Heineken inova em DOOH na UEFA Champions com Dentsu Creative, Publicis e LivePoster
A três meses da final da UEFA Champions League (UCL), a Heineken, patrocinadora oficial do torneio, vai trazer o tão cobiçado troféu da UCL para Portugal, onde pretende brindar com […]
Heineken inova em DOOH na UEFA Champions com Dentsu Creative, Publicis e LivePoster
A três meses da final da UEFA Champions League (UCL), a Heineken, patrocinadora oficial do torneio, vai trazer o tão cobiçado troféu da UCL para Portugal, onde pretende brindar com […]
A três meses da final da UEFA Champions League (UCL), a Heineken, patrocinadora oficial do torneio, vai trazer o tão cobiçado troféu da UCL para Portugal, onde pretende brindar com os verdadeiros fanáticos de uma maneira única. Através de uma ação fake out-of-home (FOOH), uma técnica inovadora que combina imagens reais com computação gráfica, o troféu de vencedor da UCL estará “visível” em Lisboa e no Porto.
Esta experiência visual estará disponível nas redes sociais da Heineken, bem como em reels, stories e no feed do Facebook e Instagram da marca. Uma motivação digital extra para os adeptos do FC Porto, a única equipa portuguesa ainda em prova.
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Após a passagem pela Invicta, nesta terça-feira, o troféu seguirá para Lisboa, onde estará “exposto” na rotunda do Marquês de Pombal no dia seguinte. Esta iniciativa faz parte da campanha “Um brinde aos verdadeiros fanáticos”, onde a Heineken procura redefinir o verdadeiro significado de ser um adepto incondicional de futebol.
Além da ação FOOH, a marca lançou uma inovação em digital out-of-home (DOOH) em colaboração com a Dentsu Creative, a Publicis e a LivePoster. Lisboa e Porto serão palco de uma ação estratégica de real-time content, com mupis digitais que vão transimitr uma contagem decrescente para os jogos da UCL e apresentar os golos e resultados durante os 90 minutos de cada partida.
Os fãs de futebol vão ser expostos a mupis de norte a sul do país, convidando-os a assistir aos jogos da UCL nos pontos de venda Heineken mais próximos. Em ações digitais, a Heineken desenvolveu rich media com countdown para os jogos, resultados em tempo real e comemoração dos golos. Além disso, a marca promove a interação dos consumidores com um passatempo para vencer bilhetes garantidos nos jogos da fase final da UCL, e inclui ainda um mapa de bares aderentes.
“Sintra assume um papel fundamental na nossa estratégia de crescimento, permitindo às marcas comunicar de forma impactante junto de um público diversificado e altamente ativo”, explica Ricardo Bastos, CEO da DreamMedia
A DreamMedia vence o concurso de concessão de publicidade exterior em mobiliário urbano na zona de Sintra para os próximos 15 anos, garantindo a exclusividade da exploração de 90% dos suportes publicitários do município até 2040 e passando a conseguir atingir cerca de 71% da população do concelho.
“Esta conquista representa um passo estratégico para a nossa afirmação na Área Metropolitana de Lisboa, consolidando a nossa liderança no setor do mobiliário urbano. Sintra, sendo a segunda maior cidade do país, assume um papel fundamental na nossa estratégia de crescimento, permitindo às marcas comunicar de forma impactante junto de um público diversificado e altamente ativo”, afirma Ricardo Bastos, CEO da DreamMedia, citada em comunicado de imprensa.
A vitória no concurso permite à empresa reforçar o número de suportes e instalar novos equipamentos, mais sustentáveis e tecnologicamente avançados, em pontos estratégicos, garantindo a cobertura publicitária nos principais eixos urbanos, em zonas comerciais de grande movimento e em áreas residenciais de maior densidade.
