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O que a geração Z espera dos anunciantes do Super Bowl

O Super Bowl é um dos momentos desportivos mais importantes do ano nos Estados Unidos da América, alcançando mais de 100 milhões de telespetadores, no entanto no paradigma atual da […]

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O Super Bowl é um dos momentos desportivos mais importantes do ano nos Estados Unidos da América, alcançando mais de 100 milhões de telespetadores, no entanto no paradigma atual da […]

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O Super Bowl é um dos momentos desportivos mais importantes do ano nos Estados Unidos da América, alcançando mais de 100 milhões de telespetadores, no entanto no paradigma atual da publicidade, impactar a geração Z pode ser desafiante para as marcas.

Um painel de representantes da geração Z, especialistas na área da publicidade e comunicação, organizado pelo AdAge, revelou as principais particularidades a ter em conta para apelar à geração Z neste histórico evento.

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Uma das principais revelações do painel foi a preferência clara pelo Paramount+, serviço de streaming que detém os direitos de transmissão do evento, sendo que a maioria do painel não possui canais por cabo.

Assim, enquanto dezenas de marcas desembolsam os sete milhões de dólares, cerca de 6,5 milhões de euros, necessários para um spot na CBS, os anunciantes do Paramount+ estão mais propensos a chegar à geração Z.

No cenário das redes sociais, a ênfase recai sobre os memes pré e pós-jogo, com destaque para o X para reações rápidas e memes ao vivo e para o TikTok para conteúdo pós-jogo. Ainda no tópico, os microinfluenciadores já são considerados mais eficazes, pois estão alinhados com as comunidades já envolvidas pela geração Z. Assim, as marcas devem estar preparadas para interagir com as particularidades da geração Z nas redes sociais e integrar os influenciadores nas suas campanhas para um maior impacto.

No que diz respeito aos anúncios do Super Bowl, as celebridades são bem-vindas, mas a chave está no efeito surpresa. Filmes publicitários recentes, como o spot da Doritos com Jack Harlow, Missy Elliott e Elton John, são referenciados como exemplos a seguir. O humor é fundamental, proporcionando uma fuga bem-vinda da realidade para a geração Z.

Os participantes esperam ver a evolução do Super Bowl, mas surpreendentemente, os códigos QR são descartados, considerados inconvenientes em ambientes lotados. Os membros do painel também tiveram ideias sobre a forma como a NFL pode envolver os fãs mais jovens ou os fãs que não veem futebol americano fora do Super Bowl, prevendo a popularização de transmissões em realidade virtual para uma experiência mais imersiva.

Admitiram também que gostavam que a liga se preocupasse em oferecer mais conteúdos de bastidores antes do espetáculo do intervalo e, ao destacarem comerciais memoráveis de edições do Super Bowl anteriores, os participantes reforçam a importância de criar anúncios que se destaquem e permaneçam na memória do consumidor.

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As marcas que cantam vitória no Super Bowl 2025 (com vídeos)

O anúncio da Mountain Dew (na foto) é considerado o mais divertido pela Daivid, mas, de acordo com um inquérito do iSpot.tv, os do Booking.com, da Budweiser, da Doritos, da Pringles e da Reese’s são os cinco ‘spots’ que os telespectadores mais elogiam

‘Get Your Stay Ridiculously Right’, da Booking.com; ‘First Delivery’, da Budweiser; ‘Abduction’, da Doritos; ‘The Call of the Mustaches’, da Pringles e ‘Don’t Eat Lava’, da Reese’s, são os cinco anúncios que mais agradaram aos telespectadores do Super Bowl 2025, segundo o inquérito promovido pela empresa de medição de audiências iSpot.tv a um número não divulgado de consumidores norte-americanos.

No entanto, de acordo com a Daivid, plataforma que analisa a eficácia criativa dos ‘spots’ recorrendo à inteligência artificial (IA) para prever as emoções que podem gerar, o momento mais divertido terá ocorrido quando o cantor e compositor britânico Seal aparece a cantar no fim do anúncio ‘Kiss From A Lime’ da Mountain Dew, com um corpo de foca, numa paródia ao nome do artista.

Com a participação da cantora e atriz Becky G, o filme publicitário, concebido pela agência criativa Goodby Silverstein & Partners e realizado por Taika Waititi, é outro dos mais elogiados, tal como ‘Dream Job’, o ‘spot’ nacional que a Google exibiu no intervalo publicitário do evento desportivo, que decorreu a 9 de fevereiro, no Caesars Superdome, em Nova Orleães.

