Activação no ISCTE considerada racista
O ciclo de conferência Marketing Journeys, organizado pelo Núcleo de Alunos de Marketing do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, ficou marcado pela activação promovida pela empresa Smash it Room. […]
Rui Oliveira Marques
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O ciclo de conferência Marketing Journeys, organizado pelo Núcleo de Alunos de Marketing do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, ficou marcado pela activação promovida pela empresa Smash it Room. Após críticas de que podia ser considerada racista, a activação foi suspensa.
A Smash it Room tinha colocado no ISCTE um boneco de cor branca com a inscrição “hit me now” (bate-me agora), para que as pessoas pudessem aliviar o stress com um bastão, batendo no boneco. Ao longo da iniciativa, o boneco foi ficando com uma cor escura.
Nas redes sociais começaram a circular fotos do boneco já com a cor escura, criticando a activação por poder ser considerada racista. Foi também apontado que a activação podia estar a promover ofensas à integridade física, transmitindo a ideia de que o stress deve ser aliviado sob a forma de violência dirigida a outras pessoas.
As conferências Marketing Journeys decorreram esta segunda e terça-feira no ISCTE. No final do encontro, o director da licenciatura de Gestão de Marketing do ISCTE, José Pedro Dionísio, dirigiu-se aos estudantes para explicar que “a animação tinha a ver com o bater no boneco. Naturalmente que não nos revemos em situações de violência contra pessoas. Relativamente a esta situação ser interpretada desta maneira, isso não está de acordo com os valores do ISCTE”, disse, citado pelo Jornal de Notícias, acrescentando que, “ainda por cima, deu-se o facto de o boneco à medida que ia levando pancadas ia mudando de cor e por isso estava com uma face maioritariamente negra”.
A Smash It Room nasceu no ano passado em Lisboa como um espaço para aliviar o stress através da destruição de objectos. Promove ainda iniciativas de team building.