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Quando uma marca entra nas urgências

Não há tempo a perder.

Pedro Durães
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Não há tempo a perder. Cada minuto que passa pode ser decisivo. A capacidade de resposta pode fazer a diferença entre a vida e a morte de uma marca, bem como determinar a gravidade das sequelas sobre a notoriedade junto dos consumidores. Há inúmeras situações e factores, internos ou externos, que podem atirar uma marca para o serviço de urgências. Todas elas possuem planos de emergência para a gestão de crises, delineados para mitigar os efeitos nocivos de um problema com os seus produtos, um escândalo com um embaixador da marca ou uma catástrofe natural que afecta a qualidade dos serviços prestados. Nestes casos, a máquina de relações públicas precisa de estar bem oleada para responder em todas as frentes: internamente, a clientes, aos consumidores em geral e à comunicação social.

Hoje em dia, os planos de contenção já não funcionam. O word-of-mouth é uma faca de dois gumes e, quando rebenta uma crise, esta espalha-se rapidamente. Na internet ganha forma de megafone e os blogues e as redes sociais detêm poder de fogo capaz de destruir uma marca. Por isso, a contenção não é uma hipótese, os consumidores querem ver responsabilidades assumidas. Um dos casos que mais tinta tem feito correr desde o início do ano é o da gigante mundial do fabrico de automóveis Toyota. Em causa está o problema técnico que surgiu no pedal de acelerador de vários modelos, que fica parcialmente preso ou retoma muito lentamente a posição inicial, e que está a obrigar à correcção do problema em milhares de exemplares do emblema nipónico. Mais recentemente, surgiu também um problema com o sistema de ABS do Prius. Mas mais do que o prejuízo financeiro provocado por estas reparações, o mais preocupante é o impacto negativo que este incidente pode ter na imagem global da marca e nas vendas. Desde 21 de Janeiro, quando veio a público a necessidade de inspeccionar 2,3 milhões de veículos nos EUA, o valor da marca em bolsa viu cair um quinto do seu valor. Não param de chover críticas à forma como a Toyota está a gerir a crise, que, mesmo assim, representa uma operação de gestão de crise sem precedentes nos 70 anos de história da marca nipónica.

Em Portugal vai ser levada a cabo uma operação de correcção em cerca de 29 mil veículos de oito modelos da Toyota. Paula Arriscado, directora de marketing da Toyota Caetano Portugal, assegura que estão a ser tomadas todas as diligências para resolver a situação e nega que as responsabilidades tenham sido assumidas tardiamente. “Não agimos como a avestruz, enfiando a cabeça na areia, pelo contrário, damos a cara pela situação e agimos tão rápido quanto possível”, garante. A Toyota Caetano Portugal está a seguir a estratégia mundial “desde a primeira hora”, com uma campanha de serviço orientada para colaboradores, clientes, mercado em geral e para a comunicação social, disponibilizando informação “em constante actualização” através do site da marca, um media site, o call center, os serviços de apoio ao cliente do distribuidor e de cada concessão e as minutas internas para oficinas e stands.

“Quando surge alguma situação, a Toyota averigua exaustivamente todos os factos e estuda a solução mais eficaz para sanar a possível anomalia” explica Paula Arriscado, adiantando que este tipo de intervenções é “relativamente usual” tendo em conta a preocupação do sector automóvel com a segurança dos veículos. Para a responsável não há qualquer razão para alarido. As próprias intervenções são simples: “Cada intervenção deverá ter uma duração de 30 minutos no caso do pedal do acelerador e de 40 minutos para a reprogramação da unidade de gestão do sistema de travagem ABS do Prius”, refere.

A Toyota, garante Paula Arriscado, agiu com a maior rapidez para encontrar soluções. Mas a cobertura dos media “foi muito superior ao que estávamos à espera e aconteceu numa fase em que ainda estávamos a apurar os factos e as causas das situações reportadas, tendo-se antecipado ao nosso contacto com o cliente. Isto inverteu a ordem de procedimentos que habitualmente adoptamos”.

Além disso, “a Toyota assume total responsabilidade pelo ocorrido, afirmando-o junto de cada cliente e perante o mercado”. E as sequelas que poderão manchar a notoriedade da marca? “Acreditamos que a forma como agimos nestas situações, ou seja, de forma aberta e de contacto directo com o cliente e restantes públicos, assim como o facto de termos uma herança de qualidade e fiabilidade alicerçada em factos concretos, nos vai permitir assegurar a confiança dos nossos clientes e dos consumidores em geral”, afirma Paula Arriscado. A responsável refere ainda que “o número de pedidos de informação da comunicação social é incomparavelmente superior proporcionalmente ao número de clientes que nos contactou para saber mais sobre os acontecimentos. Sendo que muitos declararam que estavam a pedir estas informações dada a quantidade e cadência de notícias sobre o caso”. A actuação da comunicação social, que por vezes amplia a situação, é por si só um desafio às equipas de gestão de crise. Paula Arriscado diz que esta é uma intervenção usual mas que, por alguma razão, “despertou particular cobertura por parte dos media, pondo o sector na ordem do dia. É o agenda-setting e o newsmaking a fazer do nosso sector uma das notícias do momento”, acusa. O M&P tentou perceber se a Toyota está a preparar algum tipo de campanha integrada na estratégia de gestão de crise mas a responsável de marketing escusou-se a confirmar, referindo que “no caso da Toyota Portugal ainda é prematuro falar em acções de publicidade massificada”.

