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Jornais em Espanha: Facturação com publicidade cresce mas vendas em banca caem

Os quase 80 jornais espanhóis membros da Asociación de Medios de Información (AMI) conseguiram melhorar as suas receitas de publicidade em 2018. Segundo dados divulgados pelo El Español, os jornais […]

Rui Oliveira Marques
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Jornais em Espanha: Facturação com publicidade cresce mas vendas em banca caem

Os quase 80 jornais espanhóis membros da Asociación de Medios de Información (AMI) conseguiram melhorar as suas receitas de publicidade em 2018. Segundo dados divulgados pelo El Español, os jornais […]

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Os quase 80 jornais espanhóis membros da Asociación de Medios de Información (AMI) conseguiram melhorar as suas receitas de publicidade em 2018. Segundo dados divulgados pelo El Español, os jornais facturaram 673,8 milhões de euros em publicidade durante o ano passado, o que significou uma melhoria de 1,4 por cento face a 2017.

De acordo com os dados partilhados pelos próprios jornais, a facturação com publicidade no digital cresceu 18,3 por cento, para os 230,7 milhões de euros, enquanto a publicidade em papel caiu 6 por cento por cento para 443,1 milhões. Com estes números verifica-se que o papel continua a valer 65 por cento do total das receitas dos jornais em Espanha.

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No entanto, no conjunto, os jornais nacionais, regionais, desportivos e económicos de Espanha viram as receitas totais cair. ,As receitas totais dos grupos (publicidade, circulação e outras fontes de receitas) encolheram quatro por cento para os 1.179 milhões de euros. As vendas em banca em 2018, que representaram receitas de 540,8 milhões de euros, caíram 9,5 por cento. As vendas em banca corresponderam a uma fatia de 45 por cento do total de receitas dos jornais.

O mesmo relatório refere que o El País obteve receitas publicitárias na ordem dos 72,9 milhões de euros em 2018 (0,9 por cento a mais que no ano anterior), com o digital e o papel a estarem equilibrados com 36 milhões de euros, por suporte. Já o concorrente El Mundo registou 54,7 milhões de euros em publicidade em 2018 (-13 por cento), sendo que 29,6 milhões de euros de receitas vêm do papel e 25,1 milhões do online. O desportivo Marca facturou 42,4 milhões em publicidade (+14,5 por cento, graças ao Mundial de futebol da Rússia).

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Cannes Lions

Cannes Lions 2024: Está aberta a caça aos Leões

Portugal arranca com 151 trabalhos inscritos e sete duplas nas competições Young Lions. Mas o Cannes Lions vai muito além da disputa de prémios. Diariamente, os leitores vão poder acompanhar no site do M&P o que se vai passando no maior festival internacional de criatividade

Está aberto oficialmente o Festival Cannes Lions!

Durante uma semana, diariamente, os leitores vão poder acompanhar no site do M&P o que se vai passando no maior festival internacional de criatividade e a MOP, enquanto representante do Cannes Lions em Portugal, espera que haja muitos prémios para o nosso país.

Para quem nunca foi ao festival, ou já não vai há alguns anos, é difícil ter uma ideia real do que se passa neste evento. É uma semana que reúne na Cote d’Azur as principais individualidades e empresas do mundo da criatividade, comunicação e marketing no maior evento anual desta indústria. Todos os principais ‘players’ do setor estão presentes: as agências, as marcas, os media, as empresas de ‘adtech’, influenciadores, produtoras e todos os restantes ‘stakeholders’ da indústria.

O festival divide-se em duas grandes áreas. No centro está a competição em que agências de todo o mundo concorrem com os seus trabalhos criativos mais inovadores, disputando os cobiçados Leões de Ouro, Prata e Bronze e os Grandes Prémios. Estes troféus são reconhecidos como o símbolo máximo de excelência na indústria, e representam um grande orgulho para as agências e países vencedores.
Em 2023, voltámos para casa com seis Leões. Na edição deste ano, a 71ª do festival, Portugal tem inscritos 151 trabalhos, face aos 184 a concurso em 2023, num total de inscrições de 26.753, que representa um ligeiro recuo em relação a 2023 (26.992). Vamos ver o que acontece!

