Festival CCP e Semana Criativa de Lisboa: O que há para ver?
Dois dias dedicados à formação e reflexão sobre a indústria criativa estão entre os destaques da edição deste ano do festival do Clube de Criativos de Portugal (CCP), que integra a Semana Criativa de Lisboa, entre os dias 15 e 19 de Maio no Mercado de Santa Clara e no Pólo Cultural de São Vicente.

Pedro Durães
Guilherme Coelho lidera nova área tecnológica da Havas
Faturação da ByteDance sobe para €136,1 mil milhões
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 977 do M&P
Palhaçadas sérias
Havas inspira-se na força do vento para reposicionar EDP
L’Oréal Paris escolhe Philippine Leroy-Beaulieu
Digidelta lança marca de filmes sustentáveis para impressões digitais
Marcas americanas adaptam estratégias em resposta às tarifas de Trump
Flesh512 cria campanha digital para a Água Serra da Estrela
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março
Dois dias dedicados à formação e reflexão sobre a indústria criativa estão entre os destaques da edição deste ano do festival do Clube de Criativos de Portugal (CCP), que integra a Semana Criativa de Lisboa, entre os dias 15 e 19 de Maio no Mercado de Santa Clara e no Pólo Cultural de São Vicente. Para este ano, a nova direcção do CCP liderada por Susana Albuquerque propõe que os dois dias que antecedem a entrega de prémios, que terá lugar no sábado dia 18, sejam totalmente preenchidos com workshops e conferências.
Assim, após a conferência de inauguração na quarta-feira dia 15 assegurada por Pedro Pina, do Google (link), o dia 16 será dedicado à formação com nove workshops: Generative design, processing the future, com Saurabh Kashade (Serviceplan), Maximillian Heitsch (Moby Digg) e Korbinian Lenzer (Moby Digg); Portugal in Synch: música na publicidade, com Alick Sethi (Lusitanian); Escrita de guião, com Tiago Cruz (Wunderman Thompson); Como tornar uma ideia numa bela ideia, com Julliano Bertoldi (BBDO); Metanfetaminas criativas: insights, conceitos e ideias, com Ricardo Miranda (Wonder Why); Uso da tipografia em direção de arte, com Joana Correia (Nova Type); Print over print – Serigrafia, com Rita Daniel (Oficina FICA); Como escrever um brief criativo, com Raquel Gonçalves (Wunderman Thompson); e Design de marca, com Miguel Viana (Unlock).
No dia 17 terão lugar as conferências, com o pontapé de saída dado pela iniciativa Creative Mornings Lisbon, um pequeno-almoço de inspiração com Fred Canto e Castro. Segue-se, a partir das 10h, a conferência de Dave Trott, publicitário britânico e autor de livros de referência sobre criatividade e publicidade, e às 10h50 Pedro Bidarra vai estar no palco do Mercado de Santa Clara e promete responder a perguntas do público. O dia continua com o chef Nuno Mendes à conversa com Miguel Pires, do blogue Mesa Marcada, pelas 12h. Chacho Puebla e Miguel Simões, da Lola Mullen Lowe, retomam os trabalhos após o almoço, seguindo-se um ciclo de “quatro conversas entre directores criativos e os seus clientes mais corajosos, para dar a conhecer os seus processos de trabalho (das 14h50 às 18h00)”. São eles Nuno Jerónimo (O Escritório) e Filipa Appleton (Lidl), Ivo Purvis (Partners) e Lidia Monteiro (Turismo de Portugal), Pedro Pires (Solid Dogma), Luis Alcatrão (Underdogs Gallery e Vhils Studio) e Tiago Silva (Iminente), fechando com Eduardo Aires e a Câmara do Porto. O dia termina com Design por Designers, onde Jorge Silva convida outro designer para uma conversa a dois, e com a entrevista do jornalista Luís Osório a Joana de Vasconcelos (das 19h às 20h).
Também em destaque na programação do festival estarão as exposições sobre os medos e a coragem, tema que dá o mote para a edição deste ano. Estarão abertas ao público todos os dias da Semana Criativa de Lisboa, com entrada gratuita, e com a curadoria de profissionais da indústria criativa: Nuno Presa Cardoso (Artes), Pedro Varela (Filme), Luís Mileu (Fotografia), André da Loba (Ilustração), João Madeira da Silva (Letras), Pedro Gonçalves (Música), Eduardo Pinto (Tecnologias), além de Rúben Ferreira Duarte, que “foi às escolas procurar o espaço das ideias e dos profissionais que ainda agora começaram o seu caminho” mostra em exposição “o muito trabalho de qualidade que é feito por alunos finalistas de Norte a Sul do país nas mais variadas áreas de trabalho da comunicação”.
A par destas exposições, está de regresso para a sétima edição a Ilustra33, com curadoria de Jorge Silva, e uma terá lugar uma mostra dos premiados do One Show de 2019, apresentados pela primeira vez fora de Nova Iorque uma semana depois do festival ter acontecido, bem com o dos premiados do ADCE 2018, que aconteceu em Barcelona. A exposição Melhores do Design, com todos os premiados do festival na categoria de Design, ocupará depois o espaço Roca Lisboa Gallery, de 28 de Maio até Setembro.