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Revista dos Vinhos organiza cursos de vinhos

A Revista dos Vinhos vai arrancar com cursos de provas de vinhos.

Ana Marcela
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A Revista dos Vinhos vai arrancar com cursos de provas de vinhos. Academia da Revista de Vinhos é uma iniciativa da publicação mensal da Progresa/MCE dirigida a um público profissional (com formação para vendedores de empresas de vinhos, distribuidoras, em restaurantes, etc) e a consumidores, com cursos de iniciação a provas de vinhos em Lisboa e Porto, jantares vínicos, entre outras iniciativas. Divididos em módulos, os cursos para este público não profissional tem um custo de 80 euros por módulo. Luís Lopes, João Paulo Martins, João Afonso, Luís Antunes e Fernando Melo são os formadores.

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Sara Matos é o rosto da CVRA em campanha da BVine

A atriz e apresentadora (na foto) é a nova embaixadora dos vinhos alentejanos e protagoniza a campanha ‘Tesouros do Alentejo’, a lançar na semana de 21 de outubro. “A escolha reflete a nossa ligação a figuras autênticas e inspiradoras”, refere a CVRA

Sara Matos protagoniza a campanha publicitária multimeios que a BVine, agência de marketing especializada em vinhos, gastronomia e turismo, criou para a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA). Denominada ‘Tesouros do Alentejo’, é lançada oficialmente na semana de 21 de outubro e antecede o evento homónimo, agendado para o Museu do Tesouro Real, em Lisboa, a 25 de outubro, às 20h.

“A escolha de Sara Matos reflete a ligação da marca com figuras autênticas e inspiradoras, representando a excelência, sustentabilidade e singularidade que caracterizam os vinhos desta região”, explica a CVRA em comunicado de imprensa.

A campanha, que serve de inspiração ao evento, também divulga o programa, dinamizado pela instituição, que, ao longo dos próximos meses, inclui visitas a quintas e provas de vinhos exclusivas, desenhadas para promover o legado vinícola alentejano.

“Este evento e a campanha que o acompanha são uma forma de mostrar a diversidade e o compromisso dos nossos produtores com a sustentabilidade e a autenticidade dos nossos vinhos. Ter a Sara Matos como embaixadora permite-nos aproximar o público da nossa história e dos nossos vinhos”, afirma Francisco Mateus, presidente da CVRA, citado no documento.

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Portugueses passam cerca de hora e meia por dia nas redes sociais

Estudo da Marktest revela que 97% dos utilizadores de redes sociais acede diariamente às aplicações móveis. Maioria costuma ligar-se entre as 20h e as 22h. Tempo médio dedicado aumenta face a 2023, com consumo jovem a disparar

Os portugueses passam 97 minutos por dia nas redes sociais, revela o estudo ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, realizado pela Marktest. Segundo a análise, agora divulgada, o tempo médio dedicado diariamente às redes sociais aumentou de janeiro a julho de 2024, face ao mesmo período em 2023, situando-se atualmente em cerca de hora e meia por dia.

De acordo com o estudo, elaborado a partir de 803 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos realizadas online no território continental, 97% dos portugueses com perfil nas aplicações acede diariamente. A maioria (84%) costuma ligar-se entre as 20h e as 22h, ainda que 72,8% prefiram dedicar-lhes mais tempo ao fim de semana.

“Os números disparam quando a análise aos hábitos de utilização de redes sociais incide sobre as camadas mais jovens da população. Segundo o estudo, o tempo médio despendido diariamente pelos mais jovens aproxima-se das duas horas e meia, rondando os 145 minutos”, avança a Marktest em comunicado de imprensa.

Embora a utilização aumente ao fim de semana, 90% dos 97% que têm o hábito de aceder diariamente assumem fazê-lo várias vezes ao dia. Segundo o Bareme Internet 2024, também realizado pela Marktest, 1,3 milhões de portugueses acima dos 64 anos acedem à internet, um valor que representa 56% dos portugueses acima dos 64 anos.
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Graça Freitas protagoniza campanha da DJ para a Rádio Comercial (com vídeos)

Com direção criativa de Diogo Anahory e João Pacheco, a campanha e a escolha de Graça Freitas têm como ponto de partida o expectável aumento da sobrecarga no Serviço Nacional de Saúde, com a aproximação do inverno, e os estudos que comprovam o benefício do riso para a saúde

Graça Freitas, ex-diretora da Direção-Geral da Saúde, está de volta aos ecrãs televisivos, desta vez com uma mensagem mais positiva do que os balanços do estado da covid-19, que a popularizaram durante a pandemia.

