BPI lança primeiro balcão virtual em Portugal e entra no metaverso
O BPI lançou, esta quinta-feira, o BPI VR. Trata-se do primeiro balcão 100% virtual em Portugal e no metaverso. Ao todo, o banco vai disponibilizar equipamentos de realidade virtual em […]
Sandra Xavier
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O BPI lançou, esta quinta-feira, o BPI VR. Trata-se do primeiro balcão 100% virtual em Portugal e no metaverso.
Ao todo, o banco vai disponibilizar equipamentos de realidade virtual em mais de 100 balcões em todo o país, tornando-se, segundo o próprio BPI, no primeiro banco a proporcionar uma experiência deste género aos clientes.
O BPI VR é um balcão construído em 3D, com diversas áreas de negócio e segmentos, que permite aceder a conteúdos sobre os serviços do banco, utilizando óculos de realidade virtual da Meta (Facebook). Os utilizadores vão poder explorar os dois pisos da loja, saber mais sobre a oferta do BPI e desfrutar de funcionalidades de entretenimento, incluindo um jogo virtual de mini-golfe.
Francisco Barbeira, administrador executivo do BPI, salienta que “acreditamos que a forma como experienciamos as plataformas digitais será muito mais imersiva no futuro, e dessa forma, queremos ser pioneiros numa nova forma de interagir com os nossos clientes, que são o centro do nosso negócio. No futuro, acreditamos que se possa tornar uma verdadeira plataforma de banca digital”.
Já Afonso Eça, diretor executivo responsável pela área de inovação, refere que “o Metaverso é um fenómeno que pode vir a revolucionar a nossa vida digital e física, da mesma forma que os smartphones, as apps e o wifi o fizeram na década anterior. O desenvolvimento do Metaverso já começou e fenómenos como a realidade imersiva ou ativos digitais já impactam as nossas vidas, impondo também novos desafios às instituições financeiras. Com o crescimento do número de utilizadores e a maior acessibilidade, este tipo de tecnologias pode vir a impor-se como um novo canal de distribuição e meio de interação com os clientes”.
O BPI VR foi criado pelo Centro de Excelência para a Inovação e Novos Negócios do BPI, operacionalizado este ano e que tem como missão identificar tendências relevantes no sector financeiro e novas oportunidades de geração de valor para os clientes e para o acionista, o grupo CaixaBank.
O BPI VR foi desenvolvido em parceria com a Unity Technologies, empresa de desenvolvimento de plataformas e conteúdos de realidade virtual (VR) e aumentada (AR), cuja tecnologia é responsável por cerca de 75% de todos os conteúdos VR e AR, incluindo jogos como o Pokémon Go, entre outros.