As crianças portuguesas perante a televisão
Quais os canais de televisão preferidos das crianças portuguesas? Esta é uma das questões desenvolvidas no terceiro estudo Fórum da Criança, apresentado no fim da semana passada em Lisboa.
Maria João Lima
Feedback põe clientes e colaboradores a protagonizar campanha de 10º aniversário da Brico Depôt (com vídeo)
Betclic renova patrocínio às ligas masculina e feminina de basquetebol
TikTok antecipa-se à União Europeia e suspende funções de recompensa do TikTok Lite
Mafalda Campos Forte é a nova administradora executiva da Global Media
Terá a publicidade mais ousada um impacto maior no público?
Nova Expressão renova conta de media de €1,2 milhões com a Opticalia
Filipa Alves é a nova diretora criativa da Happy Brands
Receitas publicitárias da Meta crescem 26,8%
Concurso europeu apoia novas tecnologias aplicadas aos media em Portugal
Filomena Spranger Jorge assume direção de marketing do Burger King Portugal
Quais os canais de televisão preferidos das crianças portuguesas? Esta é uma das questões desenvolvidas no terceiro estudo Fórum da Criança, apresentado no fim da semana passada em Lisboa. O estudo divide as crianças em três faixas etárias: dos quatro aos seis anos, dos sete aos dez, e dos 11 e 12 anos. As preferências variam de acordo com esta segmentação. Se os mais novos preferem o Canal Panda (80%), o Disney Channel (42%) e a TVI (26%), dos sete aos 10 anos as percentagens já se invertem, sendo o Canal Disney o que leva a dianteira (61%), seguido da TVI (54%) e do Canal Panda (48%). Os mais velhos destacam a TVI (62%), o Disney Channel (44%) e a SIC (34%).Noddy, Ruca e Winx são os programas favoritos dos meninos mais novos (4 a 6 anos), ao passo que as meninas da mesma idade invertem a ordem de preferência: Winx, Ruca e Noddy. As meninas dos 7 aos 10 anos gostam essencialmente de ver os Morangos com Açúcar, Hannah Montana e telenovelas. Os meninos gostam, além dos Morangos com Açúcar, de wrestling e de filmes. Também os meninos e as meninas até aos 12 anos preferem os Morangos com Açúcar. Os meninos juntam-lhes os Gato Fedorento e filmes e as meninas optam por telenovelas e pela Hannah Montana.
E como reagem perante a publicidade? À medida que os meninos vão crescendo vão gostando mais de ver publicidade na televisão (51% entre os 4 e os 6 anos, 57% até aos 10 e 59% nos mais velhos). Entre as marcas estudadas, as mais conhecidas pelos mais pequenos são os canais de cabo e a distribuição, sendo menos conhecidos os operadores de cabo e a banca. As crianças entre os 7 e os 12 anos conhecem especialmente as marcas de distribuição e bebidas, sendo menos conhecidas as produtoras.
(Mais desenvolvimentos na edição em papel do M&P desta semana)