“Cada país está a intervir ou a planear acções above e below the line, que passam por campanhas de fidelização, conferências de imprensa, comunicados internos e de media, acções de publicidade massificada, informação online em constante actualização ou contacto directo com clientes”, acrescenta.

Quando não há luz no Natal

Quando a resposta de uma marca a uma situação de crise não é imediata, o capital de confiança começa a decair e o descontentamento de alguns consumidores pode fazer eco suficiente para que a marca perca notoriedade junto do todo e não apenas daqueles que foram afectados. Foi o que aconteceu com a EDP na sequência do temporal que afectou a região do Oeste durante a quadra natalícia e que destruiu equipamento técnico da empresa, deixando milhares de pessoas sem electricidade, algumas durante quase uma semana. A situação esteve em destaque na comunicação social e as críticas à capacidade de resposta da EDP não tardaram, com especulações sobre o investimento da marca na manutenção dos seus equipamentos. Questionado sobre esta alegada resposta tardia, Paulo Campos Costa, director da equipa de media da EDP, esclarece que “a resposta foi imediata e eficaz e na noite de Natal estavam já 99 por cento dos clientes afectados com a electricidade reposta. Os restantes demoraram um pouco mais, sobretudo, devido às dificuldades de acesso ao terreno. Esta foi uma situação absolutamente extraordinária, não se tratou de uma avaria na rede, mas sim a destruição de parte da mesma, com 700 postes de electricidade partidos e 160 km de rede danificada”. Nestes casos, o gabinete de crise da EDP é accionado e funciona 24 horas por dia em contacto com a Protecção Civil Nacional e Regional, com o gabinete de comunicação a avançar com informação aos media em tempo real. De um modo geral, Paulo Campos Costa mostra-se satisfeito quanto aos resultados da gestão desta crise, salientando que “a EDP integrou desde a primeira hora o plano de comunicação em articulação com a Protecção Civil. Quando a maioria dos clientes tinha já a energia reposta, avançámos para uma comunicação directa, diária, com vários pontos de situação com os órgãos de comunicação social. No terreno, tivemos equipas que foram informando os clientes da evolução dos trabalhos”. A par deste trabalho directo, o responsável de comunicação da EDP lembra que foram feitos vários esforços ao nível de acções de comunicação em jornais regionais onde se agradecia a compreensão das populações e o empenho dos colaboradores que passaram a noite de Natal a reparar a rede. Para Paulo Campos Costa, a gestão de crise neste caso foi bem sucedida. Para comprová-lo adianta resultados de um estudo conduzido logo após os acontecimentos: “37 por cento dos clientes consideraram a actuação da EDP no terreno como boa ou excelente e apenas 19 por cento consideraram insuficiente ou má. Conclui-se que os temporais não tiveram um impacto negativo ao nível da satisfação global com a marca.”

E o doping pode atingir uma marca

Outra situação que exige resposta rápida tem a ver com os valores que pretendem associar às marcas. Quando esses valores são postos em causa é necessário agir depressa sob pena de os ver corrompidos. Nas últimas semanas, a vida privada de Tiger Woods teve repercussões nas marcas a que estava ligado, como foi o exemplo da Gillette, que deixou cair a sua associação ao ás dos greens. Por cá, um situação semelhante foi protagonizada por Hector Guerra, Isidro Nozal e Nuno Ribeiro em Setembro passado. Menos galácticos do que Tiger, os três ciclistas da equipa Liberty Seguros acusaram positivo num controlo de doping e viram a seguradora retirar-lhes o patrocínio que vigorava desde 2005. “A Liberty Seguros pauta-se pela honestidade, rigor e comportamento ético, não podemos nunca permitir uma situação destas”, afirmou na altura o CEO da marca, José António de Sousa, em comunicado de imprensa. Era o fim do patrocínio da Liberty à equipa de ciclismo. “A decisão de deixar de apoiar a equipa de ciclismo, em caso de doping, estava prevista no contrato de patrocínio. Assim que fomos informados da situação, accionámos imediatamente o plano de gestão de crise”, afirma ao M&P Rodrigo Esteves, director de marketing da Liberty Seguros. Para o responsável de comunicação foi esse imediatismo que marcou a diferença: “Tomámos a liderança de toda a comunicação. Fomos os primeiros a informar o país da decisão e garantimos que toda a situação fosse esclarecida”. A Liberty atacou em todas as frentes, comunicando a situação aos jornalistas, às entidades desportivas e tirando proveito das ferramentas web para “reagir de forma personalizada a cada comentário e mensagem de apoio”. Isto porque foi reconhecido o potencial negativo que poderia colar-se à marca. “Ao nível da imagem e notoriedade da marca, temos consciência que este caso foi um passo atrás. A nossa resposta perante o que aconteceu não podia ter sido outra. Gerimos o processo da melhor forma e minimizámos o impacto que este acontecimento pudesse ter na nossa marca”, reconhece Rodrigo Esteves.

