Agência 9 apanha o comboio para os 20 anos da Fertagus
“Somos sobre o Tejo, mas acima de tudo sobre si” é o conceito da campanha de publicidade criada pela agência 9 para assinalar os 20 anos da Fertagus.
Pedro Durães
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“Somos sobre o Tejo, mas acima de tudo sobre si” é o conceito da campanha de publicidade criada pela agência 9 para assinalar os 20 anos da Fertagus. O objectivo é mostrar que aquele que é conhecido como “o comboio sobre o Tejo”, “na verdade devia ser reconhecido como ‘o comboio sobre pessoas e necessidades’, sobre eficiência, mas também sobre integração, sustentabilidade ou mobilidade”, explica Frederico Roquette, partner e creative director da agência, concluindo que “deste ‘sobre’ surgiu o conceito criativo que melhor explica estas duas décadas de existência”.
“A nossa estratégia sempre foi muito focada na informação e comunicação de forma a garantirmos um atendimento de excelência ao cliente”, sublinha Raquel Santos, responsável de marketing da Fertagus, justificando que “com as comemorações dos vinte anos, considerámos que fazia sentido marcar o momento de forma mais intensa e evidenciar a importância do serviço que fazemos para a região”. “Decidimos fazer um trabalho de comunicação mais abrangente e partilhar com toda a população da Área Metropolitana de Lisboa os nossos resultados e sucessos”, acrescenta, lembrando que “o objectivo desta campanha faz ainda mais sentido com a introdução do passe único Navegante em Abril deste ano”.
A campanha, através da qual a empresa aponta ao “objectivo de se tornar top of mind enquanto transporte de qualidade e de adquirir notoriedade na área Metropolitana de Lisboa, assenta em quatro eixos: mobilidade, integração, sustentabilidade e eficiência. “De forma a captar a atenção dos utilizadores habituais e de impactar futuros clientes, a campanha foi pensada para incidir sobre os dois targets e, por isso, vai acompanhar por geo-referência todo o target ao longo da sua linha e área de abrangência, com uma forte presença nas estações e arredores, bem como, com outdoors na A2. Além disso, durante os períodos de maior trânsito haverá um reforço da campanha na rádio, Spotify e principais redes sociais”, antecipa Frederico Roquette sobre a campanha que arranca esta segunda-feira.
A estratégia digital conta com presença em redes sociais e formatos Google Display ao longo de um mês, a par de parcerias com personalidades com ligação à Margem Sul, casos de Rui Unas, Diamantina Rodrigues, Nuno Gama, Catarina Beato e Francisco Ferreira, que partilharam vídeos sobre a sua experiência com a Fertagus. A campanha conta ainda com mupis, presença em rádio e Spotify, onde, explica a agência, “para além das segmentações típicas de horário e geo-referenciação foi segmentado também por device sendo que para in-car foi desenvolvido um spot áudio que fala exactamente sobre as vantagens do comboio em relação ao carro”.