Quatro em cada 10 portugueses vão gastar entre 100€ a 250€ nas prendas de Natal
Um estudo da Escolha do Consumidor revela que 40% dos portugueses prevêem gastar entre 100 e 250 euros em presentes, 23% preferem reduzir os custos e gastar até 100€ e […]

Sandra Xavier
Audiências semanais: SIC reforça liderança
Marcas reagem à eleição do Papa Leão XIV
GirodMédias compra APS Media
Sugestões para ler e escutar da edição 979 do M&P
Maria Cerqueira Gomes é a nova embaixadora da Solverde.pt
Nos é a empresa que mais investiu em inovação em 2023
Campanha da Lacoste reinventa ícones da moda e do ténis
Centromarca defende legislação europeia eficaz contra práticas comerciais desleais
Adidas, Nike, Puma e Under Armour pedem isenção de tarifas a Trump
Wise Pirates investe em estúdio e explora realidade aumentada
Um estudo da Escolha do Consumidor revela que 40% dos portugueses prevêem gastar entre 100 e 250 euros em presentes, 23% preferem reduzir os custos e gastar até 100€ e apenas 9% planeiam gastar mais de 500€.
O inquérito, divulgado esta segunda-feira, revela ainda que quase metade vai comprar presentes para entre 5 a 10 pessoas, 27% apenas até 5 pessoas e outros 27% pretendem oferecer a mais de 10 pessoas.
O questionário conclui ainda que 64% dos consumidores querem manter a tradição de comprar nas lojas físicas e 36% pretendem fazer as suas compras de Natal pela internet.
Neste estudo, 71% dos consumidores revelam que compra antecipadamente os presentes de Natal e 29% costumam comprar por impulso. Assim, 45% indicam que têm por hábito comprar os presentes com semanas de antecedência, 36% compram um mês antes e 8% só compram na véspera de Natal. 7% compram meses antes e 5% preferem comprar depois do Natal, na época dos saldos.
Para a escolha dos presentes, 35% elegem artigos com descontos, 33% dão primazia à qualidade dos produtos, 17% gostam de oferecer prendas originais, 10% preocupam-se em comprar presentes sustentáveis e 6% revelam que a marca dos produtos tem influência na decisão de compra.
Roupa e acessórios de moda serão a opção de compra dos presentes para 41% dos consumidores. 16% irão comprar mais brinquedos para oferecer, 14% estão mais inclinados para a compra de tecnologia e 10% preferem comprar produtos ou experiências de beleza e bem-estar. 5% vão fazer os seus próprios presentes.
O estudo online foi realizado pela Escolha do Consumidor para analisar as preferências, tendências e hábitos dos consumidores nesta época. O questionário foi respondido por um universo de 79% consumidores do sexo feminino e 21% do sexo masculino. Quanto às idades compreendidas dos inquiridos: 39% têm entre 35 a 44 anos, 24% entre 26 a 34 anos, 14% entre 45 a 54 anos, a faixa etária com mais de 55 anos corresponde a 15% dos inquiridos e a mais nova (18 a 24 anos) corresponde aos restantes 8%. 44% destes consumidores estão localizados na zona da grande Lisboa, 25% na zona Norte, 11% na zona do grande Porto e a restante percentagem encontra-se distribuída em vários pontos do país.