Ter um plano de gestão de crises preparado “sempre foi fundamental na vida das empresas”, diz o director de marketing da Liberty. O que hoje faz com que esse tipo de estratégia de antevisão de problemas seja mais proeminente e tenha maior necessidade de eficácia prende-se com o desafio criado pelas redes sociais e blogues. “As redes sociais e os blogues vieram introduzir na equação a velocidade a que a informação se propaga, pelo que temos que agir muito mais rápido perante uma crise do que acontecia antes da existência da web 2.0”, aponta Rodrigo Esteves. Mas nem tudo será mau: “As novas ferramentas têm o poder de matar uma marca, mas também proporcionam o reverso da medalha, como pudemos experienciar com o projecto web 2.0 que levámos a cabo” na resposta a esta situação de crise. A título de exemplo, o CEO da empresa justificou no YouTube, a posição da seguradora.

– O caso da Madeira


Na sequência da catástrofe natural que assolou a região autónoma da Madeira durante o passado fim-de-semana, inúmeras marcas colocaram em movimento estratégias enquadradas em gestão de crise. O Turismo da Madeira avançou rapidamente com comunicações oficiais, distribuídas pelos agentes do sector turístico e pelos meios de comunicação nacionais e internacionais, no sentido de minimizar os prejuízos para a imagem da Madeira enquanto produto turístico de primeira escolha.

Alberto João Jardim, presidente do governo regional chegou a relembrar que “a nossa economia depende muito do exterior. Vamos resolver os problemas internamente, não dramatizar muito a situação lá para fora”. A prioridade passou por transmitir as mensagens de que “a hotelaria da Madeira não foi afectada pelo temporal e mantém todas as condições de funcionamento com segurança” e “o Aeroporto Internacional da Madeira está operacional”. Outra das preocupações consiste em sublinhar o facto de, entre os 17 mil turistas presentes na Madeira, se ter registado apenas uma vítima mortal. O site oficial do Turismo da Madeira (www.madeiraislands.travel) disponibiliza os comunicados do governo regional em português, espanhol, alemão, inglês e francês. Além disso, para passar uma imagem de normalidade para os turistas, foram colocados online 13 vídeos que mostram imagens bem mais positivas que aquelas que estão a ser difundidas pela televisão. De acordo com informações apuradas pelo M&P junto da assessoria de imprensa do Turismo da Madeira, a campanha de promoção que decorre actualmente nos meios de comunicação social não será suspensa apesar dos problemas que estão a afectar a ilha.

Sobre o autorPedro Durães

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Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)

Desenvolvida pela The Lift e pela Somesuch, a campanha publicitária, que internacionalmente conta com a participação de nomes como Zinedine Zidane, Jenna Ortega e Anitta, entre outros, foi produzida por Whitney Jackson e Pol Agusti, e realizada por Vincent Haycock

Rafael Leão, futebolista português a jogar no AC Milan, é o protagonista da adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas, intitulada 1000 Back. O desportista, um dos embaixadores nacionais da marca, surge nas fotografias promocionais, que já estão a ser divulgadas nas redes sociais e nas lojas da insígnia, a usar um par de Adidas Originals Samba, um dos três modelos de calçado desportivo que a etiqueta alemã está a publicitar, a par do Adidas Originals Gazelle e do Adidas Originals Spezial.

Realizado por Vincent Haycock e protagonizado globalmente por Carlisle Aikens, skater profissional que integra a equipa Adidas Skate Team, o filme publicitário que integra a campanha revisita a história da marca alemã. “Para além do vídeo e das imagens da campanha, recordamos o espírito das três silhuetas clássicas e das pessoas que as influenciaram, com um espaço digital que será preenchido com conteúdos gerados pelos utilizadores”, informa a Adidas em comunicado de imprensa.

