Jornais em Espanha: Facturação com publicidade cresce mas vendas em banca caem
Os quase 80 jornais espanhóis membros da Asociación de Medios de Información (AMI) conseguiram melhorar as suas receitas de publicidade em 2018. Segundo dados divulgados pelo El Español, os jornais […]
Rui Oliveira Marques
Audiências semanais: TVI regressa à liderança
A Padaria Portuguesa recorre ao recrutamento sénior para mudar paradigma
Marcas estão a falhar no planeamento de meios
NetAudience: TVI reforça liderança em mês de queda da Global Media
Grupo L’Oréal quer captar talento jovem
Maurizio Vitale lidera marketing, distribuição e estratégia da AMC
Omnicom associa-se à Amazon para identificar intenções de compra dos consumidores
Lamine Yamal é o novo embaixador global da Oppo (com vídeo)
ROI médio das campanhas publicitárias está a subir
CCP lança Brief Aberto com Betclic e abre inscrições para o festival
Os quase 80 jornais espanhóis membros da Asociación de Medios de Información (AMI) conseguiram melhorar as suas receitas de publicidade em 2018. Segundo dados divulgados pelo El Español, os jornais facturaram 673,8 milhões de euros em publicidade durante o ano passado, o que significou uma melhoria de 1,4 por cento face a 2017.
De acordo com os dados partilhados pelos próprios jornais, a facturação com publicidade no digital cresceu 18,3 por cento, para os 230,7 milhões de euros, enquanto a publicidade em papel caiu 6 por cento por cento para 443,1 milhões. Com estes números verifica-se que o papel continua a valer 65 por cento do total das receitas dos jornais em Espanha.
No entanto, no conjunto, os jornais nacionais, regionais, desportivos e económicos de Espanha viram as receitas totais cair. ,As receitas totais dos grupos (publicidade, circulação e outras fontes de receitas) encolheram quatro por cento para os 1.179 milhões de euros. As vendas em banca em 2018, que representaram receitas de 540,8 milhões de euros, caíram 9,5 por cento. As vendas em banca corresponderam a uma fatia de 45 por cento do total de receitas dos jornais.
O mesmo relatório refere que o El País obteve receitas publicitárias na ordem dos 72,9 milhões de euros em 2018 (0,9 por cento a mais que no ano anterior), com o digital e o papel a estarem equilibrados com 36 milhões de euros, por suporte. Já o concorrente El Mundo registou 54,7 milhões de euros em publicidade em 2018 (-13 por cento), sendo que 29,6 milhões de euros de receitas vêm do papel e 25,1 milhões do online. O desportivo Marca facturou 42,4 milhões em publicidade (+14,5 por cento, graças ao Mundial de futebol da Rússia).