Realizador português radicado no Brasil lança produtora em Portugal
André Chitas (na foto, ao centro) associa-se aos brasileiros René Sampaio (à esq.) e Krysse Mello (à dir.), da Barry Company, para fundar a B Groove Company. A nova produtora vai trabalhar em publicidade e em ficção, em colaboração com a Page, de Nick Page e Nick Roycroft
O realizador André Chitas, radicado no Brasil desde 2012, regressa a Portugal para lançar a B Groove Company, produtora que vai trabalhar em publicidade e ficção, em sociedade com a produtora brasileira Barry Company, onde trabalha como realizador desde que chegou ao Brasil, há cerca de 12 anos.
“Além de estar cansado de São Paulo, queria filmar no meu país”, revela ao M&P André Chitas, que convidou o alentejano Fernando Serzedelo, que também viveu durante vários anos no Brasil, para o cargo de produtor executivo da B Groove Company. E embora a apresentação pública da nova produtora tenha acontecido em meados de março, o projeto começou a ser idealizado no último trimestre de 2024.
“Recebemos alguns pedidos de clientes e já estamos a desenvolver projetos de ficção”, conta André Chitas, ex-assistente do realizador Augusto Fraga, e um dos sócios da Krypton, onde iniciou a carreira de editor e realizador. “A publicidade é um mercado mais voraz, mas a reação está a ser muito boa, até porque algumas agências já conheciam o meu trabalho. Apesar de Portugal ser um mercado muito pequeno, por vezes, quando entra um novo ‘player’, as peças movimentam-se e o xadrez muda”, sublinha.
O realizador lisboeta, que já ganhou prémios em festivais de criatividade internacionais, como o Cannes Lions e o El Ojo de Iberoamérica, aventura-se no negócio em colaboração estratégica com a produtora Page, de Nick Page e Nick Roycroft, sediada em Lisboa. “Temos um acordo, eles cedem-nos as instalações e, através de um laboratório criativo, desenvolvemos ideias de anúncios e de ficção, que coproduzimos”, explica André Chitas.
A preparar uma longa-metragem, André Chitas conta, além das sinergias com a Barry Company e a Page, com a colaboração dos realizadores Boy Princess, Gabriel Augusto, Mylena Saza e Paulo Nascimento. “Acredito no enorme potencial criativo do país e espero contribuir de forma construtiva para o mercado, trazendo a minha experiência e visão de mundo que adquiri ao longo dos anos em que estive fora”, refere.
A Barry Company, que se expande para a Europa através da B Groove Company, é a produtora de ‘Impuros’, a série mais vista na América Latina e uma das produções mais prolongadas da The Walt Disney Company, estando também envolvida no filme ‘O Filho de Mil Homens’, uma adaptação para o cinema do livro de Valter Hugo Mãe, protagonizado por Rodrigo Santoro.
Studio Nuts ressignifica papelões dos sem-abrigo em campanha para o CASA
A campanha de consignação do IRS a favor do Centro de Apoio ao Sem Abrigo é protagonizada por Sofia Aparício e Heitor Lourenço (na foto) e inclui a distribuição de cartões de papelão com o apelo, em estações de metro e paragens de autocarro
Numa altura em que se começa a preparar a entrega do IRS e que o número de sem-abrigo cresce em Portugal, o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, apresenta-se com uma das primeiras campanhas dedicadas à consignação do IRS, destacando a importância de um gesto simples que pode transformar a vida de quem vive na rua.
A campanha do Studio Nuts, com fotografia de Daryan Dornelles, parte de um conceito visual impactante, que ressignifica os pedaços de cartão de papelão, frequentemente utilizados por pessoas em situação de sem-abrigo para pedir ajuda, transformando-os num convite à solidariedade.
Nos dois filmes que integram a campanha, os atores Heitor Lourenço e Sofia Aparício fazem a ligação ao duplo sentido do que é um palco (o ‘glamour’ da ficção no teatro e no cinema, e a dureza da realidade da vida) e surgem com os papelões, que apelam à consignação do IRS a favor do CASA.
O projeto inclui também intervenções no espaço público, com a distribuição estratégica de cartões de papelão com a mensagem da campanha, em locais de grande circulação como estações de metro e paragens de autocarro, despertando a atenção para o tema e incentivando a consignação, no momento, através do código QR. Imprensa e plataformas digitais são os meios envolvidos na divulgação da campanha.