“Os fãs dos modelos são convidados a apresentar os seus looks usando os hashtags #adidasSamba, #adidasGazelle e #adidasSpezial”, refere o documento. Zinedine Zidane, Jenna Ortega, Pusha T, Anitta, Hoyeon Jung, David Beckham, Serge Gnabry, Jella Hasse e Stormzy são outros dos embaixadores internacionais da marca que promovem os novos modelos da marca. Desenvolvida pela The Lift e pela Somesuch, a campanha foi produzida por Whitney Jackson e Pol Agusti. A direção de fotografia é de Evan Prosofsky.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)

Conheça os protagonistas da 14ª edição dos Prémios de Marketing M&P, evento que decorreu na última semana, ao fim da tarde de 17 de abril, na Estufa Monsanto Secret Spot

‘É uma menina’ vence Grande Prémio, Dentsu Creative é Agência Criativa do Ano, Mindshare é Agência de Meios do Ano e António Fuzeta da Ponte é Marketeer do Ano. Além destes quatro Grandes Prémios, foram atribuídos ainda 15 troféus de Ouro, 17 de Prata e 19 de Bronze. Dos 118 trabalhos inscritos nos Prémios de Marketing M&P’23, em 34 categorias diferentes, 55 chegaram à lista de finalistas.

A entrega de prémios decorreu na última semana, ao fim da tarde de 17 de abril, na Estufa Monsanto Secret Spot, no Parque Florestal de Monsanto, num evento que reuniu cerca de 300 profissionais do setor, para a entrega dos troféus que distinguem os melhores trabalhos na área de marketing. Conheça os protagonistas e reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23.

Sobre o autorMeios & Publicidade

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ThePitch arrisca em duas frentes

Auxiliar líderes e marcas nos grandes momentos de comunicação de apresentações e lançamentos é o objetivo da nova agência de comunicação corporativa, que aposta na criação de narrativas com apoio do design de comunicação. E também vai dar treino a líderes

ThePitch foi o nome escolhido para a nova agência de comunicação especializada que a Plot Content Agency apresenta a 8 de abril. Marta Cordeiro, até agora diretora de clientes da empresa, vai dirigir a nova estrutura, que tem o ex-diretor de conteúdos desta empresa, Nuno Alexandre Silva, como diretor criativo.

“O nosso objetivo é auxiliar líderes e marcas nos seus grandes momentos de comunicação. Através do nosso ADN, que são os conteúdos e o storytelling, vamos criar narrativas, com apoio do design de comunicação, para atingir os objetivos dos clientes”, esclarece a responsável.

“Pretendemos atuar num mercado específico, o das apresentações, que, ao contrário de outros, em Portugal, ainda não está muito maduro. Atualmente, o foco está muito na parte visual criativa e o que nos vai distinguir vai ser a junção da parte da construção da narrativa a essa parte visual”, explica a diretora-geral da agência, em declarações ao M&P.

Além de promover empresas, organizações, marcas, produtos e serviços, a nova estrutura também vai dar treino de media a dirigentes, sempre em colaboração estreita com a Plot Content Agency.

“Fazemos parte da mesma família, mas é como se fossemos primos. Somos uma agência nova, uma estrutura independente, não é mais uma marca criada pelo grupo a que pertencemos”, ressalva Marta Cordeiro. “Temos serviços partilhados, mas também nos vamos socorrer de outros profissionais do mercado, profissionais especializados.

Estamos muito focados em ter talento bom e sénior, porque o nosso posicionamento é mesmo de topo, direcionado para as lideranças e para as grandes marcas”, assume a responsável.

“Estamos a entrar numa área onde existem outros players mas vamos fazer o nosso caminho e procurar o nosso espaço, apostando num tipo de criação de conteúdo diferente, pensado especificamente para momentos de apresentação. Este trabalho acaba, muitas vezes, por estar disperso por várias empresas ou departamentos.

Agora, queremos autonomizar-nos e especializar-nos nesta área, com a promessa de elevar a comunicação dos líderes e das marcas, pensando o slide telling na lógica de contar uma história, aplicando na prática o storytelling à apresentação. São muito estas duas vertentes que vamos desenvolver, tirando partido do legado que temos”, esclarece Nuno Alexandre Silva.

Nas últimas semanas, a dupla de dirigentes da thePitch já reuniu com potenciais clientes para apresentar a agência, mas não revela o número de contratos que já assinou. “Os muitos projetos que desenvolvemos com a Plot têm sido um bom cartão de visita. Muitas das apresentações que fizemos até agora foram com clientes que já trabalhavam connosco”, revela o responsável.

A data para o arranque oficial da nova estrutura, 8 de abril, não foi escolhida ao acaso. “Achámos que era um bom dia. Vai haver uma grande lua nessa noite e quem é especialista nestas coisas diz que dá sorte”, justifica Marta Cordeiro.