Segundo a Sprout Social, ferramenta de gestão de redes sociais especializada em comunicação de marcas, o anúncio da Uber Eats ‘Century of Cravings’, protagonizado por Matthew McConaughy, Charli XCX e Martha Stewart, está a ser um dos mais comentados e partilhados nas redes sociais, tal como ‘Cowboy Head’, o ‘spot’ da Tubi, plataforma de ‘streaming’ da Fox, que conta com a participação da atriz Lauren Graham.

De acordo com a AdAge, a Google figura entre as marcas que mais brilharam no Super Bowl, com ‘Dream Job’, um filme idealizado pelo departamento criativo da empresa, que apela à emoção. Realizado por Henry-Alex Rubin, mostra um pai que viaja no tempo para recordar momentos em família que a IA nunca lhe conseguirá proporcionar.

Mantido em segredo até ao dia do Super Bowl, o regresso da Nike ao evento após 27 anos de ausência também está a ser apontado, pela AdAge, como uma vitória para a marca pela surpresa e pela narrativa. Concebido pela Wieden+Kennedy, o filme publicitário de 60 segundos conta com a participação da rapper Doechii e de desportistas como Jordan Chiles, Sabrina Ionescu, Sha’Carri Richardson, A’ja Wilson e Sophia Wilson.

Realizado por Kim Gehrig, o anúncio ‘So Win’ mostra as atletas pelos olhos dos críticos, intercalando grandes planos com imagens de competições desportivas em que participaram, para enaltecer a capacidade de resiliência das desportistas.

‘Brady Reboost’ da Duracell, protagonizado pelo comentador desportivo Kevin Burkhardt e pelo ex-jogador de futebol americano Tom Brady, é outro dos filmes publicitários do Super Bowl 2025 que a AdAge elogia. Com a duração de 30 segundos, mostra o antigo desportista a perder os sentidos e um cientista da marca a sugerir que o problema será falta de pilhas. O tom divertido do ‘spot’ agrada à audiência.

No entanto, nem todos os anúncios exibidos nos intervalos do Super Bowl estão a ser alvo de elogios. A AdAge critica os ‘spots’ ‘Hey Meta, Who Eats Art?’ e ‘Art Prank Gone Wrong’, concebidos pelo departamento criativo da Meta e protagonizados por Chris Hemsworth, Chris Pratt e Kris Jenner, considerando-os “elitistas e pouco apelativos”.

O anúncio ‘The Big Reward’ da Fetch é apelidado de “pouco criativo”, tal como ‘Sick of the System’, da Hims & Hers. Apesar da participação dos atores Orlando Bloom e Drew Barrymore, ‘Let’s Holiday’, o filme de 60 segundos da Highdive para a MSC Cruises, uma das muitas estreias no Super Bowl, também não entusiasma a AdAge, que o acusa de ser “demasiado forçado”.

A agência criativa norte-americana Initiate-It também analisou os anúncios exibidos no Super Bowl 2025 e salienta ‘Rabbit Hole’, da Tubi, por se estar a tornar no mais viral, apesar de não o considerar o melhor do ano. ‘Hold’, da Bud Light, é considerado o ‘spot’ mais envolvente por mostrar um momento de escape de uma comunidade.

Em contrapartida, ‘A Tale As Old As Websites’, da Squarespace, é uma das deceções do ano para a Initiate-It. “O ‘teaser’ era engraçado e adorei o humor inexpressivo de Barry Keoghan. No entanto, o resultado final deixa muito a desejar”, critica Kathryn Tucker, criativa da agência. 

‘When Sally Met Hellmann’s’, da Hellman’s, que recria uma das cenas mais emblemáticas do filme ‘Um amor inevitável’, protagonizado por Meg Ryan e Billy Crystal, é outra das campanhas criticadas, “pelos diálogos aborrecidos e pela falta de impacto”, lamenta Hayley Gilbert, coordenadora de marketing digital. Em contrapartida, a AdAge coloca-a na lista das 10 melhores campanhas do Super Bowl 2025.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Zippy procura estratégias de fidelização em Brief Aberto CCP

O vencedor ganha um prémio de €1000 e a possibilidade de ser jurado júnior no Festival CCP e de representar Portugal em iniciativas do ADCE. As inscrições estão abertas até 24 de março, podendo o envio das propostas ser feito até dia 25

Apresentar uma mecânica de fidelização para a Zippy, com a criação de um conceito e de ‘naming’, alinhado com o novo propósito ‘Zippy Helps Kids Rise’, é o desafio que a marca de moda infantil propõe no Brief Aberto CCP, concurso de propostas destinado a jovens talentos entre os 18 os 30 anos.