Dentro ou em paralelo com a competição principal acontecem os concursos Young Lions, em que os jovens talentos que se destacaram nos concursos nos seus respetivos países vão a Cannes a uma grande final, onde têm a oportunidade de competir pelo título mundial em cada categoria, com todos os holofotes da indústria a assistir. Na edição deste ano do Young Lions, Portugal participa com sete duplas criativas que saíram vencedoras do concurso local em sete categorias, cada uma delas patrocinada por marcas que apresentaram um briefing aos concorrentes.

Eis os vencedores em Portugal, que vão agora competir em Cannes: João Santos (Arena Media) e Débora Jaime (Arena Media) na categoria de Media (cujo briefing em Portugal foi da Leroy Merlin), Beatriz Raposo (LLYC) e Rita Paulo (LLYC) em Relações Públicas (EDP), Mariana Coimbra (ERA Imobiliária) e Francisco Vaz Santos (NOVA SBE) em Marketing (Worten), Francisco Machado (Judas) e Daniel Gordon (Trix) em Filme (Turismo de Portugal), Maria Branco (Judas) e Catarina Araújo (VML) em Imprensa/Outdoor (Betclic), Tomás de Matos Almeida (BBDO) e João Chicau (VML) em Digital (NOS) e, finalmente, David Canaes (Fuel) e Francisco Roque do Vale (VML) em Design (MOP).

É sempre bom recordar que Portugal é um dos países com melhor ‘track record’ no histórico da competição Young Lions do festival. Em 2023 ganhámos uma medalha de Bronze em Imprensa. Temos um grupo de jovens de grande qualidade e, como digo todos os anos, ter sido selecionado para ir a Cannes já é uma grande vitória!

Mas o Cannes Lions vai muito além da disputa de prémios. O festival oferece uma plataforma única de ‘networking’ e desenvolvimento profissional, por via de seminários, palestras e workshops com os maiores especialistas do mercado e onde os participantes têm a oportunidade de se atualizar sobre as últimas tendências da indústria.

Este ano há algumas novidades, como a introdução dos Leões de Luxo&Estilo de Vida, que distingue os trabalhos criativos mais impactantes na indústria do luxo, e o lançamento do Lions Creators, que funciona como uma experiência de aprendizagem e ‘networking’, direcionada para o ecossistema dos criadores de conteúdos. Destaca-se ainda a 10ª edição do See It Be It, programa de aceleração de talentos para mulheres que pretende contribuir para o equilíbrio de género no setor criativo.

Costumo dizer que o festival é uma fotografia muito fiel dos principais ‘players’ do setor. Já lá vai o tempo em que as agências dos maiores grupos de comunicação (WPP, IPG, Omnicom, Publicis e, mais tarde, Havas e Dentsu) dominavam o evento. Ano após ano, Cannes foi agregando empresas e setores que se foram juntando ao festival, demonstrando a sua crescente influência na indústria. Vieram as tecnológicas Google, Meta, Amazon, Snapchat e TikTok, entre outras, depois as consultoras Accenture, Deloitte, etc, e mais recentemente os principais ‘players’ de streaming, como Netflix e HBO, por exemplo.

Tendo em conta que, hoje em dia, o tema ‘inteligência artificial’ está na ordem do dia, vai ser curioso ver como os principais ‘players’ desta indústria (Open AI/Microsoft, Google/Bard, etc) se apresentam na Croisette.

E tudo isto acontece com o Euro 2024 a decorrer, com os delegados diariamente a seguir e acompanhar os jogos à volta do festival. Um ambiente incrível que já é comum assistir em Cannes, de dois em dois anos, quando há Europeu.

Que seja um grande ano para Portugal! Em prémios no Cannes Lions e na Alemanha no Euro!

