Final da Eurovisão leva RTP1 à liderança do dia pela primeira vez em 2021
A final da Eurovisão, transmitida pela RTP1, foi o programa mais visto este sábado e alcançou mais de 3.2 milhões de portugueses, alavancando as audiências da estação de televisão pública, […]
![Meios & Publicidade](https://backoffice.meiosepublicidade.pt/app/uploads/2024/06/mepuser3-120x120.jpg)
Meios & Publicidade
Impresa com prejuízo de €4 milhões. SIC aumenta lucros para €1,3 milhões
Fora do Escritório com António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Nos
El Ojo de Iberoamérica anuncia calendário de inscrições
Receitas da Alphabet aumentam 14% no segundo trimestre
Segunda campanha da Havas Portugal para a APSI põe 26 crianças à prova (com vídeo)
Patrícia Ramos regressa à Repsol como gestora de marketing
Media Capital aumenta receitas publicitárias e reduz prejuízo
Havas trabalha embalagens, publicidade e redes sociais de nova gama da Milaneza
Venda de títulos da Global Media por €16,5 milhões será concluída esta semana
Carclasse associa-se à Camisola Montanha na Volta a Portugal em Bicicleta
A final da Eurovisão, transmitida pela RTP1, foi o programa mais visto este sábado e alcançou mais de 3.2 milhões de portugueses, alavancando as audiências da estação de televisão pública, que também liderou o dia pela primeira vez esteano. De acordo com dados da Universal McCann, a RTP1 atingiu, então, um share de 15.9%, mais 6.8 pontos percentuais face ao último sábado, levando a SIC para o segundo lugar (14.9%), e a TVI para terceiro com 13.8%.
Se compararmos as audiências desta emissão com as de finais anteriores, a deste ano superou em larga escala as audiências da final de 2019, ano em que Portugal não chegou à final. Nessa altura, o programa contou com uma audiência média de 554 mil telespectadores, contrastando com 1 milhão 198 mil telespectadores da noite deste sábado, a que correspondeu um share de 26.9%. Ainda assim, não superou as audiências da final realizada em Portugal (2018), dia em que mais de 1.5 milhões de portugueses se sintonizaram na RTP1, e da final que elevou Salvador Sobral à vitória (2017 – 1.4 milhões de telespectadores médios).
Olhando para os restantes programas mais vistos do dia, Bem Me Quer, telenovela da TVI, posicionou-se na segunda posição, já que conseguiu colar ao ecrã, em média, 975 mil portugueses. Primeiro Jornal, da SIC, fechou o top 3 dos programas mais vistos do dia com uma audiência média de 819 mil telespectadores.
A RTP1 foi grande vencedor do dia com um share de 15.9%, tendo atingido a terceira melhor marca de share do ano. O canal liderou também pela primeira vez em 2021. Já a SIC ficou-se pelos 14.9% e a TVI pelos 13.8%, sendo estes os valores mais baixos do ano para as estações privadas. Entre os canais Pay TV, a liderança foi mais uma vez para a CMTV com 4% de share. Seguiu-se a Hollywood (2.1%) e a Globo (1.9%).