“O slogan ‘Zippy Helps Kids Rise’ foca-se em tornar cada interação da marca numa oportunidade de desenvolvimento infantil. Este propósito guia todas as estratégias da marca, incluindo um programa de fidelização que consiga oferecer algo significativo para o crescimento das crianças e o empoderamento das famílias”, explica o Clube da Criatividade de Portugal (CCP) em comunicado de imprensa.

O vencedor ganha um prémio de €1000 e a possibilidade de ser jurado júnior no Festival CCP e de representar Portugal em iniciativas do Art Directors Club of Europe (ADCE). Os participantes que chegarem a ‘shortlist’ recebem uma anuidade de sócio do CCP, passando a vigorar no Diretório CCP e a serem membros do ADCE.

As votações do Brief Aberto CCP decorrem de 27 de março a 4 de abril. O júri é composto por cinco elementos – três a convite do CCP (Alexandra Pereira, diretora-geral da DDB; Miguel Viana, diretor criativo executivo da Unlock Brands e Rodrigo Cardoso, diretor criativo da McCann) e dois elementos representantes da marca (Filipa Bello, diretora de marca e diretora criativa da Zippy/Losan e um segundo nome a anunciar pelo CCP), que irão eleger a melhor ideia que resolve o desafio proposto pela marca.

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Bar Ogilvy conquista conta da Frize (com vídeo)

A agência do grupo WPP é agora responsável pela estratégia de comunicação, criação e execução de campanhas integradas da Frize, confirma ao M&P o CEO da Bar Ogilvy. “Queremos trazer abordagens criativas que surpreendam e reforcem o caráter único e autêntico da marca Frize”, diz Miguel Ralha

Catarina Nunes

A Bar Ogilvy é a nova agência criativa da Frize, marca de águas com gás com origem em Vila Flor, em Trás os Montes, e detida pela Sumol Compal. A conta de criatividade transita da Fullsix, do grupo Havas, para a agência liderada por Miguel Ralha (CEO) e José Bomtempo (CCO).

A agência que integra o grupo WPP é agora responsável pela estratégia de comunicação, criação e execução de campanhas criativas integradas, confirma ao M&P o CEO da Bar Ogilvy, Miguel Ralha. A Fullsix começa por trabalhar a estratégia digital da Frize, em 2020, – em paralelo com outras marcas do grupo, a Sumol e a Compal -, sendo também responsável pelas campanhas publicitárias nos últimos anos.

“É com muita sede de criatividade que recebemos na Bar Ogilvy a Frize, uma marca sempre pronta a trilhar novos caminhos e que acreditamos que será uma fonte constante de criatividade”, refere Miguel Ralha, acrescentando que “queremos trazer abordagens criativas que surpreendam e reforcem o caráter único e autêntico da marca Frize”.

A Frize é conhecida por seguir um posicionamento próprio e uma linguagem original na comunicação e nas campanhas publicitárias, destacando-se pela inovação em termos de produto. É criada em 1994, como ‘uma água com gás até para quem não gosta de água com gás’ e, em 2002, lança em Portugal a primeira água com sabor, a Frize Limão.

Uma das inovações mais recentes é a Frize Laranja, em 2024, que é acompanhada pela campanha de publicidade exterior ‘Frescos Frize’, que combina arte e ilustração para estimular o debate de temas sociais.

Para trás fica a descoberta, em 1725, desta água de nascente com elevado teor de gás carbónico natural, que o médico do rei de Portugal na época classifica como uma ‘água benta’, devido aos alegados benefícios para a saúde. O alvará de concessão é atribuído em 1893 e a exploração comercial arranca sob a marca Bem Saúde.

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OpenAI e Perplexity estreiam-se no Super Bowl. Google promove IA nos pequenos negócios

A OpenAI investe num anúncio, a exibir num dos intervalos publicitários do Super Bowl. A Perplexity também esteve em negociações com a Fox Sports, mas mudou de estratégia. A Google publicita o Gemini em 50 dos 51 anúncios que apresenta

A OpenAI e a Perplexity, duas das maiores empresas globais de desenvolvimento de soluções de inteligência artificial (IA), estreiam-se no Super Bowl 2025, a 9 de fevereiro. A Google, empresa que também investe em IA, aproveita a ocasião para publicitar o Google Workspace, marca que se estreia no evento associada ao Gemini. A intenção é mostrar como é que a IA potencia o crescimento de pequenos negócios.

