Associações pedem medidas para “evitar o colapso” da imprensa
“Este sector é (a par com o turismo, a hotelaria e a restauração) um dos mais afectados pela crise actual”, consideram as associações representativas dos media, que numa carta endereçada ao ministro da Economia pedem “medidas de apoio indispensáveis para evitar o colapso deste pilar fundamental da democracia”.
Pedro Durães
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
“Este sector é (a par com o turismo, a hotelaria e a restauração) um dos mais afectados pela crise actual”, consideram as associações representativas dos media, que numa carta endereçada ao ministro da Economia pedem “medidas de apoio indispensáveis para evitar o colapso deste pilar fundamental da democracia”.
“Solicitamos, pois, a vossa excelência, que, na sequência e não esquecendo as comunicações que já tínhamos endereçado na passada semana e no início desta, se digne conceder a este sector os apoios indispensáveis para que possam prosseguir o extraordinário serviço público que prestam ao país”, pedem as associações na missiva assinada por João Palmeiro, presidente APImprensa, Paulo Ribeiro, presidente Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, e Luis Nazaré, director executivo da Plataforma dos Meios Privados.
A situação é particularmente preocupante, sublinham, no caso da imprensa regional, que “viu desaparecer, quase por completo, a sua principal fonte de receita: a publicidade das actividades comerciais e industriais das respectivas zonas de influência”. “A maior parte dos jornais estão a mergulhar numa situação muito grave de descapitalização e de perda de receitas, havendo muitos deles que estão prestes a ter de suspender a respectiva publicação, caso não haja medidas imediatas de apoio, designadamente com a abertura de uma linha de crédito bonificada e com um período de carência”, alertam.
“Portugal tem centenas de jornais que cobrem todo o território nacional, incluindo as regiões de interior onde os outros não chegam, e onde são os únicos elos de ligação com as populações locais, os únicos que tratam dos problemas das respectivas regiões, aqueles que melhor podem esclarecer e auxiliar essas populações a vencer o período difícil que atravessamos”, argumentam os responsáveis.