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Há uma nova produtora nacional de filmes e publicidade

Fundada por Inês Ferreira e António Amaral, antigos colaboradores da produtora audiovisual Major West, a Looks:Good apresenta-se ao mercado com um sistema de identidade verbal e visual (na foto) desenvolvido pelo estúdio de design estratégico Poets & Painters

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Looks:Good é a nova produtora nacional de filmes e publicidade. Com sede em Lisboa, é fundada por Inês Ferreira e António Amaral, antigos colaboradores da produtora audiovisual Major West, apresentando-se ao mercado com uma equipa “composta por alguns dos melhores realizadores em Portugal e acesso a uma extensa rede de talentos internacionais”, avança a Looks:Good em comunicado de imprensa.

Além de projetos cinematográficos e publicitários para diferentes media e plataformas digitais, a produtora audiovisual, que tem trabalhado com marcas como McDonald’s, Credibom, Worten, Super Bock e Mimosa, também oferece serviços complementares, “em parceria com algumas das mais inspiradoras produções internacionais que acontecem em Portugal”, refere a produtora em comunicado.

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O sistema de identidade verbal e visual da Looks:Good é da Poets & Painters, com direção criativa de Pedro Pires e José Mendes. “Inspira-se nas personalidades dos fundadores, bem como em elementos cinematográficos e nos dispositivos de informação usados em audiovisuais, como as claquetes de cinema e os blocos de informação”, explica o estúdio de design estratégico, fundado em janeiro de 2024.

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O que pode ler na edição 977 do M&P

No Lado B, última página do jornal, a rubrica Fatal, Banal, Genial destaca os resultados da campanha digital da marca de beleza Etat Pur, que junta Lia e Andreia, ex-concorrentes do ‘Secret Story’, para recriarem a discussão que tiveram há oito anos

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Na edição 977 do M&P, Nuno Santos, CEO da VML, fala sobre o crescimento da agência, proveniente das contas internacionais e faz o balanço da fusão, em 2024, da VMLY&R com a Wunderman Thompson.

Em entrevista exclusiva ao M&P, Nuno Santos revela a VML Portugal cresce 17%, em 2024, com a maioria do crescimento atribuído ao trabalho para fora. A agência, que acaba de ganhar o ‘branding’ do Euro 2028, quer duplicar o volume de negócios até 2030.

Na análise da Snack Content Portugal, o Licor Beirão ganha nas interações no TikTok, com a Água das Pedras, Frize, Sumol e Mimosa a completarem o top 5 do ranking das marcas de bebidas nacionais com mais ‘engagement’ no TikTok.

Na rubrica Como É Que Não Me Lembrei Disto?, Joana Antunes, redatora da Fuel, revela que a ‘Clowns’ da BBH, para a Audi, é a campanha que gostava de ter feito.

Na rubrica De Portugal Para O Mundo, dedicada a profissionais expatriados, Catarina Lamelas Moura, repórter sénior da publicação especializada Infrastructure Investor Deals, em Nova Iorque, conta o percurso que faz desde que chega aos Estados Unidos, em 2019, para fazer um mestrado em jornalismo.

Na opinião, Pedro Simões Dias, fundador da Comporta Perfumes e advogado de proteção de direitos de marcas, traz um novo ângulo ao caso da marca Pipy, de Cristina Ferreira.

Caroline Jurdi, CEO da CJ Hub, agência brasileira de ‘branding’, marketing digital e design, escreve sobre as tendências apresentadas na última edição do SXSW.

Vitor Dourado, diretor de investimento da Havas Media Network Portugal, argumenta que as rádios locais são uma fonte confiável de notícias e um espaço para a divulgação de tradições e artistas regionais.

O dossier especial é dedicado às formas como a inteligência artificial está a redefinir a publicidade, transformando dados em campanhas personalizadas.

No Lado B, última página do jornal, a rubrica Fatal, Banal, Genial destaca os resultados da mais recente campanha digital da Etat Pur, que junta Lia e Andreia, ex-concorrentes do ‘Secret Story’, da TVI, para recriar uma das discussões mais marcantes entre participantes em ‘reality shows’ em Portugal.

Esta campanha prova que retomar uma discussão polémica pode correr bem. Os vídeos da marca francesa de beleza viralizam nas redes sociais e, à hora de fecho da edição impressa do M&P, a campanha conta com cerca de um milhão de visualizações e perto de 50 mil gostos, de acordo com os dados fornecidos pela Etat Pur, que garante ter somado mais de mil novos seguidores, em cinco dias.