Tendo como ponto de partida uma ideia da agência criativa DJ, Graça Freitas partilha agora, soube o M&P em primeira mão, uma mensagem sobre os benefícios do riso para a saúde, numa campanha publicitária criada para a Rádio Comercial, que tem vindo a posicionar-se pelo recurso ao humor e a humoristas.

“Depois de nos ter acompanhado diariamente durante mais de um ano, com uma presença constante na televisão, a Dra. Graça Freitas era a pessoa ideal para dar voz a esta mensagem”, refere Diogo Anahory, fundador e diretor criativo da DJ.

Com direção criativa de Diogo Anahory e João Pacheco, a campanha e a escolha de Graça Freitas têm como ponto de partida o expectável aumento da sobrecarga no Serviço Nacional de Saúde, com a aproximação do inverno e do tempo frio, a par com as conclusões de vários estudos que comprovam que o riso pode fortalecer o sistema imunitário, elevar os níveis de endorfinas e diminuir a tensão e o stresse.

“A ideia de termos a Dra. Graça Freitas num filme da Comercial é daquelas que parece impossível, mas depois concretiza-se de uma forma bastante natural e simples. Foi de uma simpatia enorme desde o primeiro contacto, conhece bem a estação e percebeu o espírito desta campanha”, revela Pedro Ribeiro, diretor da Rádio Comercial.

A campanha em que a ex-diretora da Direção-Geral da Saúde dá a cara arranca com um ‘teaser’ em televisão com cinco segundos de duração, ao qual se segue o anúncio de revelação com 22 segundos, produzidos pela Rocky Studio, com realização de João Santos. O plano de meios inclui os canais SIC, SIC Notícias, TVI, CNN, Disney, Star, Hollywood, plataformas digitais como Instagram e Facebook, exterior e múpis,

“A Dra. Graça Freitas representa tudo aquilo que nos aproxima enquanto portugueses: a capacidade de nos ajudarmos, de sermos solidários, de esquecermos o que nos distingue e focar naquilo que nos aproxima. E, à entrada do inverno, a noção de que, contra a neura há o sorriso. E, para isso, está cá a Rádio Comercial”, sustenta Pedro Ribeiro.

 

Sobre o autorCatarina Nunes

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Angie Silva reforça equipa de realizadores da Krypton

Em Portugal, nos últimos 15 anos, Angie Silva (na foto) colaborou com marcas como Placard, Sumol, Riberalves, Olá, L’Oréal, Continente e Cofidis, além de produções feitas para Espanha e África do Sul. O também músico e realizador de videoclipes refere que “a publicidade veio como tendência natural”

Nascido em Évora e com um passado ligado à música e às artes performativas, Angie Silva é a nova contratação da Krypton, produtora que conta no seu portefólio com realizadores como Augusto Fraga, Fred Oliveira, Pedro Pinto e Vasco Eusébio. O também vocalista e guitarrista dos Humble, banda da Quiksilver, tem formação em produção e marketing audiovisual.

Em Portugal, nos últimos 15 anos, Angie Silva colaborou com marcas como Placard, Sumol, Riberalves, Olá, L’Oréal, Continente e Cofidis, mas também conta no currículo com produções feitas para Espanha e África do Sul.

“Enquanto músico, acabei por fazer todos os videoclipes da banda. Foi quando me apaixonei pela realização. A publicidade veio como tendência natural. Sou um grande admirador do percurso da Krypton e dos realizadores que a integram. Sinto que, aqui, poderei internacionalizar a minha carreira”, refere Angie Silva, citado em comunicado de imprensa.

Com o aumento da equipa, a produtora reforça o posicionamento. “Esta contratação é mais um passo estratégico para fortalecermos, ainda mais, a nossa posição no mercado”, afirma João Vilela, sócio e diretor-geral da produtora.

“Traz à Krypton não apenas uma vasta experiência, mas também uma paixão inigualável pelos projetos que realiza, sempre com uma enorme vontade de fazer bem feito. Essa dedicação reflete-se na excelência das suas produções, garantindo que cada projeto seja executado com um nível de cuidado e qualidade que certamente elevarão ainda mais os padrões da empresa”, acrescenta João Vilela.