Após revelar o novo logotipo, a OpenAI, dona do ChatGPT,G investe num anúncio num dos intervalos publicitários do Super Bowl. O filme publicitário, mantido em segredo ao longo das últimas semanas, faz parte da primeira campanha de âmbito nacional que a empresa tecnológica lança nos Estados Unidos.

“Esta estratégia faz muito sentido para a OpenAI, sendo uma oportunidade para desenvolver a ligação da marca às grandes audiências”, comenta Nicole Greene, analista da consultora Gartner, citada na AdAge.

A Perplexity também esteve em negociações com a Fox Sports para ter um anúncio num dos intervalos do Super Bowl, mas acabou por desistir da ideia de se estrear no evento e mudar de estratégia. A empresa que desenvolveu o Perplexity AI prefere investir três milhões de dólares (cerca de €2,89 milhões) nas gravações de vídeos para as redes sociais, que contam com a participação de influenciadores digitais desportivos, a bordo de um Tesla.

“Tínhamos a sensação de que todas as empresas de IA iriam investir [no Super Bowl], pelo que seria difícil destacarmo-nos no meio de todas elas”, justifica Dmitry Shevelenko, diretor de negócios da Perplexity, citado na Ad Age.

Google promove Gemini Live AI

A Google volta a apostar forte no Super Bowl, sendo um dos maiores investidores da edição deste ano do evento desportivo. Apesar de não ter avançado valores de investimento, a empresa anuncia que vai exibir 51 anúncios, 50 ‘spots’ regionais de 30 segundos (um por cada estado) e um filme publicitário nacional, que promove a tecnologia Gemini Live AI.

Batizado ‘Dream Job’, o anúncio de 60 segundos, que tem uma versão com cerca de dois minutos que vai ser apresentada nas redes sociais e no YouTube, é exibido no segundo intervalo publicitário da competição desportiva.

Localmente, a empresa vai promover a utilização do Google Workspace, marca que se estreia no Super Bowl, em integração com o Gemini, mostrando como é que a ferramenta de IA pode potenciar o crescimento de pequenos negócios.

Para o desenvolvimento do projeto, a Google recorreu ao Gemini para reduzir a lista de 34 milhões de startups para cerca de 500 e depois usou o AI Studio para obter informação para os ‘briefings’ que servem de base à campanha, desenvolvida por cinco agências, ainda não divulgadas. A pós-produção dos anúncios é do Cntrl Studio.

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Leonardo Rodríguez e Eduardo Cometi entram na Lola Normajean

“O Leo (na foto, à esq.) e o Edu (na foto, à dir.) trazem uma mistura explosiva de juventude, talento e experiência, não só para a Lola Normajean e para os seus clientes, mas para todo o nosso mercado”, salienta Leandro Alvarez, diretor criativo da agência

A Lola Normajean aposta numa dupla transatlântica, para reforçar o departamento criativo da agência, com a contratação de Leonardo Rodríguez e Eduardo Cometi. Com percursos marcados pelo desenvolvimento de projetos para marcas como a Heineken, Heinz, Brahma e Netflix, os dois profissionais brasileiros procuram revitalizar as propostas criativas da Lola Normajean.

“O Leo e o Edu trazem uma mistura explosiva de juventude, talento e experiência, não só para a Lola Normajean e para os seus clientes, mas para todo o nosso mercado”, realça Leandro Alvarez, diretor criativo da agência, em comunicado de imprensa.

Ao longo da carreira, Eduardo Cometi, o novo redator sénior da Lola Normajean, trabalha na África, na Oliver Latin America, na Tech & Soul e na Le Pub São Paulo, no Brasil, sendo esta a primeira experiência profissional na Europa. “A conexão que eu e o Leo sempre tivemos, como dupla e como amigos, aconteceu logo na primeira conversa entre nós e o Leandro”, relata Eduardo Cometi, citado no documento.

Já Leonardo Rodríguez, diretor de arte, passa pela AlmapBBDO, pela David São Paulo e pela Soko, antes de rumar a Portugal para integrar o departamento criativo da FunnyHow, de onde transita para a Lola Normajean. “A intenção é pôr em prática aquilo em que acreditamos, sempre com leveza, procurando ideias criativas que atendam às necessidades das marcas”, diz Leonardo Rodríguez, na nota de imprensa.