Sobre o autorVasco Perestrelo, em Cannes

Vasco Perestrelo, em Cannes

CEO da MOP e representante do festival Cannes Lions em Portugal
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Ronaldo entra no capital da Vista Alegre para acelerar internacionalização das marcas do grupo no Médio Oriente e Ásia

O negócio contempla a aquisição de 10% da Vista Alegre Atlantis e de 30% da Vista Alegre España. O futebolista e a dona da Bordallo Pinheiro e da Vista Alegre criaram uma empresa para explorar a comercialização das duas insígnias nos mercados do oriente

Cristiano Ronaldo é o novo sócio da Visabeira. Além de ter adquirido 10% da Vista Alegre Atlantis e 30% da Vista Alegre España, o futebolista e a empresa acordaram a criação conjunta de uma companhia, detida em partes iguais, que, através da CR7, vai explorar a comercialização da Vista Alegre e da Bordallo Pinheiro no Médio Oriente e na Ásia. “Esta colaboração permitirá acelerar o processo de expansão global das duas marcas no segmento de prestigio/luxo em vários mercados internacionais, tanto no retalho como na hotelaria premium”, revela a Visabeira em comunicado de imprensa.

“A Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro são marcas pelas quais sempre tive uma grande admiração e das quais sou cliente assíduo. A possibilidade de apoiar a estratégia de globalização da marca Vista Alegre, como marca de ‘lifestyle’ de luxo, é um orgulho para mim enquanto português. Faremos juntos tudo o que estiver ao nosso alcance para promover este ícone nacional de excelência e colocá-lo no patamar das melhores marcas do mundo”, justifica Cristiano Ronaldo, citado em comunicado.

A ligação da Vista Alegre, que em 2024 comemora dois séculos, ao futebol não é nova. A família Pinto Basto, na origem da insígnia, teve um papel fundamental na sua introdução da modalidade em Portugal, tendo sido os bisnetos do fundador, em 1886, a trazer para o país a primeira bola de futebol e, três anos depois, a 22 de janeiro de 1889, a organizar o primeiro jogo oficial que ocorreu nos terrenos do atual recinto de espetáculos Sagres Campo Pequeno, em Lisboa.

“É com grande entusiasmo que recebemos o Cristiano Ronaldo como nosso investidor, representando este momento a união de duas das mais relevantes e unânimes marcas portuguesas. Cristiano Ronaldo é um elemento indissociável de Portugal. Consegue levar o nome do nosso país aos lugares mais recônditos da Terra, com uma imagem de trabalho, dedicação, simpatia e muito talento. É verdadeiramente uma marca planetária”, sublinha Fernando Campos Nunes, fundador e acionista do Grupo Visabeira, detentor da Vista Alegre Atlantis.

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SIC Notícias reage ao Now com campanha multimeios que relembra legado pioneiro (com vídeos)

Idealizada e produzida internamente pela Impresa, que também assume o planeamento de meios, a campanha reforça os valores da marca e passa em revista alguns dos acontecimentos que o canal acompanhou nos últimos 23 anos. Além de televisão, está presente em digital, imprensa, outdoor e redes sociais

À semelhança da CNN Portugal, também a SIC Notícias está a afinar a estratégia para fazer frente ao Now, o novo canal noticioso que a Medialivre lança a 17 de junho. Para comunicar as novidades que tem vindo a estrear e o posicionamento que pretende assumir, a Impresa desenvolveu internamente uma campanha publicitária multimeios que evoca o legado pioneiro daquele que foi, a 8 de janeiro de 2001, o primeiro canal informativo do país, dando continuidade ao extinto CNL. O planeamento de meios também foi desenvolvido pelo grupo de media, apurou o M&P.

Presente em televisão, digital, imprensa, outdoors e redes sociais, a iniciativa reforça os valores da marca e passa em revista alguns dos acontecimentos que o canal acompanhou, como o Euro 2014 e o 11 de Setembro de 2001. “Não é preciso ter anos de provas dadas, os grandes protagonistas, os melhores e mais experientes comentadores, mas faz toda a diferença”, refere o documento. Para além da Grande Edição, um novo espaço de informação com Ana Patrícia Carvalho, Nelma Serpa Pinto conduz a partir das 22h a Edição da Noite, com uma nova imagem.