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Source: Bazoom AI

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Jogar Aviator: é hora de levantar voo no mundo das apostas online

Com o aumento crescente do interesse por plataformas de apostas, os jogadores procuram experiências personalizadas e jogos diferentes. A Betway Moçambique é um exemplo de personalização e inovação, que permite aos jogadores apostar em desportos e eSports e jogar aviator – uma nova tendência que tem captado atenções dos fãs de apostas online.

Este jogo oferece uma experiência envolvente e simples, que pode dar acesso a grandes prémios. Descubra as melhores dicas para jogar Aviator e como fazer apostas de forma responsável e eficaz.

O que é e como funciona o Aviator?

O Aviator é um jogo de apostas online que se baseia num conceito simples, mas cativante. Ao contrário dos jogos tradicionais que funcionam com cartas ou roletas, o Aviator consiste num avião que descola e vai subindo, acumulando um multiplicador de apostas à medida que voa cada vez mais alto. O objetivo do jogo é retirar a aposta antes que o avião desapareça de vista, para garantir um lucro baseado no multiplicador atingido até ao momento. É a simplicidade e a emoção do jogo que o tornam tão popular entre os entusiastas de apostas online.

Para jogar Aviator, os utilizadores devem registar-se na plataforma Betway Moçambique ou entrar na conta já existente. Após o registo, devem selecionar a seção dedicada ao Aviator e fazer uma aposta antes da descolagem. O jogador acompanha a viagem, de modo a alcançar multiplicadores cada vez maiores, enquanto o avião voa. No entanto, ninguém consegue prever quando é que o avião vai aterrar no destino. Por isso, se o jogador não fizer cashout no momento certo, perde tudo. A mecânica é simples, mas tensa e proporciona uma sensação de adrenalina única, semelhante à dos jogos de ação rápida e apostas de alto risco.

Como maximizar ganhos a jogar Aviator?

Apesar de o Aviator ser considerado, em grande parte, um jogo de sorte, há estratégias que podem ser adotadas para melhorar as hipóteses de sucesso. Desde gerir cuidadosamente as apostas, a estabelecer limites para ganhos e perdas, é essencial manter o controlo financeiro e evitar decisões impulsivas. Para isso, é importante saber como jogar em segurança e tomar decisões conscientes.

Realizar uma análise de padrões também pode ser uma estratégia eficaz. Alguns jogadores optam por tentar identificar padrões no comportamento do avião. No entanto, é preciso ter em conta que cada descolagem é independente e os resultados passados não influenciam diretamente os futuros. Há quem opte pelas apostas automáticas, que permitem configurar o jogo para retirar automaticamente a aposta quando um determinado multiplicador é atingido. Esta estratégia permite garantir lucros consistentes, sem a pressão de tomar decisões em tempo real.

Onde jogar Aviator: Plataforma e acessibilidade

Para os jogadores que ficaram com vontade de experimentar jogar Aviator e estão prontos para levantar voo, a Betway Moçambique traz várias vantagens. A plataforma é conhecida pela sua segurança e por proporcionar um ambiente de jogo justo e protegido. Além disso, a Betway oferece uma interface intuitiva e fácil de usar, ideal tanto para jogadores iniciantes como para os mais experientes.

Ter um apoio ao cliente eficiente é outro dos aspetos positivos desta plataforma, para ajudar os jogadores a resolver qualquer problema. Por isso, com a segurança e a confiança necessária, a Betway Moçambique oferece a possibilidade de jogar Aviator de forma simples, em qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

Começar a jogar Aviator e a explorar este fenómeno

Tornou-se claro no universo das apostas online, que o motivo de fama do Aviator reside na sua simplicidade e emoção. Por ser fácil de entender e não exigir conhecimentos complexos ou estratégias elaboradas, este jogo é acessível a todos. A emoção de retirar a aposta no momento certo mantém os jogadores atentos e oferece uma experiência de jogo intensa. Jogar Aviator oferece uma nova dimensão no mundo das apostas online, que leva os jogadores numa viagem de pura adrenalina, o que contribui para a popularidade crescente do jogo.

