sustentabilidade uma alavanca de inspiração e de impacto para as suas marcas”. É esta a proposta da agência de comunicação Sustainable Society Initiative, cujo novo projecto pretende ser um “barómetro das principais tendências e temáticas de sustentabilidade para as empresas” com o objectivo de “destacar e apoiar as marcas que se assumem como força de mudança e que visam contribuir de forma positiva para a sociedade”.
“Actualmente, as empresas e as marcas têm o poder de mudar o status quo de uma forma muito mais rápida que a regulamentação e muito mais efectiva do que a política. Têm o poder de intervir e resolver os transtornos que afetam a sociedade, seja alterando as suas práticas e mobilizando o seu marketing para fazer avançar as normas sociais e o comportamento das pessoas, seja aceitando que não são perfeitas, mas sim honestas nas suas dificuldades e sinceras nos seus esforços para as ultrapassar”, defende Charlotte Mure-Ravaud, strategy manager da agência.
Segundo explica a agência em comunicado, “o Positive Brands inclui uma metodologia de trabalho inovadora que permite definir o propósito – a missão – de uma marca em consonância com as preocupações da sociedade, que será posto em prática através de um plano de acção que traduza o quotidiano da sua actividade e das suas práticas”.