Os outros negócios da Plot Content Agency

Apresenta-se como uma agência de marketing chave na mão, que desenvolve “experiências digitais que compreendem as pessoas”. Criada em maio de 2011, a Plot Content Agency resulta da fusão da editora de revistas Entusiasmo Media com a agência de custom publishing White Rabbit. Em 2014, diversifica a atividade e lança a Plot Live, uma empresa de eventos para marcas e organizações que não vinga.

Em 2017, com a criação da House of Words (HOW), encerrada o mês passado, o negócio editorial volta a ser separado do promocional, com a agência a reforçar a aposta no branded content e no marketing comportamental e a dar os primeiros passos na consultoria e integração de sistemas e no desenvolvimento de aplicações móveis e de estratégias de experiência de utilizador.

Nas últimas semanas, a empresa liderada por Rui Borges, idealizou e produziu o novo anúncio publicitário da Tranquilidade. Atualmente, além da agência de marketing que dá nome ao grupo, a Plot Content Agency integra também a empresa tecnológica Share e a nova agência corporativa thePitch.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade

Quatro Range Rover vão assegurar as deslocações dos clientes do JNcQuoi, entre Lisboa e Comporta. Parceria é parte da estratégia de reposicionamento da marca britânica, que em 2023 duplica as vendas em Portugal

Catarina Nunes

Quatro modelos Range Rover, com um preço médio de €185 mil, vão fazer as deslocações entre os dois eixos dos projetos do JNcQuoi, avenida da Liberdade e Comporta, no âmbito de uma parceria entre as duas marcas de luxo, que não pressupõe contrapartidas financeiras e que poderá vir a ser alargada com a disponibilização de mais veículos.

Esta é a primeira parceria da Range Rover nestes moldes, em Portugal, e enquadra-se na estratégia do grupo Jaguar Land Rover (JLR) de se posicionar para um mercado crescente. “Em Portugal, como em Espanha, há um boom de estrangeiros com muito dinheiro, a comprar propriedades. São pessoas que não vivem todo o ano nestes destinos, vêm dos Estados Unidos para a Comporta para ficarem três meses, e precisam de uma solução de mobilidade durante esse tempo. É o que estamos a oferecer”, explica ao Meios & Publicidade Luis Antonio Ruiz, presidente e CEO da JLR Ibéria.

A esta aposta não é alheia a procura da Range Rover, que em 2023 vendeu 927 carros novos em Portugal, mais de dois terços do total das 1.175 matrículas novas da Land Rover, que agrega ainda a Defender e a Discovery, com vendas menos significativas. Face a 2022, ano em que a Range Rover vendeu 460 unidades, o crescimento em 2023 foi de 100%, de acordo com os dados fornecidos pela JLR, que indicam ainda 136 Range Rover matriculados só em janeiro e fevereiro de 2024.

O novo Range Rover 100% elétrico, por seu lado, está também a fazer este caminho, ainda antes de ser lançado. “Nunca tivemos tanta procura por um elétrico e a lista de espera é maior em Portugal do que em Espanha”, avança Francisco Nunes, coordenador da JLR para o mercado português, referindo-se ao modelo que chegará ao mercado nacional em 2025 que tem uma lista de espera de 143 pessoas em Portugal, mais 63 do que as 80 que aguardam em Espanha.

A divisão de marcas é parte de um processo de reestruturação na JLR, iniciado há três anos, em que Jaguar e Land Rover são separadas, ficando esta última como ‘chapéu’ das marcas Range Rover (luxo), Defender (capacidade) e Discovery (versatilidade). É parte de um plano global a cinco anos, o Reimagine, em que o grupo automóvel britânico está a investir 15 mil milhões de libras (€17,5 mil milhões), em desenvolvimento de produtos e fabrico.

O objetivo é reposicionar a JLR como um fabricante de automóveis elétricos de luxo moderno, antes de 2030. “O luxo moderno é uma filosofia de design, fabricação, posicionamento, marketing e definição de marca. Os nossos carros são muito simples, definem-se com quatro traços. Isso é o luxo moderno, algo que perdura no tempo como moderno, porque tem um design muito simples”, diz Luis Antonio Ruiz, salientando a importância da simplicidade do luxo a par com as experiências únicas proporcionadas aos clientes.

É neste âmbito que surge a ligação ao JNcQuoi, a marca da Amorim Luxury dedicada ao estilo de vida de luxo, que junta restauração, hotelaria, moda e um clube privado, em Lisboa e na Comporta. “O mercado-alvo é o mesmo e vamos acrescentar valor no hub em Lisboa e no novo hub na Comporta, onde estamos a construir o destino, com novos projetos. Para fazer a ligação entre os dois hubs precisamos de transporte”, explica Miguel Guedes de Sousa, presidente da Amorim Luxury, justificando a necessidade da frota de quatro Range Rover.

