Investimento em marketing de influência deverá crescer 13% em 2024
Em 2023, o investimento em marketing de influência cresceu 17% nos Estados Unidos da América, ultrapassando pela primeira vez os 30 mil milhões de dólares, mais de 27,5 mil milhões […]
Luis Batista Gonçalves
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Em 2023, o investimento em marketing de influência cresceu 17% nos Estados Unidos da América, ultrapassando pela primeira vez os 30 mil milhões de dólares, mais de 27,5 mil milhões de euros. Um pouco por todo o mundo, foi também essa a tendência verificada. Este ano, não deverá ser diferente.
De acordo com um novo estudo internacional, o orçamento alocado a influence marketing deverá crescer globalmente 13% em 2024. Embora outras análises, como a que a plataforma digital americana EnTribe apresentou no final de 2023, revele que muitos consumidores já começaram a perder a confiança nos influenciadores digitais, as primeiras projeções sugerem que os gastos globais em publicidade com influencers deverão aumentar, ultrapassando os 32 mil milhões de euros este ano.
À medida que os anúncios pagos, por norma mais dispendiosos, se tornam menos visíveis, aumenta o investimento das marcas em marketing de influência. Segundo o Open Creative Project, mais de 60% das insígnias planeia reforçar este investimento nos próximos meses, com cerca de 85% dos diretores de marketing a considerarem-no mesmo um dos elementos-chave para o crescimento dos seus negócios. De acordo com um estudo da LTK, realizado em parceria com o Retail Analytics Council da Northwestern University, 92% das marcas considera aumentar o investimento em influence marketing em 2024.
Nos Estados Unidos da América, um novo estudo, elaborado a partir de informação recolhida pela plataforma de gerenciamento de parcerias de influenciadores e afiliados Impact.com, apurou que 65% das insígnias tem intenção de reforçar as verbas destinadas a influence marketing em 2024, com muitos marketeers a assumir que esta forma promover produtos, serviços, marcas e/ou empresas já é atualmente a que mais privilegiam.
Dados da Statista indiciam ainda que o investimento em marketing de influência não deverá apenas crescer em 2024. A plataforma digital germânica, que compila informações disponibilizadas publicamente globalmente, antecipa um crescimento de 12% em 2025, com as insígnias a alocarem 39,3 mil milhões de dólares, mais de 36 mil milhões de euros, um novo recorde mundial. Segundo este estudo, este ano, os investidores de mercados como os EUA e a China já canalizarão cerca de 70% das verbas disponibilizadas para publicidade e marketing para ações com digital influencers.