Audiências TV: 3,7 milhões viram Portugal conquistar o Euro 2016
A derradeira vitória portuguesa foi acompanhada através da RTP1 por uma média de 3,7 milhões de telespectadores, ou seja, perto de 81% dos portugueses que viam televisão em casa no horário do jogo.
Meios & Publicidade
DAZN adquire direitos do FIA Formula 1 World Championship para o triénio 2025-2027
Carlos Estorninho assume direção de marketing da Coldwell Banker Portugal
Investimento publicitário nas redes sociais cresce 14,3% e movimenta €230,9 mil milhões em 2024
Netflix é a plataforma de streaming com maior quota de mercado em Portugal
Shamir Optical renova parceria com Comité Olímpico e leva novo modelo de óculos a Paris
Bastarda cria e produz campanha que anuncia abertura do Time Out Market Porto (com vídeo)
ERC apela a maior transparência no uso de IA
Lift adere à IPREX para alavancar negócio internacional
Worten evolui comunicação com Ricardo Araújo Pereira em campanha da Fuel (com vídeos)
Consumo global de TV mantém tendência de crescimento
A final da 15.ª do Campeonato Europeu de Futebol decorreu este domingo, dia 10 de Julho, pelas 20h, entre Portugal e França. A derradeira vitória portuguesa foi acompanhada através da RTP1 por uma média de 3,7 milhões de telespectadores, ou seja, perto de 81% dos portugueses que viam televisão em casa no horário do jogo. Este número acresce aos 5,4 milhões se olharmos para a audiência total.
O encontro que deu o título de campeão europeu à selecção portuguesa tornou RTP1 igualmente campeã em share. O canal público registou um share total dia de 38.4%, um crescimento de +24.2 pontos percentuais face à média do mês de Maio, sendo este o valor de share mais elevado apresentado pela estação em 2016.
O último jogo da competição foi transmitido em simultâneo na Sport TV1, tendo sido acompanhado por perto de 49 mil telespectadores, a que correspondeu um share de 1.1% para o canal durante o período do jogo. No total dia, o canal desportivo conseguiu um share de 0.7%, apresentando igualmente um aumento quando comparado com maio.
O jogo entre Portugal e França foi o segundo mais visto da competição, sendo ultrapassado apenas pelo encontro das meias-finais, em que a selecção portuguesa derrotou o País de Gales. De notar que estes números reflectem apenas as audiências oficiais, registadas pelos audímetros no lar, não captando o visionamento fora do lar, típico deste tipo de jogos.
Este foi o único jogo do top 10 dos mais vistos a decorrer ao domingo, altura mais propícia ao visionamento em grupo, que poderá ter ‘prejudicado’ a audiência oficial da vitória da selecção nacional do campeonato.
Análise Initiative