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Vera Braga reforça realizadores da Bro Cinema

“O seu olhar, particularmente inovador, curioso e perspicaz, tem sido fundamental para entender cada ‘briefing’ como um desafio criativo que tem de gerar mais-valias qualitativas e originais para cada cliente”, justifica a produtora audiovisual

Vera Braga (na foto) reforça a ‘pool’ de realizadores da produtora audiovisual Bro Cinema.  L’Oréal, Unilever e Danone são algumas das empresas com as quais já trabalhou, num percurso iniciado na publicidade. Vive entre Lisboa e Londres, onde realizou a nova campanha publicitária da eBay, exibida no Reino Unido.

“O seu olhar, particularmente inovador, curioso e perspicaz, tem sido fundamental para entender cada ‘briefing’ como um desafio criativo, que tem de gerar mais-valias qualitativas e originais para cada cliente”, explica a Bro Cinema em comunicado de imprensa.

Com formação académica em realização na Universidade Lusófona e na Escuela Internacional de Cine e TV, em Cuba, onde teve os realizadores como George Lucas e Emir Kusturica como professores, Vera Braga apresenta um percurso profissional que inclui passagens pelas produtoras Page Films, Made In Lisbon e Fred Fabrik, bem como colaborações com a Adidas.

“A Vera Braga alia uma vasta experiência multidisciplinar e internacional com clientes de grande escala e impacto publicitário nas áreas da moda, do ‘lifestyle’, da cosmética e do grande consumo a uma paixão por todas as formas de expressão artística, com um lado ‘playful’, ‘joyful’, irreverente e profundamente humano e relacional em todas as campanhas que tem dirigido”, salienta o comunicado.

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Omnicom cresce 6,8%, mas falha expetativas e perde terreno na Europa

A ‘holding’ regista uma faturação de €15,1 mil milhões em 2024, mas os resultados do quarto trimestre estão aquém das expetativas dos analistas. John Wren, presidente e CEO do Omnicom, está, no entanto, confiante no crescimento do grupo em 2025

As receitas totais mundiais de faturação do Grupo Omnicom, em 2024, registam um aumento de 6,8% face ao período homólogo, ascendendo a 15,7 mil milhões de dólares (€15,1 mil milhões). No quarto trimestre, o aumento das receitas é de 6,4%, para 4,3 mil milhões de dólares (€4,1 mil milhões).

Apesar do aumento, os resultados do quarto trimestre de 2024 apresentados pelo Omnicom ficam abaixo do esperado. De acordo com o Investing.com, a ‘holding’ falha a previsão dos analistas, que apontavam para uma faturação trimestral de 4,36 mil milhões de dólares (€4,19 mil milhões), acima dos 4,32 mil milhões de dólares (€4,15 mil milhões) registados pelo grupo.

No que se refere às receitas de faturação por áreas de negócio, o grupo revela uma tendência de aumento na maioria dos mercados nos últimos três meses de 2024, com um aumento de 7,1% nas receitas de publicidade e media, 4,9% em experiências de marca, 10,3% em relações públicas, 9,1% em marketing de precisão e 1,8% na área de execução e suporte. O Grupo Omnicom continua a aumentar o prejuízo nos setores dos cuidados de saúde e do ‘branding’ e comércio a retalho, em 4,3% e 11,6%, respetivamente, um aumento de prejuízo superior ao registado no terceiro trimestre de 2024.

Europa está a dar prejuízo

No que diz respeito aos resultados segmentados por região, nota-se um aumento na maioria dos mercados, com um crescimento de 9,9% nos Estados Unidos, de 1,8% na região da Ásia-Pacífico, de 1,2% no Reino Unido, de 16,1% na América Latina, de 1,7% no Médio Oriente e África e de 0,1% noutros mercados da América do Norte, no quarto trimestre de 2024.

Contudo, na Europa, o Grupo Omnicom apresenta um prejuízo de 2,1%, face ao ano anterior. O desempenho negativo no continente europeu pode ser impulsionado por um abrandamento da economia, por cortes nos orçamentos de marketing de grandes anunciantes e por uma maior adoção de soluções internas por parte das marcas.

Embora a Europa esteja a dar prejuízo e as receitas estejam aquém das expetativas, John Wren, presidente e CEO do Grupo Omnicom, está confiante no crescimento da ‘holding’ em 2025. “A nossa execução operacional dá-nos confiança para continuar a crescer em 2025”, declara John Wren, citado em comunicado de imprensa. O Grupo Omnicom revela ter gasto 14,6 mil milhões de dólares (€14 mil milhões) em custos de transação relacionados à aquisição do IPG no quarto trimestre de 2024.

