Quanto vale o mercado da cerveja em Portugal?
As vendas totais de cerveja em Portugal representaram no último ano cerca de 1.094 milhões de euros nos canais de retalho, apresentando um crescimento de 4 por cento em valor, […]
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As vendas totais de cerveja em Portugal representaram no último ano cerca de 1.094 milhões de euros nos canais de retalho, apresentando um crescimento de 4 por cento em valor, de acordo com a Nielsen. Também no canal horeca (restaurantes cafés, bares e hotéis) é a categoria mais relevante, com 809 milhões de euros em vendas totais e um crescimento de 4 por cento. As cervejas conseguiram chegar a 77 por cento do total de lares por portugueses. A categoria foi comprada 9 vezes no último ano (uma vez a cada 40 dias) e os consumidores gastaram em média 5,1 euros por visita.
Tiago Aranha, client development manager da Nielsen, refere que “as condições climatéricas são um dos factores que mais influenciam o consumo de cerveja. A cerveja é um negócio sazonal e prova disso é o fato de mais de 40 por cento do volume de cerveja ser consumido nos meses de Junho a Setembro. As razões do aumento de consumo prendem-se certamente por factores como melhores condições climatéricas, período de férias para muitos portugueses, realização de inúmeras festas populares e aumento da presença de turistas assim como o regresso dos emigrantes”.
A Nielsen detecta ainda várias tendências no mercado nacional. O dinamismo desta categoria tem-se verificado essencialmente no seu crescimento em valor, sustentado essencialmente pelo driver preço. Os consumidores estão actualmente mais disponíveis para o consumo fora de casa, e mais especificamente em actividades de entretenimento”, refere a Nielsen. Outra tendência visível nesta categoria é o facto de os consumidores estarem mais propensos às experiências de consumo, procurando assim degustar novos produtos.