Já em julho, o JNcQuoi adiciona mais uma unidade ao seu portefólio, com a abertura de um hotel na avenida da Liberdade. O acesso ao serviço de transporte entre Lisboa e a Comporta com os carros Range Rover é feito por marcação, incluindo reserva de lugar de estacionamento na praia do Pego, onde o JNcQuoi tem um clube de praia.

“Na Península Ibérica, está a acontecer o ‘efeito Florida’, o que aconteceu na Florida, nos Estados Unidos, há alguns anos. Estamos a atrair muitos estrangeiros que querem viver aqui de forma permanente ou temporária, por causa do clima, da comida, da tranquilidade e segurança que os dois países proporcionam, e isto está a gerar muitos negócios em ambos os países”, salienta o presidente e CEO da JLR, justificando a relevância desta ligação ao JNcQuoi.

Apesar de esta ser a primeira iniciativa em Portugal, Luis Antonio Ruiz garante que não vai ficar por aqui, tendo já em vista uma união ao Club del Deportista, um serviço de concierge para jogadores de futebol em Espanha, ao qual a Range Rover já disponibiliza carros, e que virá para Portugal. 2Em Espanha, estamos com a construtora e promotora imobiliária Sotogrande, para um conceito igual ao do JNcQuoi, que ainda não está concluído nem assinado e por isso não posso referir o nome. É um conceito de moradias, que rondam os €10, €15 milhões, para pessoas que não vivem lá todo o ano, e será a primeira parceria em Espanha como a que temos com o JNcQuoi”, revela Luis Antonio Ruiz.

Sobre o autorCatarina Nunes

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Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)

A campanha conta com a criatividade da McCann Lisboa e da Dentsu Creative Portugal e está presente em televisão, digital e ponto de venda. Para celebrar a associação ao Euro 2024, a Sagres lança também packs comemorativos Sagres MiNi, alusivos ao passatempo

Com o campeonato europeu de futebol à vista, a Sagres lança a mais recente campanha multimeios “Há sempre espaço para acreditar”, de apoio à seleção nacional no Euro 2024. A campanha, que conta com a criatividade da McCann Lisboa e da Dentsu Creative Portugal, está presente em televisão, digital e ponto de venda, e é lançada com um passatempo que leva 20 adeptos ao Euro 2024.

Sob o mote “Ganha Viagens para apoiar a Seleção”, a Sagres vai oferecer 10 viagens duplas à Alemanha, que inclui a estadia em Dusseldorf, o ‘pack adepto’ e um jantar, entre dia 21 e 23 de junho. Os vencedores têm ainda acesso a uma recepção no dia 22 de junho na zona de fãs do estádio Signal Iduna Park no pré-jogo.Todos os portugueses com mais de 18 anos e residentes em Portugal que queiram concorrer, podem inscrever-se no Clube Sagres.

Para celebrar a associação ao Euro 2024, a Sagres lança também packs comemorativos Sagres MiNi, alusivos ao passatempo, e que já se encontram disponíveis em supermercados e hipermercados de norte a sul do país.

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Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)

Realizada por Fred Oliveira, com direção de fotografia de Sergi Gallard e acompanhamento da Film Brokers, a nova campanha publicitária multimeios da Vodafone tem criatividade da VML, produção da Krypton Films e planeamento de meios da Carat

Com criatividade da VML, produção da Krypton Films, realização de Fred Oliveira, direção de fotografia de Sergi Gallard, acompanhamento da Film Brokers e planeamento de meios da Carat, a nova campanha publicitária da Vodafone, É Fibra de Campeão, volta a juntar o futebolista Bernardo Silva e o ator Diogo Valsassina, desta vez para promover o novo serviço de internet fixa da operadora, com uma velocidade 10 vezes mais rápida do que a solução atualmente comercializada.

Para além da televisão, a campanha multimeios está a ser divulgada em digital e redes sociais. “Com este lançamento, a Vodafone reforça o seu compromisso de estar na vanguarda da tecnologia, oferecendo produtos e serviços inovadores que respondam aos hábitos de consumo do presente e, sobretudo, que antecipem as necessidades do futuro da conectividade”, informa a operadora em comunicado de imprensa.

“É esta permanente modernização da nossa infraestrutura que nos permite tirar partido do melhor da tecnologia avançada para oferecer soluções de conectividade inovadoras, que correspondam às necessidades atuais e futuras dos nossos clientes, como esta nova oferta de internet fixa através de fibra ótica, que garante níveis de velocidade elevados”, justifica Luís Lopes, CEO da Vodafone Portugal. O novo serviço recorre à tecnologia XGS-PON.