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Há uma nova produtora nacional de filmes e publicidade

Fundada por Inês Ferreira e António Amaral, antigos colaboradores da produtora audiovisual Major West, a Looks:Good apresenta-se ao mercado com um sistema de identidade verbal e visual (na foto) desenvolvido pelo estúdio de design estratégico Poets & Painters

Looks:Good é a nova produtora nacional de filmes e publicidade. Com sede em Lisboa, é fundada por Inês Ferreira e António Amaral, antigos colaboradores da produtora audiovisual Major West, apresentando-se ao mercado com uma equipa “composta por alguns dos melhores realizadores em Portugal e acesso a uma extensa rede de talentos internacionais”, avança a Looks:Good em comunicado de imprensa.

Além de projetos cinematográficos e publicitários para diferentes media e plataformas digitais, a produtora audiovisual, que tem trabalhado com marcas como McDonald’s, Credibom, Worten, Super Bock e Mimosa, também oferece serviços complementares, “em parceria com algumas das mais inspiradoras produções internacionais que acontecem em Portugal”, refere a produtora em comunicado.

O sistema de identidade verbal e visual da Looks:Good é da Poets & Painters, com direção criativa de Pedro Pires e José Mendes. “Inspira-se nas personalidades dos fundadores, bem como em elementos cinematográficos e nos dispositivos de informação usados em audiovisuais, como as claquetes de cinema e os blocos de informação”, explica o estúdio de design estratégico, fundado em janeiro de 2024.

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Graficalismo assina campanha da ModaLisboa Capital

“A primeira imagem (na foto) funciona como um prefácio para seis representações simbólicas e materiais da ideia de capital”, revela a organização da semana de moda nacional, acrescentando que a campanha estará nas redes sociais da ModaLisboa Capital, nas próximas semanas

O estúdio de design Graficalismo assina a campanha da ModaLisboa Capital, que regressa ao Pátio da Galé entre 6 e 9 de março. “A primeira imagem funciona como um prefácio para seis representações simbólicas e materiais da ideia de capital”, revela a organização da semana de moda nacional em comunicado de imprensa, acrescentado que as seis imagens vão estar presentes nas redes sociais da ModaLisboa Capital, ao longo das próximas semanas.

“Estas personagens, ou alter egos, são pensamentos transformados em esculturas vivas a partir de roupa e têxteis reaproveitados. Uma aglutinação da moda demasiado rápida, do desperdício demasiado cultivado e de uma sustentabilidade demasiado urgente para falar de inquietações numa linguagem visual vanguardista pós-internet”, explica o documento.

Tendo como patrocinadores a L’Oréal Professionnel, Renova, Seaside, Asus, Monchique e Locke, a ModaLisboa Capital aposta numa desconstrução gráfica para divulgar o evento, que pela primeira vez se estreia no Centro de Arte Moderna Gulbenkian (CAM), em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian.

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Tiago Mesquita é o novo supervisor criativo e diretor de arte da i-Brothers

Tiago Mesquita (na foto à esq.) junta-se a Marcelo Dolabella, supervisor criativo e redator da i-Brothers (na foto à dir.), para elevar o potencial criativo da agência e reforçar o compromisso de criar projetos e campanhas focadas no impacto das ideias

Tiago Mesquita assume a supervisão criativa e a direção de arte da i-brothers, com o objetivo de elevar o potencial criativo da agência e reforçar o compromisso de criar projetos e campanhas focadas no impacto das ideias. O profissional junta-se a Marcelo Dolabella, supervisor criativo e redator da i-Brothers, na supervisão criativa da agência fundada por Salvador Pinto e Duarte Azevedo.

Licenciado em design e artes aplicadas pelo IADE, Tiago Mesquita conta com cerca de uma década de experiência profissional, onde passa por agências como TBWA, BBDO, RayGun, Kiss The Agency e FunnyHow, e conquista prémios nos festivais Cannes Lions, Eurobest, Festival CCP, Prémios Eficácia, Prémios Meios & Publicidade, Prémios Lusófonos da Criatividade, Prémios Novos e a Bienal de Jovens Artistas de Milão.

“A entrada do Tiago e o reforço do papel do Marcelo não só elevam o potencial criativo, como reforçam o compromisso da agência de criar projetos e campanhas que geram impacto e transformam marcas em histórias vivas”, declara Salvador Pinto, cofundador e sócio da i-Brothers, em comunicado de imprensa.

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