Editora do Tal & Qual prepara novo diário digital
A Parem as Máquinas pretende lançar no primeiro trimestre de 2022 um diário digital, com foco nas áreas do entretenimento, política e sociedade.
Rui Oliveira Marques
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A Parem as Máquinas pretende lançar no primeiro trimestre de 2022 um diário digital, com foco nas áreas do entretenimento, política e sociedade.
A intenção foi confirmada ao M&P por José Paulo Fafe, CEO da editora responsável pelo relançamento do semanário Tal & Qual. O investimento é de 100 mil euros. “Será um jornal leve, muito virado para o entretenimento e show bizz, mas também para política e sociedade. São áreas onde o Tal & Qual tem um peso. há uma oportunidade de mercado”, sustenta. O CEO da Parem as Máquinas prefere não adiantar o nome do novo diário digital.
Entre a direcção da publicação, editores, jornalistas e fotógrafos, a redacção do novo título deverá contar com cerca de 15 pessoas. As receitas virão da publicidade digital. “Eu sei que é arriscado, mas vamos fazer um produto que vai ter sucesso em termos de retorno publicitário”. Admitindo que o projecto irá concorrer com a Flash, publicação de sociedade da Cofina que lidera actualmente o estudo NetAudience, José Paulo Fafe considera que “é possível fazer melhor que a Flash. Não estou a dizer que a Flash é mal feita até porque a Luísa Jeremias é uma excelente profissional, mas pode ser feito de outra maneira”. O novo título “será mais entretenimento, showbizz e people, mas terá também sociedade e política. Não posso deixar de dar as notícias do Manuel Pinho, do Rendeiro ou da queda do governo, mas tentaremos dar à nossa maneira. Tem de estar lá com o destaque que merece no momento. Não tem de estar subalternizado face ao aniversário da Betty Grafstein ou de um programa da TVI ou da SIC”, ilustra José Paulo Fafe.
A própria organização da redacção irá reflectir este modelo. Além da direcção, que “já está contratada”, haverá duas editorias, um mais para a televisão e showbizz e outra para o nacional, internacional e política.
Recorde-se que desde esta semana que o semanário Tal & Qual chega às bancas com 32 páginas, após um reforço de conteúdos e colaboradores. Até aqui tinha 24 páginas por edição. José Paulo Fafe admite que o novo jornal será “um braço armado digital do Tal & Qual, até porque o Tal & Qual não tem site. De alguma maneira, posso promover ali os temas do Tal & Qual”.