As sugestões de Natal de… Carlota Varela Cid, diretora de marketing e comunicação da CBRE Portugal
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três […]

Luis Batista Gonçalves
O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
HoneyGuide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal atrai festivaleiros com campanha da Dentsu
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI cria rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três podcasts que recomendam e três livros que aconselham a (re)ler, também revelam um dos presentes que mais gostariam de poder receber este Natal. Estas são as sugestões de Carlota Varela Cid, diretora de marketing e comunicação da CBRE Portugal.
3 campanhas natalícias
“Dá espaço à partilha”, a campanha natalícia deste ano da MEO, é uma das eleitas. “No Natal, vemos sempre as grandes marcas a desenvolver campanhas que pisam a fundo na emoção. Este ano, destaco esta, que nos sensibiliza para a solidão muitas vezes sentida pelos idosos e aponta uma solução inesperada e inteligente, mas sobretudo muito comovente”, elogia.
“O carrossel”, a campanha publicitária de Natal do ano passado da NOS, também lhe ficou na memória. “Lembrou-nos que o Natal, mesmo sendo cliché, é um momento em que, no caso de estarmos longe, podemos forçar a proximidade àqueles de quem mais gostamos e fazer as pazes. Sobretudo lembrou-nos que a vida é realmente um carrossel e que as pessoas sobem e descem do nosso com o passar do tempo”, sublinha.
“A última que relembro é da Disney”, confidencia. “The stepdad” é o nome do filme animado que integra a campanha publicitária natalícia de 2021 da The Walt Disney Company. “Mostra-nos que o conceito de família vive onde existe amor, cuidado e carinho”, justifica.
3 podcasts
Cidades Forever. “Sou muito eclética na escolha de podcasts e também sou suspeita! Começo por aconselhar este podcast recente da CBRE Portugal, onde várias caras conhecidas nos falam de Lisboa e do Porto e de como estas cidades marcaram e influenciaram o seu percurso”, refere.
“Para uma viagem rápida, mas profunda, a uma das questões que moldou a história da política americana recente aconselho Who Killed JFK? [de Rob Reiner e Soledad O’Brien] e, finalmente, acho absolutamente imperdível o podcast Ram Dass Here And Now que homenageia a vida de um homem [Ram Dass, professor, psicólogo e escritor, guru da ioga moderna] que, num momento em que ainda era revolucionário, dedicou a sua vida à espiritualidade”, explica.
3 livros
“A insustentável leveza do ser” de Milan Kundera (BIS). “Numa espécie de regularidade espaçada, volto sempre a esta obra literária, pois foi o livro que me fez gostar de ler”, confidencia Carlota Varela Cid.
“Kafka à beira-mar” de Haruki Murakami (Casa das Letras) e “As quatro verdades” de Don Miguel Ruiz (Lua de Papel) são outras das recomendações de (re)leitura que deixa. “Também estão no meu top 3”, justifica a diretora de marketing e comunicação da CBRE Portugal.
1 presente que gostaria de receber este Natal
A marketeer não tem qualquer dúvida. “É um pouco abstrato, mas gostaria de receber tempo. Tempo para viver mais a minha família e para rever os amigos que também já se tornaram família. Se o tempo for um presente muito ambicioso e realmente impossível de embrulhar, sem dúvida que prefiro receber experiências em vez de coisas”, desabafa ainda.