Como foi a cobertura noticiosa da vitória de Portugal no Euro 2016 (com gráfico interactivo)
O título de campeões europeus conquistado por Portugal marcou a agenda mediática nos meios online internacionais e valeu à selecção das Quinas 60.263 notícias, só nos dias 10 e 11 de Julho, o dia da final do Euro 2016 e o dia seguinte.
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O título de campeões europeus conquistado por Portugal marcou a agenda mediática nos meios online internacionais e valeu à selecção das Quinas 60.263 notícias, só nos dias 10 e 11 de Julho, o dia da final do Euro 2016 e o dia seguinte. Numa análise a toda a campanha da selecção portuguesa no Euro 2016, desde o dia em que Fernando Santos divulgou a lista de convocados até ao final do Europeu, a equipa portuguesa somou um total de 213.816 notícias nos media internacionais. A vitória da equipa lusa foi celebrada um pouco por todo o mundo. França, país anfitrião do evento, foi o país em que a equipa de Fernando Santos conseguiu maior notoriedade, reunindo 9.752 notícias.
A Alemanha, que viu a sua selecção ser eliminada nas semifinais, foi o segundo país com maior número de referências à seleção portuguesa, num total de 8.973. Seguiu-se, de perto, a Espanha, com 8.494 notícias e o Reino Unido, com 7.803. Ainda a destacar os media online norte-americanos que referiram a selecção portuguesa 3.180 vezes e os brasileiros 2.171 vezes.
A informação veiculada sobre a selecção portuguesa representou, durante o Europeu, 40% da atenção mediática total dedicada a todo o país pelos media internacionais, contabilizada em função de todas as notícias que tiveram referência a Portugal, independentemente do assunto, num total de 532.655 entre 17 de Maio e 12 de Julho.
O objecto de análise deste estudo foram todas as notícias sobre este tema veiculadas em 107.692 meios de informação online de todo o mundo, excluindo o espaço editorial português, num total de aproximadamente 20 milhões de artigos pesquisados entre os dias 17 de Maio e 12 de Julho de 2016.