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Cannes Lions anuncia Apple como Creative Marketer of the Year

A distinção é atribuída em função do número de Leões, durante um período de tempo sustentado. Em 2024, a Apple ganha cinco Leões com a campanha ‘Shot on iPhone’ (na foto) e recebe um Leão de Ouro e um de Prata com a campanha ‘Relax: Tractor’

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O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions nomeia a Apple como Creative Marketer of the Year de 2025, título atribuído anualmente, desde 1992, ao anunciante com o maior número de Leões, durante um período de tempo sustentado. Esta é a segunda vez (a primeira é em 2019) que a empresa de tecnologia é distinguida.

“A Apple promove uma cultura que dá prioridade à criatividade e à inovação, o que se reflete na profunda compreensão do marketing com significado. Esta distinção tem como objetivo reconhecer os anunciantes que são ousados, corajosos e que desafiam os padrões — e a Apple continua a fazê-lo em grande escala”, salienta Simon Cook, CEO da Lions, citado em comunicado de imprensa.

Ao longo dos anos, a Apple recebe vários Leões pelas campanhas que promovem os seus produtos e serviços. Em 2024, vence cinco Leões com a campanha ‘Shot on iPhone’ e um Leão de Ouro e um de Prata com a campanha ‘Relax: Tractor’, em categorias como experiência e ativação da marca, ‘digital craft’, entretenimento, cinema, saúde e bem-estar, e media.

“Estamos incrivelmente gratos por esta honra, que destaca a paixão e a criatividade de uma equipa extraordinária”, enfatiza Tor Myhren, vice-presidente de comunicações de marketing da Apple, acrescentando que “a Apple sempre esteve na intersecção entre as artes liberais e a tecnologia, e trabalhamos arduamente para canalizar a nossa criatividade para conteúdos que inspirem os nossos utilizadores a desbloquear a própria criatividade”.

Nos últimos três anos, a Apple tem-se classificado consistentemente entre os três primeiros classificados na distinção Brand of the Year do Cannes Lions. Os vencedores anteriores da distinção Creative Marketer of the Year incluem a AB InBev, Burger King, Coca-Cola, Google, Heineken, IKEA, Mars e McDonald’s.

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Mattel ameaça domínio da Lego nos blocos de construções

A Mattel ambiciona liderar nos brinquedos e lança o primeiro ‘set’ de blocos de construções em maio. A Lego, que domina a categoria que está em expansão acelerada, aumenta as receitas em 13%, para €9,96 mil milhões, em 2024

A Mattel vai começar a comercializar ‘sets’ de blocos de construções para competir com a Lego, que domina esta categoria de produto há décadas. A empresa norte-americana, detentora de marcas como a Barbie e a Hot Wheels, pretende liderar o setor dos brinquedos e, para tal, está a introduzir a linha Brick Shop, que concorre diretamente com os conjuntos de construção da Lego, que aumenta as receitas de vendas em 2024.

“O nosso compromisso é oferecer conjuntos de construção que superem as expectativas dos construtores, com designs incríveis, detalhes autênticos e preços acessíveis”, enfatiza Roberto Stanichi, vice-presidente executivo da área de veículos e conjuntos de construção da Mattel, em comunicado de imprensa.

Atualmente, a Lego fabrica conjuntos concebidos para agradar a uma grande variedade de grupos demográficos, incluindo crianças e adultos. A empresa, que outrora era conhecida por vender brinquedos para crianças, tem vindo a expandir o alcance ao longo dos anos, passando a criar produtos com um apelo mais vasto.

A Lego tem vindo a expandir o alcance dos produtos, para chegar a uma maior variedade de grupos demográficos FOTO DR

Apesar de existirem imitações genéricas no mercado, a empresa sediada em Billund, na Dinamarca, constrói um negócio multimilionário a partir dos pequenos ‘tijolos’. Nos últimos anos, a Lego tem vindo a apostar em parcerias com ‘franchises’ de entretenimento, como Star Wars e Harry Potter, bem como em linhas como a Lego Technic, concebida para proporcionar uma experiência de construção mais desafiante e realista.

