Monitio é a nova plataforma de monitorização de media assistida por IA da Priberam
A Priberam apresenta oficialmente, esta quarta-feira, em Madrid, a plataforma Monitio, que permite a monitorização de media de todo o mundo em tempo real e é capaz de traduzir o […]

Sandra Xavier
O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
HoneyGuide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal atrai festivaleiros com campanha da Dentsu
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI cria rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
A Priberam apresenta oficialmente, esta quarta-feira, em Madrid, a plataforma Monitio, que permite a monitorização de media de todo o mundo em tempo real e é capaz de traduzir o conteúdo em qualquer língua para inglês. Criada no contexto de um projeto europeu, é a primeira solução neste mercado a dar acesso a conteúdo multilingue com a opção de tradução. Para já, a plataforma será lançada em Portugal e Espanha.
O Monitio integra ainda ferramentas assistidas de verificação de factos até agora indisponíveis no mercado de monitorização de media e organiza automaticamente milhares de artigos em grupos temáticos, para que os utilizadores obtenham uma visão geral de como o conteúdo se relaciona com tópicos específicos, como pessoas ou empresas.
“Estamos dedicados a desafiar e mudar o status quo da monitorização de media lançando uma plataforma inovadora no mercado”, afirma Carlos Amaral, CEO da Priberam.
O Monitio combina inteligência artificial e tecnologias linguísticas para fornecer informações e relatórios. Para além disso, inclui uma ferramenta de verificação de factos para lutar contra a desinformação. “É o nosso objetivo ajudar a lutar contra notícias falsas uma vez que o número de afirmações falsas nas notícias, eventos ou sobre indivíduos de alto perfil online está a aumentar todos os dias. Através de tecnologia de IA, oferecemos aos utilizadores do Monitio acesso a informações locais e globais mais abrangentes e menos tendenciosas,” acrescenta Carlos Amaral.
A verificação de factos assistida do Monitio foi desenvolvida em conjunto com uma da Universidade de Cambridge, na área da verificação de factos, contando com financiamento da União Europeia.
A plataforma tem estado a ser usada e desenvolvida ao longo dos últimos dois anos em conjunto com um pequeno grupo de clientes líderes na Europa para o preparar para o lançamento no mercado geral. Em Portugal, o ISCTE MediaLab tem usado o Monitio
desde 2021 e apresenta, esta quarta-feira, em Madrid, o seu caso de uso no âmbito do Dia do Utilizador Monitio.
“Uma das funcionalidades mais poderosas da plataforma Monitio, que a distingue da concorrência, é a organização automática de milhares de artigos em grupos temáticos, com um alto nível de precisão e facilmente identificáveis numa excelente visão em árvore,” diz Décio Telo, do ISCTE MediaLab.