Só 22,2% dos comerciantes portugueses aumentou as vendas na Black Friday
Ao contrário das expetativas das marcas e dos analistas, 77,8% dos comerciantes portugueses não registou qualquer aumento durante o mês que promete grandes descontos. A percentagem é avançada num novo […]
Luis Batista Gonçalves
Century 21 lança revista digital Em Casa
Expetativas elevadas estão a fazer com que ‘marketers’ abandonem projetos de IA
ERC arquiva processo sobre transparência da Newsplex
Havas Portugal assina campanha da ModaLisboa Singular (com vídeo)
Fora do Escritório com Beatriz Almeida, diretora da 17.Com
João Guerra de Sousa e Francisco Themudo reforçam GCI Media
Redken anuncia Sabrina Carpenter como embaixadora global
Maura Teixeira assume direção de marketing e inovação ibérica da Nhood
33% dos ‘marketers’ admitem défice de criatividade nas suas estratégias
Google perde caso contra Bruxelas com coima de €2,4 mil milhões (com vídeo)
Ao contrário das expetativas das marcas e dos analistas, 77,8% dos comerciantes portugueses não registou qualquer aumento durante o mês que promete grandes descontos. A percentagem é avançada num novo estudo nacional da Eupago, fintech lusa fundada em 2015.
“Os comerciantes portugueses estão desapontados com o desempenho da Black Friday de 2023, pois a grande maioria não registou aumento de vendas”, afirma a empresa, que inquiriu uma amostra de 2.200 clientes entre os dias 5 e 7, em comunicado de imprensa.
“Segundo as respostas ao inquérito, apenas 22,2% dos comerciantes viu as vendas aumentar”, refere ainda a companhia.
“Dos comerciantes que viram aumentar os seus níveis de faturação neste mês de novembro, 42,9% conseguiram vendas até mais 10% face a 2022 e só 14,3% aumentaram vendas em mais de 80% relativamente ao ano anterior. Dos que viram diminuir os negócios, 61% registou quebras superiores a 10%, enquanto 16,7% apresentaram volumes de vendas com quebras entre 50% e 80%, face à sexta-feira negra de 2022”, explicita o comunicado da empresa.
Muitos dos clientes da firma consideram que a Black Friday tem vindo a perder relevância com o passar dos anos. “Cada vez é menos significativa em termos de pico de vendas”, aponta a fintech. “Tendo em contas os dados recolhidos, podemos afirmar que, em 2023, a Black Friday foi mesmo uma enorme desilusão, com mais de metade dos comerciantes da Eupago a declarar não ter notado aumento de vendas”, sublinha Telmo Santos, co-chief executive officer e fundador da Eupago.