Estas apostas têm dado frutos. Em 2024, a empresa aumenta as receitas em 13%, para 74,3 mil milhões de coroas dinamarquesas (€9,96 mil milhões), e as vendas ao consumidor em 12%, face a 2023, impulsionadas, segundo um comunicado de imprensa, pela “forte procura e pelo diversificado portefólio de produtos, que contempla construtores de todas as idades e interesses”.

O lucro da empresa sobe 5%, para 13,8 mil milhões de coroas dinamarquesas (€1,85 mil milhões) e a quota de mercado também cresce significativamente de acordo com a Lego, “a liderar consistentemente o mercado de brinquedos em declínio”. A Mattel quer uma fatia desse bolo e vai lançar o primeiro conjunto em maio, com mais para vir mais tarde, embora o tema do primeiro conjunto e o respetivo preço ainda não tenham sido revelados. Os conjuntos da Lego podem custar até várias centenas de euros.

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Lucro da Media Capital sobe para €9,3 milhões em 2024

“Este significativo aumento resultou de um crescimento de 7% dos rendimentos com publicidade, assim como do desempenho do segmento de produção audiovisual”, explica a Media Capital. Rendimentos operacionais crescem 17%, para €176,9 milhões

O lucro da Media Capital aumenta em 2024, para €9,3 milhões de euros, face ao crescimento de €300 mil registado em 2023.
Os rendimentos operacionais sobem 17% para €176,9 milhões, informa o grupo de media no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), citado pela Lusa.

“Este significativo aumento resultou de um crescimento de 7% dos rendimentos com publicidade, assim como do desempenho do segmento de produção audiovisual”, esclarece a dona da TVI, da CNN Portugal e do V+, salientando que “o ano ficou marcado por um ganho não recorrente, referente à tentativa de compra de uma distribuidora de televisão, processo esse que acabou por não se concretizar”.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) também cresce no ano em que a TVI recupera a liderança das audiências. “O consolidado do grupo ajustado de gastos líquidos com provisões e reestruturações atingiu os €24,4 milhões”, avança a Media Capital, especificando que o número representa “um aumento de 135% face a 2023, para o qual contribuíram, de forma muito positiva, todos os segmentos de negócio”.

O resultado operacional ascende aos €15,3 milhões, face aos €1,9 milhões registados em 2023. Segundo ainda o comunicado, os resultados financeiros da produção audiovisual também registam “uma melhoria expressiva face ao ano anterior”, sendo que os rendimentos operacionais “apresentaram um aumento de 17% para €46,9 milhões, essencialmente motivado pela parceria com a Prime Video”.

“Se há algo que 2024 nos mostrou é que, quando nos desafiamos a ir mais longe, conseguimos, pelo que acreditamos que 2025 seja mais um ano de crescimento, inovação e ambição”, refere o comunicado da Media Capital. O grupo inicia no próximo ano um processo de mudança de instalações estratégico, transferindo a Plural para a Media City, em Mem Martins, seguindo-se a TVI e a CNN Portugal, com novos estúdios, em 2027.

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MOP celebra Dia Mundial da Poesia nos seus ecrãs digitais

“Na MOP sempre tivemos uma visão e um posicionamento que não nos devemos limitar a ser apenas a um canal publicitário, o que é o caso deste ‘happening’, que pretende aproximar os lisboetas da arte e da poesia”, afirma Vasco Perestrelo, CEO da empresa MOP

A MOP comemora o Dia Mundial da Poesia, que se assinala hoje, dia 21 de março, com a transmissão nos seus écrans digitais de poemas da obra ‘Untitled Poem’ (Horizon), do artista João Motta Guedes, que poderá ser lida por toda a cidade de Lisboa.
Depois da transmissão inédita e exclusiva em ‘live streaming’ dos diversos desfiles da Moda Lisboa, a MOP utiliza uma vez mais os seus meios para lançar e difundir conteúdos que estão para além dos habituais anúncios publicitários.
“Na MOP sempre tivemos uma visão e um posicionamento que não nos devemos limitar a ser apenas a um canal publicitário, o que é o caso deste ‘happening’, que pretende deste modo aproximar os lisboetas da arte e da poesia”, afirma Vasco Perestrelo, CEO da empresa MOP – Multimédia Outdoors Portugal. E acrescenta: “Voltamos a aproveitar o posicionamento e o contacto que temos diariamente com a população para comunicarmos conteúdos interessantes, que estão muito para lá da publicidade”.
O artista, João Motta Guedes, explica que “o poema simultaneamente questiona e propõe um possível mapeamento que não se limita à identificação de problemáticas (umas mais concretas, outras mais poéticas), mas que radica na possibilidade de potenciar uma reflexão em cada transeunte sobre temas fundamentais à vida”. O projeto é desenvolvido em parceria com o artista João Motta Guedes, com a consultoria de Carlos Moura-Carvalho.
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DreamMedia garante exclusividade em Sintra até 2040