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APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma

Com design e supervisão criativa de Hugo Dias, a ação de sensibilização da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima revisita a iconografia dos cravos, símbolo da revolução, em mensagens que apelam à liberdade para todas as pessoas

“Democracia é liberdade para todas as pessoas” é o mote da campanha de sensibilização da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) que assinala os 50 anos da revolução do 25 de Abril de 1974. Desenvolvida pela Solid Dogma, com design e supervisão criativa de Hugo Dias, “assinala um marco do passado, celebra o presente e abre as portas a um futuro com liberdade para todas as pessoas”, explica em comunicado de imprensa a agência criativa fundada por Pedro Pires e Alexandre Farto, em 2015.

“O 25 de Abril é liberdade para todas as pessoas”, “O presente é liberdade para todas as pessoas” e “O futuro é liberdade para todas as pessoas” são as frases que, associadas às palavas Futuro, Liberdade e Democracia, se evidenciam, em verde e vermelho, num fundo cor de rosa. “Porque quando uma pessoa é vítima de crime ou violência, vê a sua liberdade ser tolhida, a APAV trabalha diariamente para apoiar e proteger os direitos das vítimas de crime e violência em Portugal”, refere ainda o documento.

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Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions

As sete duplas criativas, selecionadas entre os 70 pretendentes que participaram num bootcamp em Lisboa, vão competir entre 17 a 21 de junho, em Cannes. VML, Arena Media, LLYC e Judas são as agências mais representadas na competição internacional

Já são conhecidos os nomes dos 14 vencedores da Tangity Young Lions Portugal que, entre 17 a 21 de junho, terão a oportunidade de representar o país na competição internacional que integra a 71a edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, em França. A partir do dia 17 de junho, as sete duplas selecionadas receberão os briefings de uma instituição de solidariedade social ou de uma organização não-governamental, tendo apenas 24 horas para a concretização de uma estratégia que vá ao encontro do desafio proposto. A exceção é a dupla selecionada para a categoria de Filme, que terá 48 horas para o executar.

Foram 70 os finalistas que participaram no bootcamp de seleção, realizado na NTT Data, em Lisboa. “Com a determinação e paixão demonstrada nos últimos dias, os 14 jovens profissionais selecionados representarão a alma da criatividade nacional, ao mais alto nível”, garante Ana Paula Costa, representante nacional do Lions Festivals. “Este ano, registámos um aumento de 16% do número de candidaturas, um crescimento que espelha a vontade dos jovens profissionais em ir mais além. As duplas vencedoras têm, agora, a oportunidade de ficar na cabeça e no ouvido das mentes mais criativas”, refere ainda.

“Costumo dizer que os Young Lions representam o futuro do setor da publicidade, criatividade e marketing e são sempre uma fotografia do setor. Este grupo de 70 jovens reflete isso mesmo, uma mistura de jovens de grande qualidade que trabalham em agências e empresas consagradas com outros de novas agências mais recentes que cada vez mais têm dado cartas neste mercado”, sublinha também Vasco Perestrelo, CEO da Multimédia Outdoors Portugal (MOP), entidade representante do Lions Festivals em Portugal. “Esse é o espírito certo que queremos para os jovens criativos nacionais”, acrescenta ainda o responsável.

As duplas vencedoras

 

Media (Leroy Merlin)

1º lugar: João Santos (Arena Media) + Débora Jaime (Arena Media)

2º lugar: Margarida Brilhante (Mindshare) + Bernardo Graça (Mindhsare)

3º lugar: Leonor Moniz (Group M) + Mafalda Aleixo (EssenceMediacom)

 

PR (EDP)

1º lugar: Beatriz Raposo (LLYC) + Rita Paulo (LLYC)

2º lugar: Sofia Melo Mendes (Verlingue) + Inês de Amorim Almeida (EDP New)

3º lugar: Hernâni Correia (Leo Burnett) + Manuel Menezes (Havas)

 

Marketing (Worten)

1º lugar: Mariana Coimbra (Era Imobiliária) + Francisco Vaz Santos (Nova SBE)

2º lugar: Sara Aguiar (P&G) + Filipe Santiago Lopes (Nos)

3º lugar: Catarina Espírito Santo (Nos) + Vanessa Marques (Nos)

 

Filme (Turismo de Portugal)

1º lugar: Francisco Machado (Judas) + Daniel Gordon (Trix)

2º lugar: Carlota Real (Judas) + Luís Ferreira Borges (Stream and Tough Guy)

3º lugar: Miguel Valente (Bar Ogilvy) + Beatriz Roque (BBDO)

 

Imprensa/Outdoor (Betclic)

1º lugar: Maria Branco (Judas) + Catarina Araújo (VML)

2º lugar: Joana Quintela Moura (Havas) + Mariana Trindade (Uzina)

3º lugar: Guilherme Kaufmann (FunnyHow) + Rúben Vilaça (FunnyHow)

 

Digital (Nos)

1º lugar: Tomás de Matos Almeida (BBDO) + João Chicau (VML)

2º lugar: Nuno Miguel Coelho (Acne Lisboa) + Tomás Toste (freelancer)

