Idanha-a-Nova ultrapassa Barcelona e é reconhecida nos City Nation Place Awards
O município de Idanha-a-Nova recebeu uma menção honrosa nos City Nation Place Awards, na categoria Marca Territorial do Ano (Place Brand of the Year). O prémio principal foi entregue à […]
Rui Oliveira Marques
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O município de Idanha-a-Nova recebeu uma menção honrosa nos City Nation Place Awards, na categoria Marca Territorial do Ano (Place Brand of the Year). O prémio principal foi entregue à cidade de Eindhoven na Holanda, enquanto a estratégia Recomeçar desenhada pelo município de Idanha-a-Nova e pela Bloom Consulting, recebeu a única menção honrosa. O prémio estava a ser disputado por outros destinos internacionais, como a Estónia e a Escócia, e pela cidade de Barcelona.
O City Nation Place é um fórum internacional que envolve profissionais, académicos, figuras políticas e entidades responsáveis pela promoção de territórios de todo o mundo. Esta ano houve mais de 100 candidaturas aos prémios.
Para Claire Derwist, CEO do City Nation Place, “a estratégia Recomeçar em Idanha demonstra uma grande visão e ambição em resolver um problema global (desertificação de zonas rurais) de importância para todo o mundo rural, com excelentes resultados apresentados”.
Lançada em 2015, a estratégia Recomeçar em Idanha implementou quatro programas e 27 projectos. A Comissão de Acolhimento, criada com o propósito de apoiar e encaminhar as empresas, pessoas e famílias que se querem mudar para Idanha, já reuniu com mais de mil pessoas interessadas em recomeçar e acompanha cerca de 350 projectos empresariais. Projectos como o Fórum Mundial de Inovação Rural e o Idanha Food Lab são exemplos de inovação no mundo rural.
Este ano, pela primeira vez, Idanha-a-Nova conseguiu chegar à estabilização do saldo migratório, esbatendo as diferenças entre o êxodo populacional e o número de pessoas que se mudam para o território.