A Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA) está a lançar o NewsArcade, videojogo que pretende restaurar a confiança da geração Z nos media, numa era em que as redes sociais disseminam ‘fake news’. Em fase de divulgação global, o NewsArcade está a ser disponibilizado gratuitamente, por um período de seis meses, às redações dos associados que o solicitem por email.
A plataforma tecnológica que o suporta, desenvolvida ao longo dos últimos dois anos por programadores, investigadores, editores e educadores, alia ‘insights’ de jogos a valores noticiosos para combater a desinformação e aumentar a literacia mediática, através de uma ferramenta interativa que quer desenvolver o pensamento crítico.
“O NewsArcade não é apenas mais uma ferramenta digital, é uma solução inovadora e interativa, concebida para melhorar significativamente a literacia mediática e as competências de pensamento crítico dos jovens, uma necessidade crucial no panorama mediático atual”, justifica a WAN-IFRA, em comunicado de imprensa.
Alimentado pelo NewsArcade Authoring Tool, sistema de gestão de conteúdos que permite converter informação em notícias ‘gamificadas’, o NewsArcade transforma os jogadores em editores, com a missão de cobrir uma história de acordo com os sete valores do jornalismo para a geração Z, definidos no World News Media Congress 2024, em Copenhaga.
Para além de tomarem opções editoriais, decidem ângulos, citações e títulos e escolhem imagens, procurando desenvolver notícias educacionais, empoderadoras, humanas, impactantes, objetivas, atuais e relevantes do ponto de vista do impacto global e local.
Os jogadores que optarem por ler artigos sobre desinformação e inteligência artificial são desafiados a redigir a sua própria versão da história numa perspetiva analítica. Cofundado pela Agência Executiva para a Educação e Cultura (EACEA), o jogo tem como parceiras sete organizações de cinco países europeus, sediadas em França, Chipre, Alemanha, Dinamarca e Países Baixos.
O lançamento do jogo é feito numa altura em que, em Portugal, Impresa e Porto Editora promovem a literacia mediática em cinco mil escolas, através da iniciativa ‘Informar para Aprender’ da Escola Virtual, que também inclui um concurso, a decorrer até 31 de janeiro de 2025.
O Aveiro Media Competence Center, consórcio composto pelo Parque de Ciência e Inovação de Aveiro, pela Associação de Imprensa Portuguesa e pela Universidade de Aveiro, também lançou, a 25 de outubro, o videojogo Data Defenders, também com o propósito de promover a literacia mediática através das redes sociais, dirigido a jovens entre os 11 e os 16 anos.