A primeira qualidade da comunicação é a eficácia
Foi esta semana apresentada mais uma edição dos Prémios à Eficácia, um momento já esperado por anunciantes e agências.

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Manuela Botelho – Secretária-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes
Foi esta semana apresentada mais uma edição dos Prémios à Eficácia, um momento já esperado por anunciantes e agências. Na base desta 6ª edição está, novamente, o reconhecimento da eficácia como elemento central para o sucesso de uma campanha e para a garantia de um bom investimento em comunicação.
Fruto de uma análise constante e evolutiva das últimas edições, este ano os Prémios à Eficácia foram enriquecidos com mais categorias, que pretendem também constituir novas oportunidades de demonstração e avaliação de campanhas de comunicação de marketing, das quais se destacam Activação e Patrocínios e Comunicação Corporativa e B2B. Todas elas, desde que eficazes, têm agora a sua oportunidade e lugar no palmarés dos vencedores. Num total de onze categorias bem definidas, e com um conjunto ainda mais alargado de opções, pretendemos possibilitar e motivar as mais variadas candidaturas por parte de anunciantes e agências.
Perante estas novas bases de participação, o sector em maior escala poderá dar a conhecer aquilo que a sua acção de comunicação representou de benefício para a sua empresa e qual o caminho percorrido para chegar à (tão desejada) eficácia. Estratégia, criatividade, conceitos, acções de comunicação – tudo conta e tudo pode contribuir para a maior eficácia de uma campanha. Todos são aspectos fundamentais para a avaliação de cada projecto, sendo que deles depende muitas vezes (se não quase sempre) a eficácia da campanha.
Quanto à avaliação da eficácia, ficará mais uma vez a cargo de um júri composto por profissionais reconhecidos no mercado, representantes das diversas áreas de trabalho: anunciantes, agências, investigação e formação. Será face a critérios de avaliação precisos e pré-estabelecidos que o júri apreciará os objectivos operacionalizáveis, ou seja, quantificados, com prazos, prioridades e coerência. Na verdade uma campanha, por si só, não é boa nem má senão depois de avaliado o cumprimento dos objectivos a que se propôs. E essa é a difícil tarefa do júri dos Prémios à Eficácia.
Por contribuir para a qualificação da excelência no sector e para o reconhecimento da eficácia como a primeira qualidade da comunicação, os Prémios à Eficácia, uma iniciativa APAN com organização do Grupo Consultores, assume-se como incontornável para os profissionais do marketing e da comunicação. Uma iniciativa positiva e construtiva que continua, todos os anos, a cumprir a promessa de divulgar e reconhecer o que de melhor se faz no nosso país. Para isso, contamos também com o apoio incondicional dos patrocinadores cuja presença em muito contribui para a realização e sucesso deste evento.
Na APAN, promover e contribuir para uma comunicação de marketing eficaz é um dos pilares da nossa missão e uma promessa que temos de entregar, e por isso, é com grande orgulho e ainda maior expectativa que abrimos esta primeira fase dos Prémios à Eficácia 2010, e que lançamos este ano, novamente, o repto aos profissionais do sector, para que participem e dêem a conhecer as vantagens e os frutos dessa eficácia.