Portugal como produto de excelência
Artigo de opinião de Teresa Aragonez, IPAM – The Marketing School
Meios & Publicidade
Audiências: RTP1 e SIC reforçam quota de audiência semanal
Ligados à Corrente é a nova série digital da Prio (com vídeo)
Sábado comemora 20º aniversário com edição de 154 páginas em formato XL
O que pode ler na edição 956 do M&P
O que pode ler na edição 956 do M&P
“Os dinamarqueses recusam-se a fazer tarefas que saiam das suas funções definidas”
In-Store Media investe €2 milhões na digitalização de pontos de venda
José Pedro Mozos lidera área de assuntos públicos da All Comunicação
Faturação da Meta suplanta investimento publicitário global em televisão linear em 2025, antevê estudo
News Now, novo canal 9 do cabo, arranca no início do verão. Concorre diretamente com CMTV, também da Medialivre
Portugal tem no turismo a sua maior actividade exportadora. Agora, mais do que nunca, é importante apostar no marketing turístico, de forma a assegurar o seu diferencial, garantir o fluxo turístico e, naturalmente, destacar-se no competitivo mercado do turismo.
O turismo em Portugal tem vindo a crescer a um ritmo extraordinário e o país vive um bom momento. Têm sido conquistados vários prémios a nível internacional que conferem maior notoriedade a Portugal enquanto destino.
Surge como um forte impulsionador do crescimento económico, nomeadamente em 2017, é notável o reforço da importância do turismo na economia, mantendo-se como principal sector exportador. Os valores do ano passado apontam para uma performance de crescimento notável em todos os indicadores turísticos, sendo os estrangeiros responsáveis por 72,5 por cento da ocupação, registando melhor aumento face aos nacionais. Assinala-se uma diminuição da taxa de sazonalidade, factor de destaque quando falamos de turismo, mantendo-se um maior equilíbrio entre a oferta e a procura.
Mas não podemos olhar só para os números ou para o que chamamos de passado recente. No marketing é fundamental termos preocupação com o futuro e, se queremos continuar nos lugares cimeiros do turismo, é necessário antecipar as dificuldades ou ameaças que este mercado nos apresenta, pois se não estivermos atentos podem representar uma ameaça fatal para muitos dos negócios que actualmente estão em fase de crescimento.
Sem nunca esquecer as qualidades extraordinárias do nosso país, a verdade é que, numa análise mais detalhada, percebemos que nos últimos anos Portugal tem beneficiado de problemas / conflitos que criaram instabilidade política e de segurança em países considerados como fortes concorrentes. Factores que contribuíram para o aumento da procura por Portugal e, em consequência, um recuo nos países mais instáveis. Contudo, aos poucos esses mercados voltam a despertar interesse quer junto do consumidor final, o turista, quer mesmo junto dos intermediários, os operadores turísticos, por isso, Portugal não pode ficar só a “viver do bom momento” sem acautelar este reverso da procura por parte do consumidor.
Do ponto de vista do marketing turístico, Portugal tem que continuar a apostar na forma como acolhe os turistas, na inovação e, naturalmente, na qualidade. Só assim conseguirá manter este ritmo de crescimento e atrair cada vez mais turistas. A inovação diz, de forma clara, respeito à forma e meio como comunicamos a marca Portugal e aqui importa destacar o trabalho de promoção que tem sido feito pelo Turismo de Portugal, que nos indica a publicação de “mais de 33 mil títulos a serem publicados sobre o turismo em Portugal, na imprensa nacional e estrangeira em 2017”.
Naturalmente que no que ao marketing turístico diz respeito, o meio digital é uma ferramenta que, bem trabalhada, se revela de enorme valor para o turismo. Uma das principais vantagens do digital é a oportunidade da partilha de experiências, focando aí a comunicação e não na promoção das regiões como era feito antigamente. O turismo vive de experiências, de partilhas, de momentos, e neste ponto o marketing digital faz “milagres”. É inqualificável o valor que têm para a promoção do turismo em Portugal, os vídeos ou fotografias partilhados nas redes sociais por Madonna ou por tantos outros influencers nacionais e internacionais que se têm deixado encantar por Portugal.
Este é também um ponto de destaque quando falamos de planeamento de marketing, conseguir perceber a forma como os turistas comunicam, procuram o produto e escolhem o destino. Portugal deve apostar numa estratégia de marketing que mostre aos consumidores o que somos e o que podemos dar para lá do turismo. Somos conhecidos e elogiados por sabermos receber, por estarmos a trabalhar o turismo mas sem perder a nossa essência. É indispensável pensar o marketing turístico com base nestas variáveis, inovação, qualidade e marketing.
É imperativo pensar Portugal e naquilo que tem de bom e natural para oferecer.
Artigo de opinião de Teresa Aragonez, IPAM – The Marketing School