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Vasco Teixeira, administrador do Grupo Porto Editora, cumprimenta Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, após a assinatura do acordo. Fotografia de José Fernandes/Expresso

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Impresa e Porto Editora promovem literacia mediática em cinco mil escolas

Desafiar alunos e professores a explorarem questões como as notícias falsas, a veracidade da informação e o impacto da desinformação é a intenção dos dois grupos empresariais, liderados por Vasco Teixeira, da Porto Editora, e Francisco Pedro Balsemão, da Impresa (na foto). O acordo é válido por três anos

A Impresa, em representação do Expresso e da SIC, assinou um protocolo de colaboração com o Grupo Porto Editora para lançar, através da Escola Virtual, a iniciativa ‘Informar para Aprender’. O acordo, que se prolonga por três anos, arranca a 25 de outubro, com o lançamento do concurso ‘Informar ou Desinformar?’, em cinco mil escolas nacionais, envolvendo um milhão de estudantes.

O projeto, que reflete o compromisso de ambas as instituições com a responsabilidade social e a qualidade educativa, pretende desafiar alunos e professores a explorarem questões como as notícias falsas, a veracidade da informação e o impacto da desinformação.

“Promover a literacia mediática nas escolas, desde o ensino básico até ao secundário, é absolutamente fundamental no tempo em que vivemos. Saber interpretar conteúdos noticiosos e distinguir o que é informação verdadeira do que são as ‘fake news’ é hoje quase tão relevante como saber ler e escrever”, afirma Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa, citado em comunicado de imprensa.

Dirigido a alunos dos três ciclos do ensino básico e estudantes do ensino secundário e do ensino profissional, o concurso prolonga-se até 31 de janeiro de 2025. As inscrições podem ser feitas nos sites da Escola Virtual, do Expresso e da SIC.

“Numa era de crescente desinformação, capacitar os alunos para questionar e verificar a veracidade das informações é uma prioridade para o nosso grupo. Neste contexto dinâmico, contamos com o apoio dos professores, que desempenham um papel essencial ao guiarem os alunos na construção de uma visão crítica e responsável sobre a informação que consomem”, apela Vasco Teixeira, administrador do Grupo Porto Editora, citado no documento.

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Automatização obriga marcas a priorizar transparência e a proteger dados

O estudo ‘CX Roles of the Future 2035’, que antecipa mudanças na interação das empresas de experiências de cliente com os consumidores na próxima década, correlaciona os avanços tecnológicos com a evolução do perfil dos intervenientes nas transações, valorizando fatores como inteligência emocional, criatividade, colaboração e comunicação

O mundo está a mudar a uma velocidade vertiginosa e, de acordo com o estudo ‘CX Roles of the Future 2035’, realizado pela Foundever em colaboração com o Instituto Superior de Gestão (ISG), não vai ser preciso muito para começar a sentir os efeitos de algumas das mudanças, ainda que os maiores impactos afetarão sobretudo a vida dos membros da geração Z e da geração Alfa.

Segundo o documento, que antecipa mudanças fundamentais na forma como as empresas de experiências de cliente vão interagir com os consumidores na próxima década, o processo de automatização em curso vai obrigar as marcas a priorizar a transparência e a proteger os dados dos potenciais compradores.

As que o fizerem ganharão a confiança dos clientes e as que conseguirem equilibrar a inovação tecnológica com um forte foco humano estarão melhor posicionadas para liderar o mercado, garante a consultora especializada em experiência de cliente (CX).

A convivência entre os humanos e tecnologia nos ‘contact centers’ do futuro promete não só aumentar a eficiência mas também redefinir o papel dos profissionais que os operam, com a inteligência artificial (IA) a ganhar um protagonismo crescente nas interações.

“Será uma ferramenta essencial para melhorar a eficiência e a personalização no atendimento ao cliente. Os ‘chatbots’ e os assistentes serão responsáveis por resolver a maioria dos problemas comuns. No entanto, a confiança dos clientes nas empresas dependerá da transparência no uso dos dados e da IA”, defende o estudo.

A análise também correlaciona os avanços tecnológicos em curso com a evolução do perfil dos agentes intervenientes nas transações, valorizando fatores como a inteligência emocional, a criatividade, a colaboração e a comunicação.

“Com a automação a assumir as tarefas rotineiras, os agentes terão um papel mais especializado, focando-se em resolver questões complexas que exigem empatia e compreensão emocional. Equipas descentralizadas e altamente especializadas serão a norma, com empresas a procurar talentos a nível global, promovendo uma maior diversidade e flexibilidade”, defende o estudo.