“Quando encontramos a ligação certa com o consumidor, os resultados não falham”
A ‘Scratchboards’ (na foto), da David Madrid para a Activision, é a campanha que Inês Reis gostaria de ter feito. A ‘Influenciadores de Seguros’, para a Génesis, é a que a redatora da Leo Burnett mais gostou de fazer, revela na rubrica Como É Que Não Me Lembrei Disto?
Perante uma crise de criatividade, Inês Reis, redatora da Leo Burnett Lisboa, fia-se no tempo e acredita que alguma ideia irá chegar. No entretanto vai vendo referências de que gosta e afunilando-as até estarem cada vez mais próximas do problema que tem para resolver.
É precisamente a esperteza de uma ideia o que a leva a eleger a campanha ‘Scratchboards’ como aquela que gostaria de ter feito e que lhe faz encarar a profissão como ‘realizadora de sonhos’. “Tudo depende da história que contamos”, argumenta a redatora criativa. A escolha terá alguma componente emocional, uma vez que Inês Reis trabalha na David Madrid, responsável pela ‘Scratchboards’, antes de regressar a Portugal.
O que redatora quer mesmo da profissão é a possibilidade de contar histórias e fazer com que as pessoas sintam algo, nem que seja apenas um sorriso num dia mau. Talvez por isto, a campanha que mais gostou de fazer é a ‘Influenciadores de Seguros’, para a Génesis.
“Fez-me rir quando a desenvolvemos e ainda me faz rir quando a revejo”, revela Inês Reis, que considera que “há ideias incríveis a sair em todo o lado, que ainda nos surpreendem e fazem ver que há sempre forma de conseguir fazer sair algo bom e cada vez mais humano”.
Qual é a campanha que gostaria de ter feito?
A ‘Scratchboards’, da David Madrid para a Activision, criadora de jogos eletrónicos.
Quais são as razões dessa escolha?
Provavelmente a adolescente dentro de mim que ainda acha que um dia vai conseguir fazer um ‘hardflip’. Mas acima de tudo, o facto de ser uma ideia divertida. O nosso trabalho é ligar marcas e pessoas, e se podemos fazer com que seja divertido para nós e para elas, não há nada mais recompensador.
O que é que lhe chamou mais a atenção? O texto, a imagem, o protagonista ou outro aspeto da campanha?
A esperteza da ideia. Usar a própria tábua de skate como meio, partindo do ‘insight’ de que ‘quanto mais andas mais a riscas’, é genial. Depois, toda a execução. Encontrar a forma e materiais certos, para que a ideia realmente funcione, deve ter sido um desafio interessante.
Como millennial que sou, imaginar que alguém fez uma campanha com o Tony Hawk [skater norte-americano vencedor de 12 campeonatos de skate vertical e de três campeonatos mundias de ‘street style’] deixa-me só roída de inveja (boa).
Esta campanha inspirou-a a nível criativo? Em quê e de que formas?
No meio de todo o trabalho que temos no dia a dia, é sempre bom poder olhar para algo tão refrescante e fora do formato. Além do mais, mostra que quando encontramos a ligação certa com o consumidor, os resultados não falham.
Esta ideia faz-me ver a nossa profissão como ‘realizadora de sonhos’, se é que posso pô-lo desta forma – se calhar demasiado otimista, mas por que não? Tudo depende da história que contamos.
As campanhas internacionais e nacionais estão mais ou menos criativas?
Cada vez temos de ser mais criativos. Para dar a volta ao que já vimos e ao que já foi feito, e conseguir gerir toda a informação e meios com que somos bombardeados diariamente.
Mas, felizmente, isso também significa que temos cada vez mais ferramentas para o fazer, e estamos num bom caminho. Há ideias incríveis a sair em todo o lado, que ainda nos surpreendem e fazem ver que há sempre forma de conseguir fazer sair algo bom e cada vez mais humano.
