Porque demorou o Alive a assumir a designação Nos Alive?
“É um ano de transição e a preparação do festival começa com meses de antecedência. É importante que o público perceba que o Optimus Alive vai ser Nos Alive”, explica ao M&P Leonor Dias, responsável de marca e comunicação da Nos

Rui Oliveira Marques
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“É um ano de transição e a preparação do festival começa com meses de antecedência. É importante que o público perceba que o Optimus Alive vai ser Nos Alive”, explica ao M&P Leonor Dias, responsável de marca e comunicação da Nos, a propósito da estratégia de associação ao Alive, que arranca esta quinta-feira, em Algés. Só um mês depois do lançamento da marca Nos, em Maio, é que a marca e a promotora Everything is New anunciaram que o festival mudava de designação já este ano. Haverá ainda um canal Nos Alive na grelha da Nos.
Meios & Publicidade (M&P): Porque é que o Alive demorou tanto tempo a assumir a designação Nos Alive? Não se perdeu entretanto parte do impacto do patrocínio?
Leonor Dias (LD): Na sequência da fusão entre a Optimus e a Zon, e no âmbito da adopção de uma marca única para todos os serviços – Nos – também aquele que é um dos principais festivais de música do país vai acompanhar a mudança. Num processo gradual já em curso, o festival vai passar a adoptar a designação Nos Alive. Por respeito aos diversos parceiros, nomeadamente o promotor com quem temos uma relação de oito anos, outros patrocinadores e o público em geral, decidimos avançar com uma transição suave, sendo que oficialmente a partir de dia 10 de Julho o festival vai ser Nos Alive. Durante este ano de mudança, as duas marcas irão coexistir, sendo que no recinto o património gráfico Nos já será uma realidade. Estamos muito satisfeitos com a forma como se processou esta alteração, com segurança e tranquilidade. Dada a maturidade do festival e o reconhecimento que tem a nível nacional e internacional, achamos que este período de convivência entre as duas marcas irá ajudar a sedimentar o novo naming em próximas edições.
M&P: Entretanto há casos de patrocinadores que continuam a usar a designação Optimus Alive na sua comunicação. Como vê esta situação?
LD: É normal uma vez que este é um ano de transição e que a preparação do festival começa com meses de antecedência. É importante que o público perceba que o Optimus Alive vai ser Nos Alive pelo que estamos perfeitamente confortáveis com a convivência dos dois namings.
M&P: O que é que entretanto os festivaleiros vão encontrar no recinto associado à Nos? Que tipos de activação de marca estão previstos?
LD: Durante este ano de mudança, as duas marcas irão coexistir, sendo que no recinto o património gráfico usado já será Nos. O ponto de partida do conceito cénico é a wheel da Nos, sendo a partir daí definida toda a arquictetura do espaço. De destacar a clarabóia do pórtico de entrada, com recorte da wheel, transportando os festivaleiros para o futuro. Os palcos Nos e Nos Clubbing serão também importantes suportes de comunicação com diferentes aplicações da imagem da marca. Iremos ainda dinamizar diversas acções com diferentes tipos de público sempre com o objectivo de criar valor. De destacar por exemplo a actuação das bandas vencedoras do concurso Nos Live Act animando o pórtico de entrada, a disponibilização de pontos de carregamento de telemóvel, a disponibilização de um selfie tower para fazer fotos com a multidão e os palcos como fundo em passatempos. Também a marca WTF vai ter uma activação com QR codes em t-shirts que permitem o envio de mensagens.
M&P: Que resultados pode já divulgar sobre a notoriedade da marca Nos junto dos consumidores? Está em linha com o esperado?
LD: A marca Nos é sobretudo das pessoas. Somos uma marca do século XXI, alinhada com as novas tendências globais da sociedade. Uma marca construída no conceito de que a união faz a força, de que vivemos em sociedade, em grupo e que beneficiamos dessa construção colectiva do futuro. Agora podemos reunir-nos, trabalhar, descobrir e partilhar, comprar e vender, com qualquer pessoa em qualquer lugar. A tecnologia liga-nos, em grupo, e juntos temos mais, fazemos mais e vivemos mais. A nova marca foi criada para este novo mundo. Somos uma marca próxima, de todos e para todos. Acreditamos que os nossos clientes já sentem o mesmo. Paralelamente temos níveis de notoriedade muito elevados nos diversos estudos que temos efectuado o que nos revela que é este o caminho.