As sugestões de Natal de… Margarida Nápoles, diretora de comunicação corporativa e responsabilidade social da NOS
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três […]

Luis Batista Gonçalves
Chanel escolhe estrela de Bollywood para embaixadora da marca
Anúncio de 1988 inspira campanha da Levi’s com Beyoncé
Investimento em media cai 29,1% em cinco anos
O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
HoneyGuide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal atrai festivaleiros com campanha da Dentsu
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três podcasts que recomendam e três livros que aconselham a (re)ler, também revelam um dos presentes que mais gostariam de poder receber este Natal. Estas são as sugestões de Margarida Nápoles, diretora de comunicação corporativa e responsabilidade social da NOS.
3 campanhas natalícias
A campanha de Natal de 2022 da John Lewis, “The beginner”, é a primeira que elogia. “Não há Natal sem a campanha desta insígnia. Podia escolher qualquer uma. Gosto particularmente desta pela sua simplicidade e pela grandeza do gesto”, justifica.
A campanha de 2020 da NOS, “A separação”, também lhe deixou memórias ternurentas. “Num período tão difícil, surgiu uma das campanhas de Natal mais bonitas que fizemos. Porque a ligação entre avós e netos é das mais especiais”, sublinha a diretora de comunicação corporativa e responsabilidade social da empresa.
“O ursinho de peluche usado no filme foi reproduzido e comercializado e o valor das vendas reverteu a favor da Coração Amarelo, uma instituição que trabalha no apoio e acompanhamento de idosos”, revela.
A campanha de Natal deste ano da Worten, “Tem tudo para não te esqueceres de nada”, é uma das que mais lhe agrada este ano. “É uma campanha feita com a dose certa de inteligência e humor. É simples e divertida. Consegue fazer-me sorrir sempre que a vejo”, confidencia.
3 podcasts
Song Exploder de Hrishikesh Hirway. “Neste podcast, vários músicos falam, na primeira
pessoa, sobre o processo criativo que dá origem às suas canções. Na longa lista de
entrevistados que vale mesmo a pena ouvir estão nomes como Bjork, Bon Iver, Madonna,
Arcade Fire ou John Lennon, cujo episódio foi gravado com recurso a entrevistas de arquivo”, desvenda.
Have A Nice Future da Wired. “Gideon Lichfield e Lauren Goode conversam semanalmente com pensadores, futuristas e criadores, sobre as mais variadas tendências e sobre como os convidados veem o futuro. Uma visão sobre o amanhã que já não está assim tão longe, não só em termos de inovação tecnológica, mas em áreas tão diversas como ambiente, arte ou educação”, descreve.
Fala Com Ela de Inês Meneses. “Tem uma das vozes mais bonitas e cativantes da rádio e uma sensibilidade única para falar com as pessoas. Dá gosto ouvi-la conversar com aqueles que admiramos e que nos inspiram e que, através dela, ficamos a conhecer de outra forma. Vale a pena ouvir todos os episódios”, garante Margarida Nápoles.
3 livros
“A factura” de Jonas Karlsson (Alfaguara Portugal). “É um livro simultaneamente surreal e comovente, uma espécie de Kafka otimista”, refere. “Um homem recebe a fatura da sua felicidade e descobre o verdadeiro valor da sua vida. Uma reflexão sobre a importância de valorizarmos o que já temos”, apela.
“Baiôa sem data para morrer” de Rui Couceiro (Porto Editora). “Maravilhosamente bem escrito por um verdadeiro contador de histórias, é um livro repleto de poesia e ironia, que aborda de forma leve e com humor, temas sérios como a velhice e a morte. A história passa-se numa aldeia no interior do Alentejo, onde cada personagem é única e estranhamente familiar”, conta.
“Rita Lee – Uma autobiografia” de Rita Lee (Contraponto Editores). “No ano da morte da cantora, vale a pena recordar a vida de alguém que ousou viver à frente do seu tempo e fazer o que ninguém tinha feito até aquela altura. Um relato honesto e corajoso, onde não falta o humor ácido da artista”, enaltece.
1 presente que gostaria de receber este Natal
Imbuída pelo espírito da campanha de Natal deste ano da NOS, “O presente”, não pede nada. “Não nego que adoro receber e dar presentes. Mas, neste momento, olhando à minha volta, para a minha família, que recentemente ficou maior, os meus amigos e o meu trabalho, onde tenho a sorte de poder fazer aquilo que gosto, tenho a confirmação de que, realmente, já tenho aquilo que mais quero”, admite Margarida Nápoles.