Campanha da Akt Creative transporta Velhotes para a contemporaneidade
Para além de múpis e ilhas em pontos de venda selecionados, os anúncios podem ser vistos nas redes sociais até 1 de setembro. “Há 90 anos era pôr-do-sol, hoje é sunset” e “Há 90 anos era autorretrato, hoje é selfie” são as mensagens dos materiais publicitários
Luis Batista Gonçalves
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A Akt Creative assina a campanha multimeios que assinala o 90º aniversário da Velhotes, que pode ser vista até 1 de setembro. Além de múpis, portas de loja e peças de comunicação em pontos de venda selecionados, com expositores próprios e/ou ilhas, a campanha também está a ser divulgada nas redes sociais, com o Facebook e o Instagram a absorverem nas plataformas digitais a maior fatia do investimento da marca de vinhos fortificados.
“A reinventar tradições: Até sermos Velhotes” é o mote da campanha, que promove as diferentes variedades de vinho do Porto da marca adquirida pela Sogevinus em 1998. “Há 90 anos era pôr do sol, hoje é sunset” e “Há 90 anos era autorretrato, hoje é selfie” são as mensagens presentes nos cartazes e nos materiais publicitários, que trazem a Velhotes para a contemporaneidade.
“Criar uma campanha para uma marca que celebra 90 anos e está intrinsecamente ligada ao Porto e a Portugal foi um desafio. O que percebemos como ‘insight’ é que, apesar das palavras mudarem, há coisas que permanecem na mesma do ponto de vista comportamental”, explica Léo Gomez, diretor criativo da Akt Creative, que procurou rejuvenescer a comunicação sem descurar o tom humorístico identitário da marca nonagenária.
“Um ‘sunset’ é apenas uma nova forma de nos referirmos ao pôr do sol. Uma ‘story’ não é nada mais do que uma história bem contada. Uma ‘happy hour’ é um fim de tarde com os amigos. As palavras mudam com o tempo, mas o hábito de partilhar um bom cálice de Velhotes permanece o mesmo. Tudo isto é representado de uma forma divertida através dos três velhotes que representam a marca”, contextualiza Léo Gomez, diretor criativo da Akt Creative .
Reformulada em 2023, a nova imagem da Velhotes alavanca o negócio. “Lideramos o mercado português no nosso segmento, com níveis de notoriedade total acima dos 90%. Em 2023, foram vendidas 12.055 garrafas por dia, o que representa a venda de 502 garrafas por hora e mais de oito garrafas por minuto. O segredo deste sucesso é só um: reinventarmo-nos, ano após ano, sem perdermos a identidade”, refere a Velhotes em comunicado de imprensa.