Qual é a campanha que fez que mais a concretizou profissionalmente?
A ‘Influenciadores de Seguros’, para a Génesis. Na altura estava longe de pensar que ia ter de fazer filmes para uma seguradora, e muito menos que pudessem ser tão engraçados, tendo em conta o setor que é.
Conseguimos um resultado diferente daquilo a que estamos habituados a ver, tanto a nível de narrativa como visualmente, e isso deixa-me super feliz. É uma campanha que me fez rir quando a desenvolvemos e que ainda me faz rir quando a revejo.
Como é que chegou a esta ideia e avançou para a execução?
Entre uns dispares aqui e ali no meio de uma conversa entre nós, começámos a falar ‘dos outros’. Dos nossos tios, vizinhos e colegas… dos que todos os dias nos influenciam ou tentam. E foi assim que chegámos ao ‘insight’.
A fase seguinte foi encontrar estes ‘influencers’. Um casting medido quase pelo quanto nos divertimos a ver os personagens e o quão bem representavam cada perfil. Ter um cliente que alinhou à primeira e esteve sempre do lado da ideia foi a cereja no topo do bolo.
O que é que faz quando não tem ideias?
Fio-me no tempo e na expetativa de que alguma ideia vai chegar. ‘Too risky’? Talvez. Mas entretanto vou vendo coisas que me dão gozo, referências de que gosto, e vou afunilando até estarem cada vez mais perto do que tenho de resolver. Desfoco para poder voltar a focar. Mas, muitas vezes, nada como uma boa conversa ou troca de ideias com outra pessoa.
Ficha técnica
Campanha ‘Scratchboards’ Cliente Activision Agência David Madrid CCO Pancho Cassis Diretora de operações Sylvia Panico Diretores criativos executivos Saulo Rocha e André Toledo Redator Guilherme Pinheiro Diretores de arte Pedro Gabbay, Rafael Ochoa e Camilo Jiménez Ilustradores Fabio Vido, Pedro Gabbay e Rafael Ochoa Diretores de produção Brenda Morrison Fell e Alejandro Falduti Produtores Thiago Zveiter e Santi Lardín Editor Cristian Migueliz Diretora de contas María García Herranz Supervisora de contas Irene León País Espanha Ano 2022
Ficha técnica
Campanha ‘Influenciadorses de Seguros’ Cliente Génesis Agência Leo Burnett Lisboa Diretor criativo executivo Steve Colmar Diretor criativo Lucas Yu Redatores Inês Reis e Freddie Brando Diretor de arte Gil Santos Designer Gil Santos Produtora Cristina Almeida Diretora de conta Paula Lopes Executiva de contas Cuca Freches Diretora de estratégia Patrícia Araújo Produtor gráfico Rui Caracol Produtora Playground Produtor executivo João Abreu Diretor de fotografia Duarte Domingos Fotógrafo João Marques Assistente de realização Paulo Rebelo ‘Bilú’ Editor Sérgio Pedro País Portugal Ano 2023
Políticas de Donald Trump põem em causa receitas publicitárias nos Estados Unidos
Brian Wieser, diretor e analista financeiro da consultora Madison and Wall, enfatiza que as políticas económicas vão ter um “vasto leque de consequências para as empresas”. As medidas do DOGE, por outro lado, estão a afetar as agências criativas e de marketing com contas de organismos governamentais
O crescimento das receitas de publicidade nos Estados Unidos, em 2025, será mais baixo do que o previsto anteriormente, devido às políticas económicas seguidas pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prevê a empresa de consultoria norte-americana Madison and Wall, noticia a Ad Age.
A consultora reduz a previsão de crescimento das receitas publicitárias em 2025 para 3,6%, excluindo os gastos com publicidade política, o que representa uma descida em relação à previsão de 4,5% feita em dezembro de 2024. “A redução deve-se às tarifas impostas por Donald Trump que restringem o comércio livre, às proibições de viagens que podem limitar o trabalho de imigrantes, bem como a uma maior dependência das preferências idiossincráticas do presidente, em vez de se orientar em políticas em que as empresas historicamente confiavam nos Estados Unidos”, explica Brian Wieser, diretor e analista financeiro da Madison and Wall, citado na Ad Age.