“As empresas, não só em Portugal como em todo o mundo, devem preparar-se para um cenário onde os consumidores vão exigir interações cada vez mais personalizadas e eficientes, algo que só será possível com equipas altamente especializadas e a adoção massiva de tecnologias de IA”, afirma Benedita Miranda, diretora-geral da região multilíngue da Foundever.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Heinz soma mais uma polémica e remove anúncio por promover estereótipos racistas

A campanha em questão, denominada ‘Smiles’ (na foto), foi lançada na Europa na semana passada e é o primeiro trabalho do recém-inaugurado escritório da Gut, em Nova Iorque. Os anúncios estão a ser criticados por fazer lembrar os espetáculos de ‘blackface’ e de ‘menestréis’ do século XIX e do início do século XX

A Heinz soma mais uma polémica e mais um pedido de desculpas tendo removido uma campanha publicitária criada pela Gut, que alegadamente promove estereótipos racistas, noticia a Ad Age. Esta é a segunda vez numa questão de dias que a Heinz pede desculpa por uma campanha considerada racialmente insensível.

A campanha em questão, denominada ‘Smiles’, foi lançada a nível europeu na semana passada e é o primeiro trabalho do recém-inaugurado escritório da Gut, em Nova Iorque. Os anúncios mostram pessoas a sorrir com ketchup espalhado à volta da boca. “It ha ha has to be Heinz”, lê-se no título dos anúncios, em alusão ao novo filme da Warner Bros. ‘Joker: Folie à Deux’.

Algumas pessoas criticaram imediatamente a campanha, particularmente o anúncio que apresenta um homem negro, alegando que as imagens fazem lembrar fortemente os espetáculos de ‘blackface’ e de ‘menestréis’ do século XIX e do início do século XX, em que os homens negros, representados por atores brancos, apresentavam feições exageradas e semelhantes às de um palhaço, incluindo grandes lábios vermelhos.

“Como é que ainda nos faltam as equipas diversificadas e a competência cultural para que a semiótica das nossas imagens seja devidamente analisada antes de sair para o mundo?”, escreveu Andre Gray, diretor criativo da agência Annex88, no LinkedIn. “Os negros têm sido estereotipados e desumanizados muito antes do Joker, e muito, muito mais frequentemente do que o Joker”, acrescentou.

Numa declaração à Ad Age, a Kraft Heinz pediu desculpa pela campanha e afirmou que irá remover a campanha. “Sendo uma empresa obcecada pelo consumidor, estamos a ouvir e a aprender ativamente e pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa causada pela nossa recente campanha ‘Smiles'”, afirma um porta-voz da Kraft Heinz, citado no Ad Age.

“Embora a campanha se destinasse a ressoar com um determinado evento da cultura popular atual, reconhecemos que isso não desculpa a mágoa que possa ter causado. Faremos melhor. Estamos a trabalhar para remover o anúncio imediatamente”, acrescenta o responsável. Os anúncios da campanha estavam a ser veiculados na Europa, em mercados como o Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Países Baixos e Itália.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Black Friday 2024: Descubra como obter 100% de cashback na promoção antecipada da E-goi

Oferta antecipada garante 100% de cashback em planos e extras de contactos até 31 de outubro.

A Black Friday 2024 está marcada para o dia 29 de novembro, mas a E-goi – plataforma de Automação de Marketing Omnichannel, já lançou uma oferta imperdível: 100% de cashback em todos os planos e extras de contacto adquiridos.

A proposta é simples: todo o valor investido em planos ou extras de contacto será convertido em saldo para uso na plataforma. Por exemplo, um investimento de 1.000 € resulta em 1.000 € de saldo, duplicando o poder de marketing do cliente.

As empresas que adquirirem os serviços da E-goi durante o período da promoção poderão preparar-se para a Black Friday, mas também para as festas de fim de ano e o Carnaval, tirando partido das diferentes funcionalidades da plataforma E-goi, como recuperação de carrinho abandonado e automação de marketing.

De acordo com Marcelo Caruana, Head de Marketing da E-goi, a antecipação da promoção visa permitir que as empresas utilizem os planos da plataforma para dinamizar as suas campanhas. “Não faria sentido esperar até novembro para comunicar isto, já que os nossos clientes precisam deste serviço para melhorar as suas vendas”, sublinha Caruana.

O cashback será aplicado a todos os planos e extras de contacto adquiridos durante o período de vigência da promoção, que se estende até ao dia 31 de outubro de 2024. Assim, espera-se que as empresas utilizem os serviços contratados já nesta Black Friday.

