Imprensa em Portugal perde 124 mil leitores em 2024
Entre janeiro e dezembro, 5,562 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, segundo o Bareme Imprensa da Marktest. Os jornais são mais lidos do que as revistas, com 4,725 milhões de leitores

Meios & Publicidade
Temu e Shein reduzem investimento publicitário nos EUA devido às tarifas de Trump
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
Honey Guide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal quer atrair festivaleiros com campanha da Dentsu
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI desenvolve rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
BBDO conquista Grande Prémio e Agência Criativa do Ano nos Prémios Marketing M&P’24
Receitas da Havas crescem 4% para €676 milhões
A imprensa perde 124 mil leitores em 2024, para um total de 5,562 milhões de portugueses, o que representa cerca de 64,7% do universo de estudo do Bareme Imprensa da Marktest. “Isso significa que quase dois em cada três portugueses contactou com estes meios ao longo do ano”, refere a Marktest em comunicado de imprensa.
Em 2023, tinham sido contabilizados 5,686 milhões de leitores, entre os portugueses residentes no Continente com 15 e mais anos, que leram ou folhearam jornais ou revistas.
Entre janeiro e dezembro de 2024, a audiência média de imprensa também desce, cifrando-se nos 31,8%. “Essa foi a percentagem de portugueses que leu ou folheou a última edição de um qualquer título de imprensa estudado no Bareme Imprensa, num total de 2,734 milhões de indivíduos”, refere o documento. Em 2023, tinha sido de 34,6%, o que corresponde a uma redução de 2,8 pontos percentuais.
Segundo a edição de 2024 do Bareme Imprensa, os jornais são mais lidos do que as revistas, totalizando 4,725 milhões de leitores. “Os leitores de jornais representam 55% do universo estudado, ao passo que os leitores de revistas representam 42,9%, num total de 3,684 milhões de leitores”, destaca a Marktest. Em 2023, totalizavam 4,941 milhões de leitores, com os jornais a representar 57,5% do universo estudado e as revistas 45,5%.