Brian Wieser enfatiza que estas políticas vão ter um “vasto leque de consequências para as empresas”, que passam a ser mais cautelosas com os investimentos, incluindo em marketing, bem como para os consumidores, que se preparam para um cenário económico adverso. De acordo com a previsão, o crescimento será mais acentuado no primeiro semestre de 2025 do que no segundo, “em parte porque as consequências das novas políticas governamentais não se farão sentir imediatamente”.
O objetivo da atual administração de reduzir os custos do Governo está a afetar as agências criativas e de marketing responsáveis pelas contas dos diferentes organismos governamentais. O Department of Government Efficiency (DOGE), liderado por Elon Musk, proprietário do X e conselheiro de Donald Trump, pretende poupar um bilião de dólares (€916 mil milhões) e já está a implementar medidas em quase todas as instituições governamentais.
Alguns departamentos estão a ser mais afetados do que outros, incluindo o Departamento de Assuntos de Veteranos e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, o que leva ao cancelamento de contratos com agências de publicidade e marketing, e à interrupção de campanhas. Por sua vez, as agências são forçadas a reduzir postos de trabalho e a concentrarem-se em novas áreas.
WPP, Dove e Unilever lideram rankings setoriais do The WARC Media 100
A campanha ‘Welcome To The Group’ (na foto), da PHD Costa Rica para a Nosotras Women Connecting, ocupa o primeiro lugar na tabela de campanhas internacionais do WARC. Mindshare Worldwide e Serviceplan também se destacam
WPP, Dove, Unilever, PHD Costa Rica, Mediaplus Munich, Mindshare Worldwide, Serviceplan e Estados Unidos lideram os rankings setoriais de 2025, do WARC Media 100. Compilado pelo World Advertising Research Center (WARC), o estudo agrega os resultados dos prémios de media globais e regionais mais importantes de 2024.
A campanha ‘Welcome To The Group’, criada pela PHD Costa Rica para a Nosotras Women Connecting, iniciativa que promove o empoderamento profissional feminino, ocupa o primeiro lugar na tabela referente às campanhas. Em segundo lugar, surge a campanha ‘The Hidden Story’, da Havas Play Paris para a associação L’Enfant Bleu, à frente de ‘The Handshake Hunt’ da Gut São Paulo, para a Mercado Livre, em terceiro.
O ranking de marcas é liderado pela Dove, que mantém a primeira posição da tabela, com várias campanhas a figurar no top 100. Em segundo lugar, surge a Warner Bros, que entra pela primeira vez para a tabela, sendo a terceira posição ocupada pela Sprite.
Com campanhas da Dove, Lifebuoy, Vim e Sunlight, a Unilever lidera o ranking de anunciantes pelo sexto ano consecutivo. A Coca-Cola, que ocupava o último lugar no top 10 em 2021, surge agora na segunda posição. O terceiro lugar pertence à PepsiCo, que no ranking do ano passado ocupava a nona posição.
No avaliação de países, o primeiro lugar é ocupado pelos Estados Unidos, que conseguem ter 19 campanhas nas 100 mais premiadas internacionalmente. Na segunda posição, surge o Reino Unido, à frente da Índia. Vietname, China, Brasil e Turquia estreiam-se no top 10.
Mediaplus Munich é a agência criativa mais premiada
A Mediaplus Munich é a agência criativa que mais prémios conquista em 2024. A agência independente alemã, que tinha sido terceira no ranking referente a 2023, consegue incluir sete campanhas no top 100. A Mindshare New York, com cinco campanhas, ocupa a segunda posição do ranking setorial de agências. A EssenceMediacom New York figura em terceiro lugar, subindo da 16ª posição.