No seguimento do rebranding levado a cabo em outubro do ano passado, marcado pela estreia de um novo logotipo e por uma nova imagem gráfica, a estação tem vindo a renovar a programação e, nas últimas semanas, estreou novos formatos para se antecipar à concorrência. “A SIC Notícias foi o primeiro canal de informação a ser lançado e em Portugal e ao longo dos anos tem deixado um legado na área de informação. É com esse mote que a marca lança uma campanha multimeios”, esclarece a Impresa em comunicado.

“Também o desporto sofreu alterações com o renovado Mercado Aberto, onde Filipa Pereira e João Abreu trazem todas as novidades, as entrevistas e as reportagens do mundo do futebol. Agora, com uma nova imagem, mas com o empenho de sempre. O Euro 2024 também será uma aposta do canal. Portugal entra em campo e a informação da SIC vai estar a acompanhar tudo com uma vasta equipa na Alemanha. Os treinos, as conferências de imprensa e tudo o que se passar na Casa de Portugal, durante o campeonato, estarão na antena da SIC e da SIC Notícias”, avança a Impresa.

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O que pode ler na edição 959 do M&P

Destaca-se uma entrevista com Alberto Rui Pereira, CEO da IPG Mediabrands, que critica os milhões desperdiçados em campanhas publicitárias que não atingem os objetivos e a falta de métricas fiáveis

Na edição 959 do M&P destaca-se uma entrevista com Alberto Rui Pereira, CEO da IPG Mediabrands, que critica os milhões desperdiçados em campanhas publicitárias que não atingem os objetivos e a falta de métricas fiáveis. Aponta o dedo aos rankings de investimento publicitário da MediaMonitor e refere os desafios que se colocam às marcas e a quem as gere e planeia.

Na rubrica dedicada à criatividade, Como é que não me lembrei disto?, Nuno Leal, criativo sénior da Dentsu Creative Portugal, destaca o spot The Epic Split, da agência Forsman & Bodenfors para a Volvo, como o anúncio que gostaria de ter feito, enquanto a Ao Vivo ou Morto, para a associação Circuito, foi a campanha que mais gostou de fazer.

Na rubrica sobre marketers e gestores expatriados, De Portugal para o Mundo, João Pedro Silva, diretor regional de marketing da Nespresso para a Europa Ocidental, fala sobre a mudança de Lisboa para Lausana, na Suíça, e o desafio de interpretar as necessidades dos nove mercados que coordena.

A 17ª edição do QSP Summit dá o mote ao dossiê especial sobre o evento dedicado à gestão e ao marketing, e à entrevista com Rui Ribeiro, CEO do QSP Summit.

Na Opinião, João Paulo Luz, diretor de negócios digitais e publishing da Impresa, explica por que razões não vender é bom, Paula Cosme Pinto, comunicadora para a igualdade de género, faz o balanço da campanha Beleza Real da Dove, que assinala 20 anos desde o lançamento, e Pedro Simões Dias, fundador da Comporta Perfumes e advogado de proteção de direitos de marca, escreve sobre o preço nas marcas de luxo.

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Apple é a marca global mais valiosa, mas a Nvidia é a que mais cresce, revela estudo da Kantar

As empresas tecnológicas dominam o Kantar BrandZ Global Report 2024. Segundo o relatório, a Apple, que cresceu 15% nos últimos 12 meses, valendo atualmente cerca de €950 mil milhões, é a marca internacional mais valiosa, seguida pela Google e pela Microsoft

A Apple é, de acordo com o Kantar BrandZ Global Report 2024, a marca internacional mais valiosa. Face ao último ano, cresceu 15%, valendo atualmente 1.015.900 milhões de dólares, cerca de €950 mil milhões. O segundo lugar é ocupado pela Google que, com uma valorização de 30%, vale atualmente 753.474 milhões de dólares, perto de €705 mil milhões. Na terceira posição, surge a Microsoft. A empresa tecnológica fundada por Bill Gates e Paul Allen cresceu 42% no último ano, valendo 712.883 milhões de dólares, o equivalente a €666.520 milhões.

A quarta posição do ranking é ocupada pela Amazon, seguida da McDonald’s, que encerra o top 5. Em sexto lugar, figura a Nvidia, a marca internacional que mais cresce, registando um aumento de 178%. Em sétimo lugar, surge Visa e, em oitavo, o Facebook. A nona posição é ocupada pela Oracle, à frente da Tencent, um dos maiores fornecedores de jogos do mundo, que encerra o top 10, apesar da desvalorização de 4%.

