Legislativas: Um milhão de portugueses em contacto com fake news
O MediaLab do ISCTE estima que mais de um milhão de portugueses tiveram contacto com fake news no mês anterior às legislativas, segundo um estudo universitário. “É a ponta do […]
Meios & Publicidade
Audiências semanais: TVI regressa à liderança
A Padaria Portuguesa recorre ao recrutamento sénior para mudar paradigma
Marcas estão a falhar no planeamento de meios
NetAudience: TVI reforça liderança em mês de queda da Global Media
Grupo L’Oréal quer captar talento jovem
Maurizio Vitale lidera marketing, distribuição e estratégia da AMC
Omnicom associa-se à Amazon para identificar intenções de compra dos consumidores
Lamine Yamal é o novo embaixador global da Oppo (com vídeo)
ROI médio das campanhas publicitárias está a subir
CCP lança Brief Aberto com Betclic e abre inscrições para o festival
O MediaLab do ISCTE estima que mais de um milhão de portugueses tiveram contacto com fake news no mês anterior às legislativas, segundo um estudo universitário.
“É a ponta do icebergue da desinformação, um problema grave”, afirmou Gustavo Cardoso, sociólogo e professor catedrático que participou no projecto do MediaLab que teve o apoio do Democracy Reporting International, ONG com sede em Berlim, e em colaboração com o Diário de Notícias. Num país “com seis milhões de portugueses com perfis no Facebook”, e “a partir de 80 exemplos” de grupos e páginas pessoais associadas à divulgação de desinformação, houve, “no mínimo, um milhão de pessoas a serem tocadas pela desinformação” no mês que antecedeu as eleições, afirmou, citado pela Lusa.
O MediaLab do ISCTE escolheu 47 páginas pessoais e 39 grupos de Facebook para fazer a sua análise, no mês anterior às legislativas. A equipa do MediaLab, explica a Lusa, identificou mais de 6.500 posts no Facebook com conteúdo de desinformação ou fake news, que tiveram, naquele mês, mais de 1,1 milhões de interacções, pessoas que ou puseram um like, comentaram ou partilharam uma determinada publicação que a equipa considera desinformação, em graus diferentes de classificação.