O que Mark Zuckerberg foi fazer a Barcelona?
À semelhança da edição do ano passado, Mark Zuckerberg voltou a ser a estrela do Mobile World Congress, principal encontro do sector, que está a decorrer em Barcelona.
Rui Oliveira Marques
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À semelhança da edição do ano passado, Mark Zuckerberg voltou a ser a estrela do Mobile World Congress, principal encontro do sector, que está a decorrer em Barcelona. Na sua intervenção, esta segunda-feira, deixou claro o apoio à Apple em não fornecer ao FBI os dados do iPhone de um responsável pelos atentados terroristas de San Bernardino, nos EUA. “Nós colaboramos em todos os temas relacionados com segurança e terrorismo, mas apoiamos a Apple nisto”, declarou o CEO do Facebook. “Não acredito que desencriptar telemóveis seja a solução para o terrorismo”, reforçou.
O foco da sua intervenção foi para a mudança que a realidade virtual vai trazer à comunicação. Mark Zuckerberg apontou para o crescente protagonismo do vídeo no meio digital. “Há 10 anos muito do conteúdo era texto e foto, agora é o vídeo. Agora toda a gente partilha os seus momentos vitais em vídeo. E nós temos de oferecer a tecnologia adequada. Agora a bolha está na distribuição: as pessoas querem consumir mais vídeo porque todos estão a fazer mais vídeos e os developers estão a puxar pela cabeça para possibilitá-lo de uma maneira mais simples e eficaz”. O CEO do Facebook analisou o próximo passado das redes sociais: a realidade virtual. “Há uns anos era o texto, até há pouco as fotos e agora é o vídeo. Mas a seguir serão as câmaras de 360 graus, que permitem criar vídeos com a sensação de que o espectador está lá. Já há um milhão de horas de vídeo envolvente [360 graus] no Facebook e cada vez mais haverá conteúdos desses. O futuro será partilhar ‘cenários’ e não apenas pequenos vídeos”.
O CEO do Facebook também participou no evento da Samsung em Barcelona para promover os óculos de realidade virtual Gear VR. Esta apresentação foi transmitida em 360 graus para os utilizadores dos óculos Gear VR e para os espectadores presentes em Barcelona, que receberam também esse dispositivo. Aliás, Mark Zuckerberg entrou na sala sem que a plateia se apercebesse (foto). No evento da Samsung, o CEO do Facebook assegurou que “a realidade virtual é a próxima rede social” e que não ficará limitada aos jogos e cinema, tornando-se assim numa “experiência social”. Recorde-se que o Facebook, comprou, em 2014, por 1400 milhões de euros, a empresa de realidade virtual Oculus, escolhendo a Samsung como parceira tecnológica. A Samsung anunciou, entretanto, que nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, vai oferecer óculos Gear VR a quem efectuar a pré-compra dos novos Galaxy S7 e S7 edge.