Nas categorias setoriais do Kantar BrandZ Global Report 2024, a Corona, que cresce em mercados como o Brasil, a China e a África do Sul é a marca de bebida alcoólica mais valiosa. Na moda, a Nike permanece em primeiro lugar, mas a Zara é a que mais cresce. A valorização de 47% permitiu-lhe subir 24 lugares no top 100 global. No mercado do luxo, a Louis Vuitton continua a liderar. Vale atualmente 130 mil milhões de dólares, cerca de €121,5 mil milhões. Na categoria de retalho, a Amazon, que valorizou 6%, mantém-se à frente.

“O nosso relatório global de 2024 revela que as marcas fortes continuam a prosperar, apesar da incerteza económica global. Com uma avaliação de marca no valor de um bilião de dólares, a Apple provou ser resiliente face às condições de mercado desafiadoras, justificando os preços premium e provando que marcas significativas, diferentes e distintivas estão em melhores condições de enfrentar a perturbação económica global atual”, refere a Kantar, autora do estudo, em comunicado.

Segundo a análise, as marcas que estão a investir em inteligência artificial (IA) e em comunicação e promoção estão a obter ganhos superiores por estarem a proporcionar melhores experiências de compra aos clientes. “Crucialmente, o investimento em marketing eficaz ajuda a melhorar a predisposição do consumidor e a impulsionar o crescimento do valor da marca, contribuindo com um valor monetário significativo para apoiar o sucesso empresarial sustentado”, defende a empresa.

 

As 10 marcas globais mais valiosas em 2024

1. Apple (1.015.900 milhões de dólares)
2. Google (753.474 milhões de dólares)
3. Microsoft (712.883 milhões de dólares)
4. Amazon (576.622 milhões de dólares)
5. McDonald’s (221.902 milhões de dólares)
6. Nvidia (201.840 milhões de dólares)
7. Visa (188.929 milhões de dólares)
8. Facebook (166.751 milhões de dólares)
9. Oracle (145.498 milhões de dólares)
10. Tencent (135.215 milhões de dólares)

 

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TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em maio

O futebol continua, sem surpresa, a dominar as preferências dos telespetadores portugueses. No quinto mês do ano, segundo os dados oficiais do Social Media Explorer do grupo Marktest, os cinco programas mais vistos foram novamente disputados em estádios

Em maio, a final da Taça de Portugal entre o FC Porto e Sporting CP, transmito na RTP1 a 26 de maio, foi o programa mais visto do mês, com uma audiência média acima de 2 milhões de espetadores. Seguiu-se o respetivo pós-match, também na RTP1, que culminou com a entrega do troféu ganho pelo FC Porto. Na terceira posição, a fechar o pódio, ficou o Big Brother da TVI transmitido 16 de maio, com uma audiência média de 1.312.800 espetadores, a melhor deste ano.

 

 

Nos programas gravados e visionados no próprio dia, a liderança foi ocupada pelo magazine de Ricardo Araújo Pereira, Isto É Gozar Com Quem Trabalha, da SIC, transmitido a 26 de maio. Nas gravações de sete dias, o melhor programa foi o reality show sentimental Casados À Primeira Vista, na sua emissão de 26 de maio.

 

 

Nas redes sociais, na primeira posição da tabela mantém-se em destaque o reality show Big Brother. O programa das manhãs Dois Às 10 ocupa o segundo lugar da tabela e, em terceiro, ficou o programa Goucha. O top 3 é, assim, composto por três programas da TVI. O programa Casados À Primeira Vista e a novela Senhora do Mar, ambos da SIC, encontram-se respetivamente no quarto e quinto lugar.

A série Morangos Com Açúcar está no sexto lugar seguida do programa Fama Show, em sétimo. Para finalizar este top 10 encontram-se três os programas da SIC, Casa Feliz, Júlia Passadeira Vermelha.

