40% dos portugueses já experimentou serviços de inteligência artificial
Quatro em cada 10 portugueses com acesso à internet já experimentou algum serviço de inteligência artificial (IA), avança um novo estudo nacional. No entanto, a utilização e o interesse varia […]
Luis Batista Gonçalves
DAZN adquire direitos do FIA Formula 1 World Championship para o triénio 2025-2027
Carlos Estorninho assume direção de marketing da Coldwell Banker Portugal
Investimento publicitário nas redes sociais cresce 14,3% e movimenta €230,9 mil milhões em 2024
Netflix é a plataforma de streaming com maior quota de mercado em Portugal
Shamir Optical renova parceria com Comité Olímpico e leva novo modelo de óculos a Paris
Bastarda cria e produz campanha que anuncia abertura do Time Out Market Porto (com vídeo)
ERC apela a maior transparência no uso de IA
Lift adere à IPREX para alavancar negócio internacional
Worten evolui comunicação com Ricardo Araújo Pereira em campanha da Fuel (com vídeos)
Consumo global de TV mantém tendência de crescimento
Quatro em cada 10 portugueses com acesso à internet já experimentou algum serviço de inteligência artificial (IA), avança um novo estudo nacional. No entanto, a utilização e o interesse varia muito entre gerações, apurou ainda o inquérito online que a Netsonda realizou e que representa a opinião de um milhar de portugueses com idades compreendidas entre os 18 aos 64 anos.
“A geração mais nova, a Geração Z (18-27 anos), é a que tem a experimentação e frequência de utilização mais elevada deste tipo de serviços: 72% dizem já ter experimentado e 33% utiliza-os pelo menos uma vez por semana”, informa a empresa de estudos de mercado em comunicado de imprensa.
“Estes valores contrastam com os das restantes gerações, com a experimentação dos Millennials (28-41 anos) a atingir os 48%, a da Geração X (42-56 anos) os 33% e a dos Baby Boomers (57-64 anos) apenas 28%”, refere ainda o documento.
O tipo de uso que é feito é também difere. “Enquanto as restantes gerações utilizam os serviços de IA principalmente para lazer, a utilização de inteligência artificial faz parte da vida da Geração Z, que recorre a este tipo de serviços sobretudo para trabalho ou faz uma utilização mista entre trabalho e lazer”, revela ainda a Netsonda.
De acordo com o estudo, 66% dos utilizadores nacionais acredita que pode poupar muitas horas de pesquisa sobre diferentes temas com estes serviços. Mais de 50% está convencida de que ferramentas de IA como o ChatGPT e o Bard nunca vão substituir a criatividade humana. No entanto, um em cada cinco teme que estes serviços levem à extinção do ser humano.