Brandia, Leo Burnett e Ativism lideram ouros do Clube de Criativos
A edição deste ano do festival do Clube de Criativos vai entregar 26 prémios de ouro nas várias categorias. Na sexta-feira será conhecido o grande prémio, as agências e os anunciantes do ano nas diversas categorias e os prémios das categorias técnicas
Rui Oliveira Marques
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A edição deste ano do festival do Clube de Criativos vai entregar 26 prémios de ouro nas várias categorias. Na lista de premiados, a Brandia Central totaliza seis ouros e o grupo Ativism e a Leo Burnett quatro, respectivamente. Estas três agências são responsáveis por mais de metade dos prémios atribuídos.
A entrega dos prémios do 13º Festival do Clube de Criativos decorre na sexta-feira, dia 13, no espaço Atmosferas da ETIC, em Lisboa. Aí será conhecido o grande prémio, as agências e os anunciantes do ano nas diversas categorias e os prémios das categorias técnicas (Melhor Produtora de Imagem, Melhor Produtora de Som e Melhor Pós-Produtora de Imagem). Lista completa dos vencedores do Clube do Clube de Criativos de Portugal
O número de prémios por categoria
Na categoria de Publicidade o júri atribuiu 92 prémios, sendo cinco ouros, 12 pratas, 18 bronzes, seis prémios técnicos e 10 menções honrosas. Além disso, 37 peças chegaram à shortlist. Dos ouros, a Leo Burnett conquistou dois, a Brandia Central, Ogilvy & Mather Portugal e a Sra. Rushmore conquistaram um cada. André Moreira (Euro RSCG Londres) foi o presidente do júri desta categoria.
Em Marketing Relacional o júri, dirigido por André Rabanea (Torke) premiou 20 trabalhos, dois com ouro (para a Torke e para a Lowe Ativism), cinco com prata, três com bronze e 10 chegaram a shortlist.
Já o júri de Design, presidido por Pedro Albuquerque (Albuquerque Designing Business) atribuiu 59 prémios, sendo 10 ouros, 10 pratas e 20 bronzes. Além disso, 19 ficaram na shortlist. A Pacífica conquistou três ouros e a Ivity Brand Corp e a Brandia Central conquistaram dois. Com um ouro saíram do festival a Ogilvy, a Mola Ativism e a Silva! Designers.
Em Interactive & Digital Media o júri premiou 51 trabalhos, dois com ouro (para a Leo Burnett e para a Excentric), 11 com prata, 12 com bronze e 24 chegaram a shortlist. Hélder Monteiro (Brandia Central) era o presidente do júri desta competição.
O júri de Meios, dirigido por Alberto Rui Pereira (Initiative) atribuiu 22 prémios, sendo quatro ouro (Brandia Central, Brand Connection, Black Milk Media e Leo Burnett), 10 pratas, seis bronzes. Apenas dois trabalhos ficaram pela shortlist.
Como foram as novas categorias
As duas categorias mais recentes do Festival, Projecto Integrado e Activação de Marca, registaram 58 trabalhos inscritos, dos quais 35 correspondiam a Activação de Marca. Em Activação de Marca, o júri atribuiu 10 prémios, com dois ouros para o grupo Ativism (um para a Lowe Ativism e outro para a Action4 Ativism), duas pratas, três bronzes e três trabalhos chegaram à shortlist. Esta secção foi dirigida por Jorge Trindade (Action4 Ativism)
Na categoria Projecto Integrado o júri premiou sete, atribuindo um ouro à Brandia. Também premiou um trabalho com prata, três com bronze e dois entraram na shortlist.
Categorias Técnicas: Ministério, Maria Clementina e André Kano em destaque
Nas categorias técnicas, a produtora Ministério dos Filmes, com trabalhos desenvolvidos para a Optimus TAG pela Euro RSCG, conquistou o Prémio de Melhor Realização para Marco Martins com o trabalho Man-zarra Xangai e o Prémio Melhor Fotografia para Carlos Lopes com o trabalho 1 Milhão.
Já a campanha Maria Clementina, desenvolvida pela Brandia Central para a B! conquistou os Prémios de Melhor Banda Sonora Original em Filme e Outras Plataformas e em Rádio, bem como o de Melhor Animação. A campanha foi produzida pela Take it Easy, com a Banda Sonora a cargo da EMI Valentim de Carvalho, com a participação de Nuno Rafael, Samuel Uria, Tiago Bettencourt, Maria de Medeiros.
O Prémio de Melhor Ilustração foi atribuído ao ilustrador André Kano pelo trabalho Passear a Cabeça desenvolvido para a Editora Saída de Emergência, trabalhada pela Fuel.
Lista completa dos vencedores do Clube do Clube de Criativos de Portugal