Investimento em marketing de influência deverá crescer 13% em 2024
Em 2023, o investimento em marketing de influência cresceu 17% nos Estados Unidos da América, ultrapassando pela primeira vez os 30 mil milhões de dólares, mais de 27,5 mil milhões […]

Luis Batista Gonçalves
Quiosque desenvolve campanha integrada dos 75 anos da Mustela em Portugal
Bruxelas multa Apple e Meta em €700 milhões
Google recua e mantém cookies publicitários no Chrome
Turismo de Lisboa lança nova campanha com Zé Manel taxista
Netflix reforça quota de mercado
Influenciadora portuguesa criada com IA protagoniza campanha no Instagram
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 978 do M&P
Lucros da Tesla caem 71% para €358 milhões devido ao efeito Musk
Marina Fernie é a nova diretora-geral da Danone
‘Brand phishing’: Microsoft lidera como principal alvo
Em 2023, o investimento em marketing de influência cresceu 17% nos Estados Unidos da América, ultrapassando pela primeira vez os 30 mil milhões de dólares, mais de 27,5 mil milhões de euros. Um pouco por todo o mundo, foi também essa a tendência verificada. Este ano, não deverá ser diferente.
De acordo com um novo estudo internacional, o orçamento alocado a influence marketing deverá crescer globalmente 13% em 2024. Embora outras análises, como a que a plataforma digital americana EnTribe apresentou no final de 2023, revele que muitos consumidores já começaram a perder a confiança nos influenciadores digitais, as primeiras projeções sugerem que os gastos globais em publicidade com influencers deverão aumentar, ultrapassando os 32 mil milhões de euros este ano.
À medida que os anúncios pagos, por norma mais dispendiosos, se tornam menos visíveis, aumenta o investimento das marcas em marketing de influência. Segundo o Open Creative Project, mais de 60% das insígnias planeia reforçar este investimento nos próximos meses, com cerca de 85% dos diretores de marketing a considerarem-no mesmo um dos elementos-chave para o crescimento dos seus negócios. De acordo com um estudo da LTK, realizado em parceria com o Retail Analytics Council da Northwestern University, 92% das marcas considera aumentar o investimento em influence marketing em 2024.
Nos Estados Unidos da América, um novo estudo, elaborado a partir de informação recolhida pela plataforma de gerenciamento de parcerias de influenciadores e afiliados Impact.com, apurou que 65% das insígnias tem intenção de reforçar as verbas destinadas a influence marketing em 2024, com muitos marketeers a assumir que esta forma promover produtos, serviços, marcas e/ou empresas já é atualmente a que mais privilegiam.
Dados da Statista indiciam ainda que o investimento em marketing de influência não deverá apenas crescer em 2024. A plataforma digital germânica, que compila informações disponibilizadas publicamente globalmente, antecipa um crescimento de 12% em 2025, com as insígnias a alocarem 39,3 mil milhões de dólares, mais de 36 mil milhões de euros, um novo recorde mundial. Segundo este estudo, este ano, os investidores de mercados como os EUA e a China já canalizarão cerca de 70% das verbas disponibilizadas para publicidade e marketing para ações com digital influencers.