“Sintra assume um papel fundamental na nossa estratégia de crescimento, permitindo às marcas comunicar de forma impactante junto de um público diversificado e altamente ativo”, explica Ricardo Bastos, CEO da DreamMedia

A DreamMedia vence o concurso de concessão de publicidade exterior em mobiliário urbano na zona de Sintra para os próximos 15 anos, garantindo a exclusividade da exploração até 2040. Para além de cobrir 90% do território do município, a empresa consegue atingir 71% da população do concelho.

“Esta conquista representa um passo estratégico para a nossa afirmação na Área Metropolitana de Lisboa, consolidando a nossa liderança no setor do mobiliário urbano. Sintra, sendo a segunda maior cidade do país, assume um papel fundamental na nossa estratégia de crescimento, permitindo às marcas comunicar de forma impactante junto de um público diversificado e altamente ativo”, afirma Ricardo Bastos, CEO da DreamMedia, citada em comunicado de imprensa.

A vitória no concurso permite à empresa reforçar o número de suportes e instalar novos equipamentos, mais sustentáveis e tecnologicamente avançados, em pontos estratégicos, garantindo a cobertura publicitária nos principais eixos urbanos, em zonas comerciais de grande movimento e em áreas residenciais de maior densidade.

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Carlsberg estende parceria com a UEFA até 2029

“Estamos entusiasmados por regressar às grandes competições de seleções, uma plataforma perfeita para celebrarmos o futebol com os adeptos”, salienta Jacob Aarup-Andersen, CEO do Carlsberg Group (na foto, à dir.), após formalizar o acordo com Aleksander Ceferin (à esq.), presidente da UEFA

A Carlsberg acaba de prolongar a parceria estratégica com a UEFA até 2029, tornando-se na cerveja oficial das seleções nacionais de futebol nos próximos quatro anos. O acordo inclui as principais competições internacionais, como o UEFA Euro 2028, o UEFA Women’s Euro 2029, as finais da UEFA Nations League, a UEFA Women’s Nations League, as qualificações para os Campeonatos Europeus Masculino e Feminino e o UEFA Futsal Euro.

“O futebol internacional tem uma magia única: une nações inteiras num apoio fervoroso, partilhando alegrias e emoções. Estamos entusiasmados por regressar às grandes competições de seleções da UEFA, uma plataforma perfeita para celebrarmos o futebol com os adeptos. A UEFA e a Carlsberg partilham valores comuns e estamos ansiosos por desbloquear o enorme potencial do jogo, tanto no futebol masculino como no feminino, que tem vivido um crescimento notável”, refere Jacob Aarup-Andersen, CEO do Carlsberg Group, citado em comunicado de imprensa.

O grupo empresarial, que detém marcas como Tuborg, Kronenbourg, Somersby e Myhtos, retoma a longa parceria com a UEFA, que se estendeu por mais de duas décadas, de 1988 a 2016. A presença da marca será reforçada através de publicidade, bem como nos cenários das entrevistas oficiais ao longo das várias competições.
“A Carlsberg tem sido uma parceira valiosa da UEFA desde o Euro 1988 e estamos entusiasmados por dar início a este novo ciclo juntos. Com uma lista impressionante de competições pela frente, esperamos aproximar ainda mais o futebol dos adeptos e tornar cada momento inesquecível”, afirma Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, citado no documento.

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Realizador português radicado no Brasil lança produtora em Portugal

André Chitas (na foto, ao centro) associa-se aos brasileiros René Sampaio (à esq.) e Krysse Mello (à dir.), da Barry Company, para fundar a B Groove Company. A nova produtora vai trabalhar em publicidade e em ficção, em colaboração com a Page, de Nick Page e Nick Roycroft

O realizador André Chitas, radicado no Brasil desde 2012, regressa a Portugal para lançar a B Groove Company, produtora que vai trabalhar em publicidade e ficção, em sociedade com a produtora brasileira Barry Company, onde trabalha como realizador desde que chegou ao Brasil, há cerca de 12 anos.

