Rádio perde 61 mil ouvintes em Portugal
7,138 milhões de portugueses ouviram rádio em 2024, um número abaixo dos 7,199 milhões em 2023. A faixa etária entre os 35 e os 54 anos é a que tem maior afinidade com o meio, segundo o Bareme Rádio da Marktest

Luis Batista Gonçalves
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A rádio perdeu 61 mil ouvintes em 2024. De acordo com o Bareme Rádio da Marktest, 7,138 milhões de portugueses ouviram rádio no ano passado. O número é abaixo dos 7,199 milhões contabilizados em 2023, resultantes da média das duas análises semestrais divulgadas, que apontavam para uma audiência de 7,246 milhões no primeiro semestre e 7,153 milhões na segunda metade do ano.
Em 2024, 83,1% dos residentes no território continental com mais de 15 anos ouviram rádio. Em 2023, a percentagem médio tinha sido de 83,8%, com o primeiro semestre do ano a atingir os 84,3% e o segundo a ver o número descer para os 83,3%.
“Os indivíduos dos 35 aos 54 anos são os que possuem maior afinidade com o meio, com 92,6% de ‘reach’ semanal. Os valores baixam gradualmente com o aumentar da idade, para um mínimo de 71,8% junto dos indivíduos com mais de 54 anos”, revela a Marktest.
A análise identifica, entre as classes sociais, “um comportamento heterogéneo, com os valores a baixar gradualmente de um máximo de 96,6% entre os indivíduos da classe alta para um mínimo de 66% entre os indivíduos da classe baixa”.
Na análise entre géneros, o hábito de ouvir rádio é mais equilibrado, embora apresente diferenças, com os 88,1% apurados para os homens a superarem os 78,7% registados para as mulheres.
“As regiões também apresentam valores mais próximos entre si, sendo, no entanto, os residentes no litoral centro os que apresentam maior ‘reach’ semanal de rádio, com 86,4%”, refere o estudo.