Tempo de utilização das redes sociais aumentou nos últimos meses
Os utilizadores de redes sociais estão a despender, em média, duas horas e 26 minutos nestas plataformas digitais, mais dois minutos do que no último trimestre de 2022. A informação […]

Luis Batista Gonçalves
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Os utilizadores de redes sociais estão a despender, em média, duas horas e 26 minutos nestas plataformas digitais, mais dois minutos do que no último trimestre de 2022. A informação é avançada na última atualização do Digital 2023, o relatório da agência criativa global We Are Social.
A tendência é universal. Nos tempos que correm, 60% da população mundial tem conta em, pelo menos, uma rede social. Segundo o documento, o número de utilizadores dessas plataformas ultrapassa atualmente os 4,9 mil milhões. Os usos que são feitos variam, no entanto, consoante as idades e os interesses. Um quinto dos utilizadores com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos privilegia o TikTok para se informar. A esmagadora maioria continua, no entanto, a eleger o Facebook para esse efeito.
Mais de 27% da população em idade ativa utiliza as redes sociais para descobrir novos produtos e serviços. A maioria continua, todavia, a recorrer aos motores de busca e à publicidade digital para o fazer, apesar de assumir que tem interesse em ver mais publicações patrocinadas nos seus feeds.
Mais de 62% dos utilizadores do Instagram admite que é lá que procura as novidades das marcas e empresas, decidindo muitas das compras e contratações que fazem a partir das publicações veiculadas. No Facebook, essa percentagem desce para os 54,6% e, no TikTok, fica ligeiramente acima dos 40%.
Em meados de julho, uma semana após o lançamento, Threads, o novo rival do Twitter, já tinha sido descarregada mais de 150 milhões de vezes. Nos primeiros sete dias, conseguiu 100 milhões de utilizadores ativos, refere o relatório da We Are Social. Na última semana, esse número tinha descido para menos de metade.
Em contraciclo com a generalidade das redes sociais continuam, contudo, a televisão e as plataformas de streaming. Se a população global despende em média duas horas e 26 minutos a olhar para os feeds, passa apenas uma hora e 46 minutos a assistir a conteúdos televisivos, uma diferença de 40 minutos.