“Além de estar cansado de São Paulo, queria filmar no meu país”, revela ao M&P André Chitas, que convidou o alentejano Fernando Serzedelo, que também viveu durante vários anos no Brasil, para o cargo de produtor executivo da B Groove Company. E embora a apresentação pública da nova produtora tenha acontecido em meados de março, o projeto começou a ser idealizado no último trimestre de 2024.

“Recebemos alguns pedidos de clientes e já estamos a desenvolver projetos de ficção”, conta André Chitas, ex-assistente do realizador Augusto Fraga, e um dos sócios da Krypton, onde iniciou a carreira de editor e realizador. “A publicidade é um mercado mais voraz, mas a reação está a ser muito boa, até porque algumas agências já conheciam o meu trabalho. Apesar de Portugal ser um mercado muito pequeno, por vezes, quando entra um novo ‘player’, as peças movimentam-se e o xadrez muda”, sublinha.

O realizador lisboeta, que já ganhou prémios em festivais de criatividade internacionais, como o Cannes Lions e o El Ojo de Iberoamérica, aventura-se no negócio em colaboração estratégica com a produtora Page, de Nick Page e Nick Roycroft, sediada em Lisboa. “Temos um acordo, eles cedem-nos as instalações e, através de um laboratório criativo, desenvolvemos ideias de anúncios e de ficção, que coproduzimos”, explica André Chitas.

A preparar uma longa-metragem, André Chitas conta, além das sinergias com a Barry Company e a Page, com a colaboração dos realizadores Boy Princess, Gabriel Augusto, Mylena Saza e Paulo Nascimento. “Acredito no enorme potencial criativo do país e espero contribuir de forma construtiva para o mercado, trazendo a minha experiência e visão de mundo que adquiri ao longo dos anos em que estive fora”, refere.

A Barry Company, que se expande para a Europa através da B Groove Company, é a produtora de ‘Impuros’, a série mais vista na América Latina e uma das produções mais prolongadas da The Walt Disney Company, estando também envolvida no filme ‘O Filho de Mil Homens’, uma adaptação para o cinema do livro de Valter Hugo Mãe, protagonizado por Rodrigo Santoro.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Insparya patrocina Millennium Estoril Open

O grupo empresarial codetido por Cristiano Ronaldo junta-se à lista de patrocinadores oficiais da edição de 2025. Durante o evento a Insparya terá um espaço exclusivo para ativações de marca no recinto

A Insparya é o novo patrocinador oficial do Millennium Estoril Open 2025. O contrato de formalização do apoio foi assinado por João Stilwell Zilhão (na foto, à dir.), sócio-gerente e diretor da empresa Millennium Estoril Open, e Francisco Freitas (à esq.), diretor de marketing e de vendas, além de membro do conselho de administração, do grupo empresarial codetido pelo futebolista Cristiano Ronaldo.

“O Millennium Estoril Open é um palco de elite onde a dedicação, a tecnologia e a confiança são determinantes para a alta performance. Na Insparya, partilhamos estes valores e trabalhamos diariamente para transformar vidas, oferecendo soluções inovadoras em saúde capilar que potenciam o bem-estar e recuperam a autoconfiança dos nossos pacientes”, afirma Francisco Freitas, citado em comunicado de imprensa.

Durante a competição de ténis, que decorre de 26 de abril a 4 de maio no Estoril, a Insparya marca presença com um espaço exclusivo no recinto, onde serão realizadas atividades interativas dedicadas à saúde capilar, incluindo workshops educativos, rastreios capilares personalizados e experimentação de tratamentos capilares inovadores. A intenção é reforçar a proximidade com os espectadores da prova e sensibilizá-los para a importância da saúde capilar.

O torneio, que tem o Millennium bcp como ‘title sponsor’, e a Porsche, o Major Group, a Betclic e a Emirates como ‘senior sponsors’, consolida-se como um dos eventos desportivos de maior prestígio em Portugal.

“A Insparya é uma marca de referência no setor, com um compromisso claro com a qualidade e inovação. A sua presença no Millennium Estoril Open vem enriquecer ainda mais a nossa família de patrocinadores, garantindo uma ligação entre o desporto, o bem-estar e a performance de alto nível”, salienta João Stilwell Zilhão, citado no comunicado.

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