Instastories: Ferramenta inovadora para o marketing digital
“Pode parecer estranho pensar em investir o seu tempo a utilizar uma ferramenta em que, ao fim de 24h, o conteúdo que publicou vai simplesmente desaparecer. Pois bem, o que se calhar não sabe é que este criou um ciclo de partilhas entre pessoas e marcas”.
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Com o crescimento e desenvolvimento do online e das redes sociais, cada vez mais nos sentimos pressionados e incentivados a mostrar o nosso melhor lado nestas plataformas, seja a nível corporativo ou pessoal. A evolução destas redes, fez com que passasse a ser possível fazer publicações apenas por 24h, deixando estas de permanecer no nosso perfil.
Depois da sua popularização noutra rede social, chegaram ao Instagram os InstaStories, e acredita-se que este tipo de conteúdo inconstante e de pouca duração, criou uma relação mais duradoura com as estratégias de marketing. As stories vieram mudar a forma como usamos o Instagram, fazendo com que esta aplicação se tornasse algo para além de um ‘’álbum de fotografias’’.
Pode parecer estranho pensar em investir o seu tempo a utilizar uma ferramenta em que, ao fim de 24h, o conteúdo que publicou vai simplesmente desaparecer. Pois bem, o que se calhar não sabe é que este criou um ciclo de partilhas entre pessoas e marcas. Actualmente, os utilizadores das plataformas digitais, cada vez mais procuram algo instantâneo e real, procuram ver o que está por trás de tudo, os ‘’bastidores’’.
Cada vez mais as marcas devem apostar nestas plataformas, existindo, deste modo, diversos motivos para profissionais de marketing apostarem nesta rede social e principalmente nesta ferramenta (stories).
Actualmente o Instagram tem uma grande base de utilizadores activa, sendo assim possível chegar a uma vasta de forma rápida e fácil. Contudo, é importante fazer uma pesquisa prévia e conhecer o seu público alvo, de modo a criar conteúdos de acordo com as suas necessidades e que tenham o alcance pretendido.
Ao definir o conteúdo a publicar, tenha em atenção à criação do mesmo pois as pessoas querem ver algo esteticamente ‘’bonito’’, com boa iluminação, bons ângulos e boa qualidade. O Instagram oferece um leque de recursos que poderá utilizar nas suas publicações e estão também disponíveis diversas outras aplicações criadas para a edição e tratamento de imagem. Não se esqueça de colocar hastags e localização pois desta forma chegará a um maior número de pessoas, além dos seus seguidores.
Uma excelente opção do uso dos InstaStories é a exposição de ideias com as quais não está assim tão seguro. Deste modo consegue perceber o impacto e alcance que essa ideia terá no seu público, podendo a partir daí, adaptar, refazer, manter ou eliminar essa ideia.
Outra das funcionalidades desta ferramenta, é a possibilidade de colocar o link através de ‘’swipe up’’ nos seus stories. Desta forma, torna-se mais fácil e acessível para o seu público aceder ao site ou a qualquer outro link que faça sentido publicar. É necessário ter em conta que esta funcionalidade apenas está activa para contas com um número de seguidores igual ou superior a 10 mil.
Isto não significa que tenha de estar constantemente a publicar stories, qualidade é sempre melhor que quantidade. O facto de estas não serem eternas e não permanecerem por muito tempo, não significa que não tenham de ser cuidadas, pensadas e planeadas, pelo contrário. É importante a existência de um planeamento prévio no que diz respeito à publicação dos conteúdos.
Uma ferramenta que também deve fazer uso no Instagram é o live. Pode utilizar para promover concursos, cobrir um evento, fazer entrevistas ou até mesmo gravar um vlogue. Para além dos seus seguidores receberem uma mensagem imediata quando começa o live, sendo este uma transmissão em directo, faz com que o público tenha a possibilidade de interagir directamente consigo. Tenha em conta que é necessário responder e interagir com o público, de forma a fazê-lo sentir incluído no seu live. Além disto, é possível também manter este live por 24h nas suas stories, para quem quiser assistir. É importante referir que esta ferramenta tem um maior alcance e funciona melhor em conta com um número considerável de seguidores.
Se quer dominar esta rede social, mergulhe de cabeça nestas tendências, experimente e só dessa forma conseguirá perceber as vantagens e desvantagens das mesmas. Pode desenvolver a sua criatividade e ganhar uma maior notoriedade.
Artigo de opinião assinado por Eugénio Ribeiro, country manager da Madzuli Agency Portugal