APED esclarece validade dos produtos
A APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição lançou esta segunda-feira uma campanha de informação sobre as datas de validade dos produtos alimentares, com o mote “Saber a diferença, […]
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A APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição lançou esta segunda-feira uma campanha de informação sobre as datas de validade dos produtos alimentares, com o mote “Saber a diferença, faz a diferença”. A campanha conta com o apoio da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar e da Câmara Municipal de Lisboa.
O objectivo desta iniciativa é motivar o consumidor a evitar o desperdício alimentar, ajudando-o a interpretar as diferentes indicações de validade e durabilidade dos produtos.
“A APED tem vindo a promover diversas iniciativas no combate ao desperdício alimentar, em colaboração com os seus associados. Para além disso, há iniciativas individuais das diferentes insígnias que merecem destaque. Esta campanha, integrada na Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, é mais um exemplo do contributo da APED para este desígnio nacional”, destaca Gonçalo Lobo Xavier, director-geral da APED.
A acção estará presente em mais de 1.200 lojas, em plataformas online e em redes sociais de várias empresas associadas da APED, como Aldi, Continente, Minipreço, El Corte Inglés, Intermarché, Ikea, Jumbo, Pão de Açúcar, Lidl, Novo Horizonte e Pingo Doce.
Também no site da APED constam informações que assinalam as diferenças entre “data-limite de consumo” ou “datas de durabilidade mínima”. “A mais-valia desta campanha é que dá resposta à necessidade premente de informar e esclarecer o consumidor sobre questões muito práticas relacionadas com o seu dia-a-dia de consumo. Acreditamos na eficácia deste modelo de iniciativas que traz múltiplas vantagens para o consumidor, uma vez que permitem escolhas mais reflectidas, decisões mais ponderadas, melhor economia familiar, melhor ambiente e menos desperdício”, acrescenta Lobo Xavier.