 

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La Roche-Posay é a nova parceira oficial da seleção nacional feminina (com vídeo)

Sob o lema ‘Proteger a Pele das Navegadoras’, a La Roche-Posay quer destacar a sua missão de promover a saúde da pele entre as atletas de elite, bem como entre todos os adeptos do desporto. A parceria define o produto Anthelios UVMune 400 como o protetor solar oficial da seleção nacional feminina (na foto)

A La Roche-Posay é a nova parceira oficial da seleção nacional feminina, ficando responsável por proteger a pele das Navegadoras. As jogadoras da seleção nacional são agora as novas embaixadoras da marca de dermocosmética da L’Oréal, com a responsabilidade de alertar para a necessidade de proteger a pele do sol, seja no campo, na praia ou no dia-a-dia. Esta parceria pretende reforçar a ligação da La Roche-Posay à nação e ao desporto feminino.

Sob o lema ‘Proteger a Pele das Navegadoras’, a La Roche-Posay quer destacar a sua missão de promover a saúde da pele entre as atletas de elite, bem como entre todos os adeptos do desporto. A parceria define o produto Anthelios UVMune 400 como o protetor solar oficial da seleção nacional feminina, com o objetivo de proporcionar às jogadoras uma proteção avançada contra os raios ultravioleta, durante os treinos e competições.

“A colaboração com as Navegadoras é um passo em frente para a sensibilização para os perigos da exposição solar, tornando Anthelios UVMune 400 o protetor solar oficial da seleção. Queremos que a fotoproteção no desporto faça parte do equipamento e que sirva de exemplo para cada português cuidar e proteger a sua pele no seu dia a dia”, afirma João Encarnação, administrador geral da L’Oréal Dermatological Beauty, em comunicado de imprensa.

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Cristina Ferreira condenada a pagar €3,3 milhões à SIC

A SIC está a estudar com assessores jurídicos a possibilidade de pedir uma reavaliação de parte da sentença, relativa a montantes que não foram tidos em conta

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste condenou a empresa Amor Ponto, da apresentadora Cristina Ferreira, a pagar à SIC €3.315.998,67, reconhecendo as pretensões do canal de televisão e dando como provados os danos provocados pela apresentadora Cristina Ferreira aquando da saída da estação.

O Tribunal deu razão à SIC ao considerar que a cessação antecipada do contrato pela sociedade Amor Ponto Lda, detida por Cristina Ferreira, sem qualquer fundamentação ou justa causa para tal denúncia, foi ilícita e legitimou a resolução do contrato pela SIC e o consequente acionar da cláusula penal e pedido de condenação. O contrato com a SIC não poderia ser livremente revogável, ao contrário do que alegava Cristina Ferreira, porque as partes assim o teriam convencionado. Por outro lado, não houve qualquer incumprimento da SIC relativamente ao contrato de trabalho celebrado com Cristina Ferreira e em relação às suas funções de consultora na direção de Programas.

A SIC revela que o Tribunal calculou o valor indemnizável com base no incremento de despesas que a SIC teve com o novo Casa Feliz, que estreou no dia útil seguinte, na segunda-feira 20 de julho de 2020, à data de saída de Cristina Ferreira, a 17 de julho de 2020.

Os restantes montantes não foram tidos em conta, em parte pelo facto de as equipas comerciais da SIC terem atenuado os prejuízos sofridos com a saída da apresentadora. “A SIC está a estudar, com os seus assessores jurídicos, e tendo em conta a matéria de facto e de direito dada como provada a favor da estação, a possibilidade de se pedir uma reavaliação desta parte da sentença”, refere o canal de televisão do grupo Impresa em declarações enviadas ao M&P

Recorde-se que, a 17 de julho de 2020, Cristina Ferreira decidiu cessar unilateralmente a sua ligação à SIC, colocando termo ao contrato que a vinculava até 30 de novembro de 2022. Por isso, a SIC iniciou uma ação contra Cristina Ferreira e a sua empresa Amor Ponto, pedindo um montante na altura calculado face ao estimado que a SIC iria auferir com a presença da apresentadora em antena.

