Casa Pia muda de imagem e inspira-se no Principezinho
A Euro RSCG Design & Arquitectura foi a agência escolhida para fazer a mudança de identidade da Casa Pia de Lisboa. O processo arrancou com um concurso público em finais […]
Maria João Lima
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A Euro RSCG Design & Arquitectura foi a agência escolhida para fazer a mudança de identidade da Casa Pia de Lisboa. O processo arrancou com um concurso público em finais do ano passado, do qual saiu vencedora a agência de Eugénio Chorão. A imagem foi apresentada no final do ano lectivo passado aos colaboradores e corpos sociais e está agora a ser aplicada. “Mais que para o exterior, esta nova identidade é uma marca para o interior”, disse ao M&P Eugénio Chorão, CEO da empresa do grupo Euro. Daí que houvesse necessidade de os vários públicos se identificarem com a nova identidade visual e se reverem nela. “Porque isso é o mais importante quando se faz uma mudança de imagem”, opina. Para a construção desta identidade, explica Eugénio Chorão, a agência teve de perceber a história de 226 anos da instituição pautada pelo acolhimento de crianças carenciadas e abandonadas, com o objectivo da sua revitalização e formação pedagógica. Perceberam a missão: valorização do ser humano. Além disso, a agência teve de olhar para o que a instituição representa hoje.
“Inspirámo-nos na banda desenhada, mas especialmente nas ilustrações do Principezinho”, explica Eugénio Chorão. “A nova identidade é tão simples e emotiva que nos faz esquecer as más imagens que andaram por aí na cabeça de muita gente e nos projecta para uma coisa bonita, que é a concretização dos sonhos daquelas crianças”, resume.