O grupo WPP mantém-se firme na liderança do ranking referente aos grupos de agências criativas, ocupando a primeira posição da tabela desde 2018, fruto dos resultados alcançados pela Mindshare Worldwide, pela EssenceMediacom, pela Wavemaker e pela VML. Em segundo lugar, pelo oitavo ano consecutivo, surge o grupo Omnicom. O Publicis Groupe sobe uma posição e ascende ao terceiro lugar da tabela.
O ranking setorial das redes de agências de meios é liderado pela Mindshare Worldwide, que tinha sido segunda na tabela de 2023. As filiais de Nova Iorque, Xangai, Bombaim, Ho Chi Minh e Bangalore são as cinco agências da Mindshare no top 50 que mais contribuem para os resultados obtidos pela empresa do grupo WPP. A EssenceMediacom sobe à segunda posição, com o contributo de quatro agências, sendo o terceiro lugar ocupado pela PHD Worldwide.
A Serviceplan surge na primeira posição no ranking das redes de agências de meios independentes, impulsionada pelos prémios conquistados pela Mediaplus Munich, com campanhas para marcas como BMW, Animal Alerts e Anzen Health. As restantes posições não são divulgadas, sendo que as listagens completas só são tornadas públicas no próximo dia 25.
Pedro Fernandes leva troféu da Liga Portugal Betclic a todo o lado
“Esta campanha da Liga Portugal Betclic é mais uma demonstração de como procuramos ser inovadores, promovendo o nosso compromisso para com o desporto, os clubes e, em especial, os adeptos”, refere Tiago Simões, gestor nacional da Betclic
A nove jornadas do final do campeonato português de futebol, a Betclic e a Liga Portugal Betclic dão início a um ‘roadshow’ do troféu à boleia do humorista e animador de rádio Pedro Fernandes (na foto), que terá a missão de levar a taça a locais menos habituais, mas onde há paixão pelo futebol.
A campanha ‘Liga Betclic e manda vir o Troféu’ tem criatividade da Dentsu Creative Portugal, produção da Krypton e planeamento de meios da OMD, convidando os adeptos a ligarem para o 808 200 200 e sugerirem um destino especial para a taça.
“Gravar esta campanha foi uma aventura. Entrar no papel de estafeta do troféu e dar o pontapé de saída para esta viagem foi divertido e especial”, adianta Pedro Fernandes citado em comunicado de imprensa.
Com direção-geral de Patrick Stilwell, direção criativa executiva de Ivo Purvis, direção de arte de Madalena Montellano e João Miquelina e redação de Diogo Stilwell, o anúncio mostra Pedro Fernandes a enfrentar uma série de adversidades para conseguir cumprir a missão de levar o troféu a aniversários, despedidas de solteiro e até mesmo reuniões de condomínio.
“Esta campanha da Liga Portugal Betclic é mais uma demonstração de como procuramos ser inovadores, promovendo o nosso compromisso para com o desporto, os clubes e, em especial, os adeptos. Através do seu amor e paixão, são o 12º jogador em qualquer estádio durante toda a época, pelo que que também aqui quisemos que fossem uma peça fundamental”, refere Tiago Simões, gestor nacional da Betclic, citado em comunicado de imprensa.
O filme publicitário é realizado por Fred Oliveira. Sergi Gallardo assume a direção de fotografia, estando a produção executiva entregue a João Vilela e Ricardo Estevão, e a gestão de produção a cargo de Alexandra Ribeiro e Ana Ribeiro. Com edição de José Barreiros e coordenação de pós-graduação de Neia Oliveira, o ‘spot’ tem efeitos especiais da Cine Set e efeitos visuais 3D do Musgo Studio.
A Yellow Color Studio assina a graduação de cor e a Som de Lisboa a sonoplastia do anúncio, que está a ser divulgado em televisão, rádio, exterior e digital. As fotografias da campanha são do estúdio fotográfico On Shot. No final da época, a viagem de Pedro Fernandes culmina com a entrega do troféu ao campeão da Liga Portugal Betclic 2024/25.
