Audiências semanais: TVI e ‘outros’ em alta
Na semana de 27 de janeiro a 2 de fevereiro, o andebol lidera a tabela dos programas mais vistos, a TVI e ‘outros’ são os únicos que reforçam a quota de audiência e a CMTV continua destacada na liderança dos mais vistos no cabo

Meios & Publicidade
Quiosque desenvolve campanha integrada dos 75 anos da Mustela em Portugal
Bruxelas multa Apple e Meta em €700 milhões
Google recua e mantém cookies publicitários no Chrome
Turismo de Lisboa lança nova campanha com Zé Manel taxista
Netflix reforça quota de mercado
Influenciadora portuguesa criada com IA protagoniza campanha no Instagram
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 978 do M&P
Lucros da Tesla caem 71% para €358 milhões devido ao efeito Musk
Marina Fernie é a nova diretora-geral da Danone
‘Brand phishing’: Microsoft lidera como principal alvo
Esta semana, o consumo global de televisão regista uma ligeira quebra face à semana passada, diminuindo dois minutos por dia, o que corresponde a cinco horas e 48 minutos diários. Quanto à quota semanal, existem variações muito ligeiras nos canais em sinal aberto – a RTP1 e a SIC descem, a TVI cresce –, e mais acentuadas tanto no cabo, que desce, como nos ‘outros’ (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos), que reforça a quota semanal.
A RTP1 regista uma descida de apenas uma décima no ‘share’ e tem esta semana 11,1%. A SIC também desce ligeiramente e fica com 14% de ‘share’. A TVI, por seu lado, sobe também pela margem mínima de uma décima, atingindo os 15,1% de quota de audiência. O cabo desce de forma mais acentuada e tem esta semana 39,9% de quota de audiência, com o ‘Outros’ a registar a tendência oposta e a crescer para 18,8% de quota semanal.
Na tabela dos canais mais vistos da televisão por cabo, o pódio da semana não tem alterações, continuando a ser composto por CMTV, CNN Portugal e Star Channel. Nas restantes posições, registam-se trocas de lugares, mas sem entrada de novos canais no top 10 da semana. Nas posições seguintes, marcam presença a SIC Notícias, Hollywood, Globo, SIC Mulher, News Now, Star Life e Star Movies, que encerra o top 10 da semana.
Esta semana, não é o futebol, mas sim o andebol que se destaca na tabela, com o jogo da meia-final ‘Andebol – Campeonato do Mundo/Dinamarca X Portugal’, transmitido na RTP1, a ocupar a primeira posição do ranking da programação global.
Seguem-se o reality show da TVI ‘Secret Story Desafio Final – Especial’, o programa de humor ‘Batanetes/Especial 20 Anos’, também da TVI, e o concurso de final de tarde da RTP1 ‘O Preço Certo’. O informativo ‘Jornal da Noite’, da SIC, fecha o top 5 da semana.
O programa da CMTV ‘Notícias CM’ ocupa a primeira posição no ranking dos programas mais vistos da oferta de televisão por cabo, sendo seguido por quatro programas desportivos, também da CMTV: ‘Golos: Segunda Parte/Sporting X Bolonha/Juventus X Benfica’, ‘Golos: Primeira Parte/Sporting X Bolonha/Juventus X Benfica’, ‘Liga d’Ouro/Champions’ e ‘Duelo Final/Sporting X Farense’.
Data Insights, Havas Media Network