Apesar da contestação da ré, o tribunal proferiu a sentença, condenando a empresa de Cristina Ferreira a pagar €3.536.666,67 e reconhecer um crédito desta no valor total calculado de capital e juros de €220.668 euros.

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Fuel cria campanha do Continente de apoio à seleção no Euro 2024 (com vídeo)

O filme publicitário, que teve a produção da Krypton e a consultoria de produção da Pro(u)d, cruza o futebol com várias situações em que portugueses estão a comer

Com o mote ‘É de Quem Alimenta a Fome de Vencer’, a nova campanha multimeios da Fuel para o Continente pretende demonstrar o apoio da marca à seleção nacional de futebol durante o Euro 2024, envolvendo-se com os consumidores e fortalecendo a relação da cadeia de grande distribuição com a comunidade desportiva.

O filme publicitário, que teve a produção da Krypton e a consultoria de produção da Pro(u)d, cruza o futebol com várias situações em que portugueses estão a comer, demonstrando a mobilização nacional em torno do campeonato europeu. Com direção criativa de João Madeira da Fuel e realização de Pedro Pinto da Krypton, a campanha estará presente em televisão, rádio, publicidade exterior, digital e nas lojas Continente.

“Ao patrocinarmos as seleções nacionais de futebol, incluindo a participação da seleção masculina no Euro 2024, o Continente demonstra o seu compromisso com o desporto e fortalece a sua ligação emocional com os adeptos. É nesta ligação aos momentos especiais de convívio e de partilha impulsionados pelo futebol que a nossa marca especialista se junta à ‘Fome de Vencer’ para poder criar memórias que celebrem os momentos que unem Portugal, seja num estádio, ao ar livre ou mesmo em torno de uma mesa”, afirma Filipa Appleton, diretora de marketing do Continente.

Além da campanha multimeios, o Continente, que patrocina a seleção portuguesa de futebol desde 2010, apresenta também o ‘Período de Descontos’, uma ação exclusiva para utilizadores da aplicação Cartão Continente, que decorre até 14 de julho. Após cada compra, esta iniciativa habilita os clientes a ganharem até €1.000 em saldo no Cartão Continente, produtos da seleção nacional e cupões de desconto no Continente e em outras marcas parceiras do cartão.

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Novas funcionalidades da Apple criam dificuldades aos anunciantes

As atualizações foram reveladas no evento anual de apresentação de novidades da Apple, a WWDC 2024, que começou a 10 de junho e termina a 14 de junho, na sede da empresa em Cupertino, na Califórnia

O ecossistema de produtos da Apple tem novas funcionalidades que vão dificultar a forma como as marcas e os anunciantes chegam aos consumidores, pondo em causa a visibilidade e o alcance das campanhas publicitárias. Uma nova categorização de emails e de notificações, e a priorização de conteúdos em páginas web que são mais relevantes para o utilizador, em detrimento da publicidade, são as funcionalidades em causa.

Uma das principais preocupações para os anunciantes e para as marcas é o impacto do novo modelo de IA no sistema de correio eletrónico Mail, como a capacidade de ordenar os emails com base na preferência prevista do utilizador. Isto significa que os emails que a IA considera não preferenciais, como por exemplo um anúncio, podem ficar no fundo da caixa de entrada de correio eletrónico.

A mesma preocupação aplica-se às notificações. A nova funcionalidade ‘Reduzir interrupções’, que apresenta apenas as notificações com as quais a IA espera que o utilizador se preocupe, uma inferência que o sistema faz com base nos dados que possui sobre o utilizador.

Outra das dificuldades é a nova funcionalidade ‘Destaques’, que utiliza a aprendizagem automática com base em IA para destacar o conteúdo de uma página web mais importante para o utilizador, por oposição ao conteúdo que não lhe interessa, como a publicidade. Tal como acontece com o marketing de correio eletrónico e de notificações, também nas páginas web os anunciantes vão ter de apresentar conteúdos que sejam ainda mais relevantes para o utilizador.

Estas funcionalidades foram reveladas no evento anual da Apple de apresentação de novidades, a Worldwide Developers Conference 2024 (WWDC), que começou a 10 de junho e termina a 14 de junho, na sede da Apple em Cupertino, na Califórnia.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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