Rodrigo Viana de Freitas no júri do Festival de Publicidade de Kiev
O cofundador e CEO da Central de Informação integra o júri que vai avaliar os projetos a concurso nas categorias de ‘Experience & Activation’, ‘PR’, ‘Direct Marketing’, ‘Brand Experience Craft’, ‘PR Craft’ e ‘Direct Marketing Craft’
O júri do Festival Internacional de Publicidade de Kiev conta este ano com Rodrigo Viana de Freitas, cofundador e CEO da Central de Informação, agência de comunicação, relações púbicas e estratégias digitais, e presidente executivo da Internacional Public Relations Network.
Rodrigo Viana de Freitas integra o Jury Team 4, para avaliação de projetos nas categorias de ‘Experience & Activation’, ‘PR’, ‘Direct Marketing’, ‘Brand Experience Craft’, ‘PR Craft’ e ‘Direct Marketing Craft’. O prazo limite para entrega de candidaturas em competição termina a 25 de abril, sendo que a cerimónia de entrega de prémios decorre em Kiev no dia 30 de maio.
O festival regista anualmente 700 candidaturas de agências de todo mundo e é composto por seis equipas de jurados para análise das diferentes categorias em competição. Apesar do contexto de guerra no país, o festival mantém-se ativo, registando um número crescente de participações.
Fundado em 2000, o Festival Internacional de Publicidade de Kiev tem vido a tornar-se um importante palco para agências internacionais, empresas de produção e criadores independentes, bem como para profissionais de indústrias criativas de todo o mundo. É ainda uma plataforma de ideias criativas e soluções inovadores em publicidade.
Sport Zone celebra Dia do Pai com campanha multicanal
A Sport Zone assinala a data com uma campanha, idealizada internamente pela marca, que incentiva pais e filhos a fortalecerem laços e criarem memórias através do desporto. O planeamento de meios é da Zenith
A Sport Zone apresenta a campanha ‘Um Desporto para Cada Pai’, com o objetivo de celebrar os laços familiares e a atividade física. Seja para quem procura adrenalina, para quem vê no fitness uma forma de equilíbrio ou para quem encontra no padel o momento perfeito para conviver, a campanha, que tem a assinatura criativa das equipas internas da marca e a Zenith como agência de meios, convida as famílias a descobrirem o desporto que melhor representa a sua relação.
De 6 a 19 de março, pais e filhos podem aproveitar 20% de desconto numa seleção de produtos de marcas como Nike, Adidas, Puma, entre outras, para promover a criação de memórias enquanto praticam desporto juntos. A campanha 360º está presente em lojas, plataformas digitais, redes sociais e meios audiovisuais, e terá também um ‘spot’ publicitário de dez segundos em televisão e rádio, reforçando a ideia de que o melhor presente é aquele que se vive.
Os membros do Sport Zone Club podem participar num passatempo exclusivo, com a oportunidade de ganhar um dos packs desportivos temáticos criados especialmente para esta ocasião. Com esta campanha, a marca reafirma o compromisso de tornar o desporto acessível a todos, promovendo momentos de partilha e celebração entre pais e filhos.
CEO da FCB New York revela o que faz para gerir a agência mais premiada do mundo
Em cinco anos, Emma Armstrong (na foto) implementa uma estratégia que converte o que era “uma boa agência” na agência criativa mais premiada do mundo. A campanha ‘Dreamcaster’, que cria para a Michelob Ultra, é a mais premiada de sempre
Emma Armstrong gere a agência mais premiada do mundo, segundo os World Creative Rankings 2025 do The Drum, a FCB New York, que é também responsável pela campanha ‘Dreamcaster’, da marca de cerveja norte-americana Michelob Ultra que é a mais premiada de sempre, de acordo com a publicação.
“A nossa função é criar trabalhos que se destaquem, que nunca tenham sido vistos antes, que surpreendam pela originalidade. Essa missão pode parecer muito assustadora, uma vez que exige uma atitude corajosa. O nosso trabalho é fazer as coisas com segurança, por considerarmos que essa é a estratégia certa para o negócio”, esclarece Emma Armstrong, CEO da FCB New York desde 2019, em entrevista ao The Drum.
