Messaging e voz: soluções para melhorar o marketing e a comunicação
Artigo de opinião de Bernardo Lobato da Fonseca, commercial director da Go4Mobility

Meios & Publicidade
Guilherme Coelho lidera nova área tecnológica da Havas
Faturação da ByteDance sobe para €136,1 mil milhões
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 977 do M&P
Palhaçadas sérias
Havas inspira-se na força do vento para reposicionar EDP
L’Oréal Paris escolhe Philippine Leroy-Beaulieu
Digidelta lança marca de filmes sustentáveis para impressões digitais
Marcas americanas adaptam estratégias em resposta às tarifas de Trump
Flesh512 cria campanha digital para a Água Serra da Estrela
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março
Conscientes de que apenas um canal de comunicação não é suficiente para alcançar, atrair, criar relação e fidelizar os clientes, muitas são as empresas que procuram soluções alternativas para chegar aos seus objectivos. Seguramente já recebeu um SMS com um código de autorização para validar uma operação bancária, informação sobre a mais recente promoção ou uma novidade de um determinado serviço. Não há dúvidas que o mercado de messaging e de serviços digitais é hoje um dos mais interessantes para fazer crescer o negócio de muitas empresas. Esta é uma tendência possível desde que, há pouco mais de 25 anos, o engenheiro britânico Neil Papworth enviou o primeiro SMS de um computador para um telemóvel. Hoje, graças à ascensão dos smartphones, esta ferramenta tornou-se uma maneira conveniente para monetizar aplicações e uma solução poderosa para aproveitar uma fatia da “economia de aplicações” estimada em mais de 25 mil milhões de dólares.
As novas tendências do marketing digital e o uso exponencial dos dispositivos móveis pelo consumidor, contribuíram para que o canal móvel atingisse um nível de maturidade que nenhuma empresa/marca pode ignorar. Considerando que é um dos meios mais seguros e eficazes, as mensagens têm-se revelado um instrumento fundamental para a eficácia das campanhas de comunicação, estimando-se que 97% dos SMS são lidos nos primeiros 3 minutos após a entrega. Este número comprova o potencial deste tipo de soluções que fazem parte da área de negócio denominada por messaging, e que inclui serviços de comunicação por SMS e de voz (Voice Marketing Service). Integrando estratégia, tecnologia e usabilidade, a junção da Voz com o SMS, ou a sua utilização em separado, contribuem fortemente para o sucesso das campanhas de marketing digitais e evidencia-se a optimização de custos que estas soluções proporcionam às empresas. Aplicadas a campanhas interactivas diferenciadoras e que criam valor para as empresas, ou para soluções de IVR (gravações de voz pré-definidas para interacção com o consumidor), que podem ser utilizadas em atendimentos automáticos (apoio ao cliente), questionários de satisfação, entre outros, estas soluções permitem que as empresas e as suas marcas cheguem eficazmente aos seus clientes em segundos.
As vantagens de avançar para uma estratégia nesta área permitem, nomeadamente: o aumento da competitividade e das vendas com soluções de última geração; eficácia de processos e redução de custos operacionais; chegar ao consumidor sem constrangimentos de localização e hora (versus meios tradicionais como um outdoor ou spot de TV); e, o mais importante, optimização da experiência do utilizador, passando da retórica de marketing a uma ação imediata pelo consumidor. Este é um objectivo que só se consegue através de plataformas com elevada performance, rápidas e sem bloqueios. Seja para a área de Mobile Payments ou na área do Messaging, as plataformas não podem ter downtimes, uma vez que se tal acontecesse, os clientes deixariam de transaccionar e como consequência, afectaria os resultados pretendidos. A missão das empresas deve ser a de proporcionar aos consumidores uma experiência digital o mais simples possível e sem falhas tecnológicas.
Numa altura em que a tecnologia nos permite chegar, de forma rápida e directa, a qualquer pessoa ou público, é importante eleger as ferramentas certas, aquelas que podem optimizar resultados e contribuir para mais negócio. Posto isto, agora a pergunta que coloco é: a sua empresa já está a utilizar todos os canais disponíveis para melhorar a experiência e os resultados das suas campanhas de marketing e comunicação?
Artigo de opinião de Bernardo Lobato da Fonseca, commercial director da Go4Mobility