O saldo recebido em cashback poderá ser utilizado para qualquer serviço da plataforma — desde SMS Marketing, mensagens de voz com IVR até e-mails transacionais — representando uma oportunidade para implementar diferentes estratégias e explorar todo o potencial da E-goi.

“Lançámos esta oferta antecipada porque acreditamos que um bom planeamento é fundamental para o sucesso na Black Friday”, afirma Caruana. “Queremos que os nossos clientes tenham a oportunidade de criar estratégias eficazes e criativas com o recurso ao multicanal.”

A oferta é válida para novas contas na E-goi e o cashback aplica-se apenas ao primeiro pagamento, seja ele mensal, trimestral, semestral, anual ou bianual. Para aproveitar a promoção, aceda ao site: Black Friday E-goi 2024.

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Julgamento sobre tecnologia publicitária da Google decidido em novembro

As propostas de sanções a aplicar foram recebidas a 8 de outubro e podem ir desde a restrição da possibilidade de estabelecer acordos exclusivos de pesquisa até à dissolução forçada da empresa. A Google está ainda sob pressão de empresas como TikTok, Perplexity AI, Amazon e Epic Games

O julgamento da Google nos Estados Unidos, relativo ao domínio da empresa no mercado da tecnologia publicitária, deverá ficar decidido até final de novembro, noticia o Digiday. Leonie Brinkema, juíza federal do distrito de Virginia e responsável pelo caso, terá ouvido os argumentos finais na semana de 30 de setembro.

Durante o processo instaurado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a Google tentou fazer valer vários argumentos fundamentais. Por um lado, o mercado de anúncios digitais é mais competitivo, com mais concorrentes, do que os indicados no argumento do Governo. Por outro, as decisões comerciais da Google, nomeadamente a forma como gere a sua plataforma de anúncios e as licitações de anúncios na internet, são adequadas porque as empresas não têm de desenvolver produtos que se adaptem aos concorrentes.

A Google também tentou provar pontos técnicos que podem ser cruciais para o caso, designadamente que o mercado de anúncios online tem duas faces, com compradores e vendedores, o que significa que não seria suficiente para o Governo provar que os editores foram prejudicados por quaisquer táticas da Google. O Governo teria de provar que a outra parte do mercado, os anunciantes, também foram prejudicados, o que constitui uma parte menos preponderante do argumento do Governo.

Se a Google perder, é provável que haja um recurso antes de serem apresentadas quaisquer soluções, no entanto, a empresa de tecnologia liderada por Sundar Pichai poderá ser forçada a cindir o Google Ad Manager, tendo de criar uma empresa autónoma que os editores possam utilizar para resolver as atuais exigências da tecnologia publicitária.

Amit Mehta, juiz federal que classificou a Google como monopolista no final de outro julgamento sobre o império de pesquisa da Google, concluído em agosto, recebeu a 8 de outubro a proposta do Departamento de Justiça para as sanções a aplicar no caso, segundo avança o Financial Times. Estas podem ir desde a restrição da possibilidade de estabelecer acordos exclusivos de pesquisa até à dissolução forçada da empresa. Está prevista para abril de 2025 uma audiência sobre o processo e Amit Mehta pretende tomar uma decisão até agosto de 2025.

Concorrentes pressionam Google

No setor da publicidade de pesquisa, o TikTok começou recentemente a permitir que as marcas direcionem anúncios com base nas consultas de pesquisa dos utilizadores, o que constitui um desafio direto ao principal negócio da Google. A Perplexity, uma startup de pesquisa por inteligência artificial (IA), também planeia introduzir anúncios no final deste mês sob as suas respostas geradas por IA. Estas iniciativas aumentam ainda mais a pressão exercida sobre a Google pela ascensão da Amazon.com, que tem conquistado uma parte das despesas com anúncios de pesquisa, de acordo com o The Wall Street Journal.

A Google foi ainda condenada a disponibilizar abertamente o sistema operativo Android aos concorrentes, na sequência de um processo judicial bem sucedido por parte da Epic Games, criadora do videojogo Fortnite. A ação permite aos concorrentes da Google criarem os seus próprios mercados de aplicações e sistemas de pagamento digitais para competir com a Google Play Store, no mais recente golpe sofrido pela empresa norte-americana de tecnologia, segundo o Financial Times.

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