Na altura em que assume o cargo, depara-se com o que descreve como “uma boa agência”, mas longe de ser aquilo que é hoje. Em apenas cinco anos, entre 2019 e 2024, a FCB New York triplica o volume de negócio e, só no ano passado, conquista 12 novos clientes, incluindo as marcas Cheez-It, Pringles, Rice Krispies Treats e Eggo.
“Qualquer agência pode ter um ano de sucesso ou um trabalho que se destaque num determinado momento. Mas [nos últimos cinco anos], tentámos realmente focar-nos na excelência criativa sustentada no sucesso dos nossos clientes e tem sido realmente gratificante ver essa estratégia ganhar vida e a ser bem sucedida”, admite a dirigente.
A importância de estreitar relações com os clientes
Para além da criatividade diferenciadora, fundamental numa era onde muitas marcas voltam a ter medo de arriscar, por receio das reações negativas que as campanhas mais arrojadas possam vir a gerar nas redes sociais, o sucesso da agência americana deve-se, na opinião de Emma Armstrong, à relação de confiança que a agência tem vindo a estabelecer com os clientes.
“Não se atinge o nível de crescimento que tivemos nos últimos cinco anos se perdermos clientes tão rapidamente como os ganhamos. Tivemos a sorte de ter pessoas excelentes que atraíram clientes excelentes, que querem fazer um trabalho criativo incrível, e que faça a diferença no seu negócio”, reconhece a responsável, que também aposta na valorização contínua dos colaboradores da agência, pertencente ao Interpublic Group (IPG).
“Temos muita autonomia para gerir a agência da melhor forma para os clientes, para o trabalho e as pessoas, e para os criativos talentosos que temos na agência. Mas também de termos todos os recursos da ‘holding’ à nossa disposição, desde os dados da Axicom a vários recursos provenientes de parcerias incríveis”, salienta Emma Armstrong.
Apesar a boa fase que a FCB New York atravessa e das conquistas que tem conseguido nos últimos cinco anos, a fusão iminente entre o IPG e a Omnicom, anunciada na primeira semana de dezembro de 2024, deixa o futuro da agência criativa em aberto. “Acreditamos firmemente que é possível ser uma agência criativa de muito sucesso com o apoio de uma ‘holding’. Acho que esse suporte nos favorece”, considera.
A campanha que 10,4 milhões de telespectadores viram
Para além de ser a agência mais premiada do mundo, a FCB New York é também a autora da campanha mais premiada de sempre. Concebido para a marca de cerveja Michelob Ultra, o anúncio acompanha o desenvolvimento de uma nova tecnologia que permite a cidadãos com deficiência visual sentir as emoções dos jogos de basquetebol da National Basketball Association (NBA).
O filme publicitário, que conquista 32 prémios no festival One Show 2024, 15 nos ADC Awards 2024, quatro nos The ANDY Awards 2024 e sete no Cannes Lions 2023, é produzido pela DaHouse Audio, pela Helo e pela Nepyru, com o propósito de tornar a modalidade desportiva mais acessível.
Protagonizado por Cameron Black, um cego que realiza o sonho de comentar um jogo da NBA em direto na televisão, o ‘spot’ mostra os preparativos para o grande dia, numa partida que opõe os New York Knicks aos Cleveland Cavaliers, terminando com gravações de telespectadores que elogiam o trabalho do comentador. O anúncio foi visto por 10,4 milhões de pessoas.
O impacto gerado leva a Michelob Ultra a investir 115 milhões de dólares (€105,4 milhões) em iniciativas de promoção da inclusão. “O cliente ficou de imediato entusiasmado com a ideia. Desenvolvemos a tecnologia, que está patenteada, para criar uma experiência que envolvesse os adeptos com deficiência visual, permitindo-lhes compreender um jogo de basquetebol ao vivo sem o ver”, explica Alexandre Abrantes, vice-presidente e diretor criativo executivo da FCB New York, em declarações ao The Drum.