3º lugar: Welzimar Silva + Pedro Silva (O Escritório)

 

Design (MOP)

1º lugar: David Canaes (Fuel) + Francisco Roque do Vale (VML)

2º lugar: Michelle Silva (Judas) + Carolina Gonçalves (Judas)

3º lugar: Mercedes Alves (This is Pacifica) + Eduardo Abilheira (Abilheira.design)

 

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)

O Instagram e o X foram as plataformas digitais usadas pela editora Penguin Random House, que, em parceria com a agência Bar Ogilvy, criou perfis para autores como Fernando Pessoa, Virginia Woolf, Eça de Queirós, Charles Bukowski, Jane Austen e George Orwell

Desenvolvida pela Bar Ogilvy para a Penguin Random House, Comentários de Autor é o nome da campanha publicitária que a editora livreira encomendou para promover o Dia Mundial do Livro, que se assinala anualmente a 23 de abril. Com direção criativa de João Amaral e Nuno Riça, direção de arte de Catarina Moura e Rita Alvarez e produção de Nuno Calado, tem redação de Beatriz Martinho, Jorge Simões e Gonçalo Neves e pôs ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais ao longo das últimas semanas.

Fernando Pessoa, Virginia Woolf, Eça de Queirós, Charles Bukowski, Jane Austen e George Orwell foram alguns dos autores usados nos perfis que foram criados no Instagram e no X. “Os livros comentam o mundo” é a afirmação que está na génese da ação promocional, gerida nas duas redes sociais selecionadas para a campanha por Tatiana Duque. O filme que a integra, divulgado a 23 de abril, foi produzido pela Jungle Corner, com sonoplastia da Estrela de Alcântara e locução de Joana Manuel.

“Há um ano, um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que 58,1% dos portugueses não leram um único livro em 2022. Um valor que nos surpreendeu a todos, sobretudo numa altura em que todos os nossos familiares e amigos não param de falar de coisas que leram, mas nas redes sociais”, explica Nuno Riça. “Quisemos levar os livros para onde os portugueses leem mais”, justifica também João Amaral.

“Cada autor comentou notícias, posts e tweets com excertos particularmente relevantes das suas obras. Com dezenas de comentários, os portugueses acabaram por ler grandes clássicos da literatura, mesmo sem se aperceberem”, esclarece a editora em comunicado de imprensa. “Cada perfil criado oferece mais informação sobre os autores, como um link direto para mais detalhes sobre as suas obras”, refere ainda o documento.

“Esta campanha é uma forma surpreendente de dar a conhecer os autores, aumentar a curiosidade para as suas obras e promover os hábitos de leitura no geral”, afirma Marta Cunha Serra, diretora de marketing e comunicação da Penguin Random House. O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor foi instituído na 28ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995, com a ambição de promover a literatura e os hábitos de leitura um pouco por todo o planeta.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre

Na quinta-feira, dia 18 de Abril, cerca de 40 empresários e executivos marcaram presença na primeira edição do Business Connection, evento de networking exclusivo, acompanhado de pratos únicos de autoria da renomada Chef Justa Nobre, em Lisboa.

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Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de criar e fortalecer conexões, desenvolver parcerias estratégias, conhecer as últimas tendências de mercado e receber insights valiosos vindos de profissionais de diversas áreas.
O Business Connection foi realizado pela E-goi – plataforma de automação de marketing omnicanal – com o objetivo de criar um ecossistema de oportunidades e inovação, acompanhado de uma experiência gastronómica. “A concepção do evento surgiu de uma necessidade de promover um ambiente dinâmico e inovador, no qual as oportunidades de negócio fossem uma consequência positiva. Fomos na contramão dos eventos mais tradicionais, um momento de descontração, bastante intimista, e as conversas surgiram naturalmente sobre Marketing, Inteligência artificial,  transformação digital, Ecommerce, Phygital, discutindo ações, estratégias e tendências”, explica o CEO da E-goi, Miguel Gonçalves.
Este evento de networking contou com o patrocínio da VTEX (plataforma de comércio digital), MEO Empresas (empresa de telecomunicações) e DreamMedia (plataforma Out-Of-Home).
Está previsto realizar-se a próxima edição em junho no Porto, num momento que certamente será marcado pela geração de novas oportunidades de negócio e o acompanhamento das últimas tendências do mercado.
Sobre a E-goi
A E-goi é uma empresa especializada em Automação de Marketing Omnicanal e Inteligência Artificial. Com 20 anos de história, auxilia empresas de mais de 40 países nas suas estratégias de comunicação com o cliente, para aumentar as vendas. Aliada à Inteligência Artificial, desenvolve soluções de Tracking 360°, Customer Data Platform, Loyalty, Hipersegmentação e projetos à medida, integrados às principais plataformas do mercado.
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